publicidade

Taça das Bolinhas: São Paulo comemora, mas não vê fim da briga

Tricolor paulista não considera o Flamengo como o campeão de 1987


São Paulo recebeu a Taça das Bolinhas em fevereiro deste ano (Foto: Eduardo Viana)

Após a Confederação Brasileira de Futebol acatar a decisão da 10ª Vara da Justiça Federal de Primeira Instância da Seção Judiciária de Pernambuco e reconhecer o Sport como o único campeão brasileiro de 1987, o assunto Taça de Bolinhas voltou. Como havia sido homologado campeão de 87 pela própria CBF, o Flamengo pleiteava o troféu, que foi entregue ao São Paulo.

O clube paulista comemora a decisão, mas não se ilude e sabe que a polêmica não vai acabar, já que ainda cabe recurso na Justiça.

- É o que tinha de ser feito. O Flamengo não foi campeão brasileiro de 87. O Flamengo foi campeão do módulo verde da Copa União. O assunto não está encerrado porque cabe recurso, mas a Taça das Bolinhas é do São Paulo e vai continuar com o São Paulo - analisou Carlos Miguel Aidar, advogado do São Paulo no caso.

O Flamengo, inclusive, já avisou que irá recorrer e também fará uma queixa à Fifa. Não seria surpresa no Tricolor se a própria CBF também entrasse com recurso.

Entenda o caso:

A Taça das Bolinhas era entregue a todos os campeões brasileiros e ficaria em definitivo com o primeiro clube que conseguisse ser pentacampeão (com títulos alternados) ou tri de forma consecutiva. O Campeonato Brasileiro de 1987 é a causa da discórdia.

No fim de 1986, os principais clubes do país se rebelaram contra a CBF e fizeram o movimento que originou o Clube dos 13 e criaram um campeonato próprio (Copa União), a ser disputado no ano de 87. Houve um princípio de acordo entre as partes, que previa um cruzamento entre o campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com o campeão e vice do Módulo Amarelo (suposta segunda divisão).

O Clube dos 13 se recusou a fazer o cruzamento. O Flamengo foi campeão da Copa União e o Sport venceu o Módulo Amarelo. Como não houve cruzamento, a CBF não reconhecia o título dos cariocas.

Em 1992, o Flamengo venceu o Brasileirão e conquistou seu quinto título (incluindo o de 1987). Porém, a Taça das Bolinhas não ficou em definitivo com o clube e parou de ser entregue aos próximos campeões brasileiros. A taça ficou guardada em cofre da Caixa Econômica Federal até 14 de fevereiro deste ano, quando foi entregue ao São Paulo. O Tricolor paulista aguardava a Taça das Bolinhas desde 2007, quando conquistou seu quinto Brasileirão.

O Flamengo brigava pela taça desde 1992 e não gostou da decisão. Somente uma semana depois de os paulistas receberem o troféu, a CBF legitimou o Flamengo como campeão de 1987 ao lado do Sport. Desde então, cariocas e paulistas brigam na Justiça e, através de uma série de liminares, a Taça das Bolinhas permanece no Morumbi.

VEJA TAMBÉM
- Muricy expõe motivos do insucesso de James no São Paulo
- VAI PERMANECER? Titular do São Paulo fala sobre propostas para saída do tricolor
- NÃO JOGA MAIS?? Zubeldía explica ausência de James Rodríguez em sua escalação


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 4

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.