publicidade

Leão versus drible: viva Lucas!

BLOG do AVALLONE

08/03/2012

Leão versus drible: viva Lucas!

Embora o técnico Émerson Leão não tenha citado o nome de Lucas nas entrevistas oficiais, algo que ouviu mexeu com a sensibilidade do melhor jogador do São Paulo-Lucas- a ponto de ele ter se manifestado através de seu twitter: “Se parto para cima, estou errado: se toco de lado, também estou errado. Não sei mais o que fazer”.

Na verdade, após a magra vitória desta quarta-feira, diante do modesto Independente do Pará (que, por sinal, teve um gol legítimo, incrivelmente anulado), Leão reclamou do excesso de individualismo, ditando a regra que, hoje, o futebol é cada vez mais coletivo.

Sem dúvida, esta é uma regra desde mil oitocentos e bolinha, até porque o esporte se chama “Football Association”. Até minha santa avó sabia disso. Mas esquece-se Leão de que o São Paulo nasceu de uma belíssima jogada individual de Cícero, que arrancou desde o meio do campo. E Lucas é, em minha opinião, uma das esperanças da Seleção Brasileira até porque dribla como poucos.

Creio que os técnicos brasileiros (brasileiros, eu disse), em sua maioria, tolhem o talento natural de nossos jogadores. Ora, se o forte de Lucas é driblar, é partir para cima e contrariar a mesmice, tem mais é de ser incentivado nessa qualidade. Desde que não seja o chamado “fominha”, deixando de passar a bola para um companheiro melhor colocado se não estiver em posição de disparar o arremate fatal.

Futebol também é espetáculo. E, em fazendo espetáculo, também se ganha jogo. O que seria do Santos, diante do Inter, se Neymar não ousasse driblar com tanta competência para marcar dois de seus três gols? Messi é o genial complemento de um esquema montado, é verdade, mas também arrisca seus dribles e sua genialidade.

Assim foi no passado com o Rei Pelé, com o incrível Garrincha- o Charlie Chaplin do nosso futebol -, o Mané que driblava, driblava, driblava. E funcionava.

O melhor que nossos técnicos têm a fazer é montar seus times tendo por base as características de seus jogadores. O estilo dos nossos vem sendo contrariado faz tempo.

Seria injusto chamar Leão de retranqueiro. Isso, ele não é. Mas seria bom que parasse de ditar tantas regras e deixasse em paz, por exemplo, o driblador- e em velocidade- Lucas.

O amigo não acha que faria bem ao futebol?

http://blogdoavallone.blog.uol.com.br/arch2012-03-04_2012-03-10.html



Avalie: 2 2

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias