Últimas Notícias
publicidade

O problema é estrutural e técnico

0 0 0
Diante de todas as tragédias que presenciamos nos últimos tempos e seguem sendo repetidas ano após ano, sem uma reflexão sequer, eu vejo um horizonte muito conturbado para o nosso querido tricolor. Mas aí eu pergunto, aonde está o erro? O que acontece?
Relembrando todas as “cacas”, vejo que a falta de hierarquia e cobrança está jogando o clube no abismo.
Os erros do clube vão desde a escolha do diretor de futebol, passando pela escolha dos jogadores, escolha do técnico a contratar, o técnico erra ao escalar, o jogador toma a decisão errada em campo, enfim, há uma sucessão de erros.
Quem não se recorda do saudoso Juvenal Juvêncio? presidente que deixou essa diretoria catastrófica, porém alheio a essa crítica, ele tinha um pulso de se invejar. Lembro-me do ano de 2007, após a eliminação no Paulistão por humilhantes 4 x 1 para o São Caetano no Morumbi e a eliminação para o Grêmio na Libertadores, o time jogava mal, o técnico Muricy Ramalho seguia abraçado a algumas convicções escalações equivocadas. O Juju foi até o vestiário(isso saiu em toda a imprensa na época) e IMPÔS ao técnico a escalação do então “garoto” Hernanes e a mudança do esquema tático para o tradicional 3-5-2, pois o Muricy insistia em escalar o time com dois zagueiros. O resultado foi que o SPFC decolou e foi campeão brasileiro com folga e o Hernanes o melhor volante do país. Hoje vemos que isso não existe mais, o técnico segue abraçado com o seu estilo de jogo – que já afundou no Atlético Pr. e Fluminense – e o SPFC segue sendo o principal prejudicado.
Se pegarmos a maioria das nossas eliminações grotescas, a torcida cantou a pedra sobre o que aconteceria e os técnicos que insistiram nas cagadas, vou até listar algumas aqui;
1 – Hoje; todo mundo percebe que o ataque fica burocrático com Pato/Pablo/Victor Bueno, tivemos um 1º tempo pífio do Pato, ele mantém no time sem função, pois o Pablo foi muito mais centroavante do que ele.
2 – Final do Paulista 2019; esse foi o mais claro. O time do Mancini era formado por garotos, jogando um futebol envolvente e rápido, e não sei porque cargas d’água o Cuca escalou o Jucilento e o Everton no meio de campo na final, tirou toda a essência do time, colocou até o Willian Farias, que ninguém sabe o que veio fazer no Morumbi.
3 – Paulistão 2017: o Ceni jogou o campeonato inteiro com Schmidt, Thiago Mendes e Cícero, fazendo um triangulo no meio de campo, com Cueva(solto na frente), Luiz Araújo e Pratto/Gilberto no ataque, chegou na semifinal ele mudou a formação e escalou Jucilei, Thiago Mendes, Cueva(centralizado e tendo que voltar), Luiz Araújo, o inoperante WELLINGTON NEM(nunca jogou nada no SPFC) e Pratto, e o resultado, perdemos por 2 a 0.
4 – Sulamericana 2017: O Luiz Araújo era um dos melhores jogadores da temporada, só que andava meio apagado, o Ceni, no jogo em casa tirou ele e colocou o Neilton, que ninguém sabia o que havia vindo fazer no SPFC, resultado, time perdido e levando coco do Defensa y Justícia.
5 – Libertadores 2016: apesar do ato heroico de fazer aquele time limitado chegar na semifinal, mas o Bauza escalou o Wesley(que não jogou nada) para a vaga do Ganso, depois após perder o Maicon(expulso) com o time empatando, mandou o Mena recompor a zaga(igual hoje) e o Atlético Nacional fez 2 gols em 15 minutos e saiu daqui praticamente classificado.
6 – Libertadores 2015: jogo no Mineirão contra o Cruzeiro, até a grama do estádio estava vendo que nos tomaríamos um gol em uma jogada em cima do Reinaldo, só o Milton Cruz que não viu, e...tomamos e fomos eliminados.
7 –Liberadores 2010; o técnico Ricardo Gomes resolveu treinar na parada da Copa, uma inversão de lado do Miranda e do Alex Silva, resultado, foi sofrer gol de todo o jeito depois da parada. No jogo contra o Inter no Morumbi, deixou o Hernanes(principal articulador do time) preso marcando o Dalessandro e o time foi dar o primeiro chute a gol aos 45 do segundo tempo, após o Giuliano fazer o gol deles, era um jogo para no mínimo empatar lá, mas conseguiu perder.
8 – Libertadores 2009: No jogo decisivo contra o Cruzeiro no Morumbi, o Muricy deu uma de Osório, deixou o Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto no banco e escalou o Marlos, Eduardo Costa(expulso aos 30 do primeiro tempo) e o Hugo no ataque, o resultado foram humilhantes 2 a 1 para os mineiros e o time fora da Libertadores.
9 – Libertadores 2008: a mais doída, mas poderia ter sido evitada. O time havia vencido em casa e a nossa lateral direita não estava lá essas coisas. O Juju contratou o Jancarlos(in memórian) na segunda feira antes do jogo, o Muricy já o escalou na quarta. O resultado foi um PASSEIO do Junior Cezar em cima dele, por onde saiu o primeiro gol, no segundo tempo o Muricy tentou concertar e colocou o Joílson, que nervoso, foi expulso. O resultado é de chorar.
Esses foram alguns episódios que eu lembrei no momento, se pesquisar, tem mais, porém em quase todas as nossas eliminações, há muitas teimosias e invenções de técnicos e a simplificação poderia ter evitado.
Agora por exemplo, é flagrante que o Pato e talvez o Victor Bueno tenham que deixar a equipe titular e que o Igor Vinícius está melhor que Juanfran, porém se o técnico não levar uma prensa, vai continuar insistindo no erro e levando o SPFC a mais humilhações. O Diniz quer que o time jogue igual ao Barcelona(estilo de jogo e não em qualidade), mas esquece que a fase consagradora do Tic-tac do Barcelona, contava com Vila e Pedro Rodrigues que era velozes e agressivos nas pontas e a partir do momento em que ambos saíram para as entradas do Sanches e Fábregas(mais lentos), o time não jogou mais o futebol que jogava antes.
Enfim, os técnicos erram, e deixar insistir nas cagadas é deixar eles sepultarem de vez as aspirações do clube. Além disso, técnico brasileiro é muito teimoso e o nosso parece que é, além de tudo, não cobra os jogadores. Mas também, como cobrar se o padrinho dele é o seu camisa 10 – bancou a contratação??
Portanto, antes de mais nada, precisamos de um presidente que entenda de futebol e de um diretor de futebol que realmente tenha bagagem para o cargo e não ídolo que só sabe contratar jogador por status.
Avalie: 3 1

Comentários (13)

04/08/2020 08:47:49 Tricolaço7

Parabéns pelo tópico!!!

O problema principal é estrutural realmente, na administração e formação do elenco, mas esses pontos citados em determinados jogos custaram muito caro. O SP pecou pelo pragmatismo em diversas situações.

04/08/2020 06:51:40 Shreder

O JJ foi um presidente peculiar, ao mesmo tempo que ele construiu um grande legado no primeiro mandato ele destruiu o clube ao mudar estatuto e não deixar o poder..de fato o lado bom dele é que ele seguia suas próprias convicções, por exemplo, a torcida vivia chiando pela "baciada de jogadores" de times menores, mas em uma destas que saiu Josué, Hugo, Fabão, Danilo, Borges, Souza e tantos jogadores vencedores e até então, desconhecidos ao clube..em contra partida após vencer tudo que podia, viciar no poder e mudar o estatuto o JJ entrou na prepotência de tornar o clube "soberano" e daí foi do topo ao fundo do poço..foi a partir daí que o clube parou de ter o "olhar clínico" para achar potenciais jogadores para apostar em medalhão consagrados ou recuperar jogadores lesionados e nunca mais ganhou nada, vive este ciclo infinito até hoje..

O que vemos hoje em dia é um presidente que não tem personalidade, joga para torcida..coloca Raí, Lugano e Ricardo Rocha em cargos mesmo não sendo preparados, contrata jogadores que torcedor fica pedindo..Pato, Hernanes, Daniel Alves, Centurion, Pratto, Ganso, Buffarini, etc..basta qualquer jogador falar bem do clube em rede social, a torcida fazer campanha, vai o São Paulo contratar..não existe projeto, avaliação de custo e benefício..mesmo vale para treinador, quando clube começou se acertar com bom trabalho do Agirre, a torcida começou a chiar "por querer time que joga moderno e bla bla bla", foi a diretoria tirar um bom treinador, de um bom trabalho, para por o inexperiente Jardine, pq "a torcida quer alguém que joga ofensivo"..

O fim de tudo isto é que temos um time cheio de jogadores pedido pela torcida, caros, que não resolvem, diretoria omissa, perdida, sem comando, treinador perdido, monte de medalhões caros que não dão resultado e se sentem maior que o clube e vexame atras de vexame..triste ver que virou São Paulo!

04/08/2020 02:25:19 ax.tricolor

Libertadores 2015, o Centurión foi um dos melhores na vitória contra o Cruzeiro no Morumbi, no 2º jogo deixou ele no banco.
Libertadores 2016: O São Paulo teve um longo tempo para reforçar o elenco antes da decisão contra o Atl. Nacional, só contratou o mediano Ytalo e o Atl. Nacional reforçou a equipe com alguns jogadores que estavam em boa fase na Colômbia, um deles era o Borja artilheiro da Liga.
Libertadores 2019: O veloz Rojas era o titular da ponta-direita no Brasileiro 2018, após a sua lesão apostaram em Helinho no Paulista 2019. Helinho não passou confiança e dias antes da decisão contra o Talleres o Jardine decidiu escalar o lento Nene na ponta-direita. Isso desestruturou a equipe, que era acostumada a jogar com um ponta veloz, que fazia a recomposição defensiva e dava profundidade ao ataque.

30/07/2020 16:18:28 MAROTTWEILERS

Todo mundo sabe que é estrutural, o maior problema é que com essa diretoria no comando nada vai mudar, a começar pelo treinador
Falta pouco mais de cinco meses para essa corja sair do poder, isso se não fizerem a cagada de eleger o Casares, então se não houver uma mudança na presidencia esqueçam 2020/2021

Respostas - 1

04/08/2020 00:09:04 RousseauSPFC

O problema é que qualquer perspectiva que fizermos sobre a presidência do clube, é totalmente sem base. O MAC fez um bom trabalho em 2016, aonde de Setembro a Dezembro, pacificou o ambiente, revelou David Neres e meteu 4 a 0 no Corinthans. Porém o Casares deve levar a eleição nas coxas.

30/07/2020 11:07:29 kaiquecesar

Achei até legal, mas em 2016 n tinha jogadores para botar no ganso, lembro q bauza sempre reclama nas entrevistas dizendo q o time faltava jerarquia e ele perdeu um meia é um o benneditto só q n veio nem um,mas fora o Muricy achei o time dele o melhor q teve.Em relação ao diniz ele é muito fraquinho, o Éverton n serve para lateral nem aq nem na china, e esse time sem volante marcador n vai pra frente,o ataque é muito lento, n vai ficar nem no g6 com esse técnico.

Respostas - 1

30/07/2020 16:00:23 RousseauSPFC

Não critiquei por ele colocar o Wesley, acho que de meia no banco, tinha apenas o Daniel(in memorian), mas sim, quando o Maicon foi expulso, jamais deveria ter deixado o time tão exposto, pois ele colocou o Mena para recompor.

30/07/2020 10:33:16 Apanacio

Concordo amigo. O problema é lá em cima. O São Paulo parou no tempo e faz tempo. O São Paulo precisa de cabeças novas, ideias novas. Precisa definir se o critério a formar e vender jogadores ou ganhar títulos. Os jogadores e comissão técnica tem sua parcela de culpa mas a coisa é mais em cima. Precisa mudar a gestão.

30/07/2020 10:14:40 regulation

"Lembro-me do ano de 2007, após a eliminação no Paulistão por humilhantes 4 x 1 para o São Caetano no Morumbi e a eliminação para o Grêmio na Libertadores, o time jogava mal, o técnico Muricy Ramalho seguia abraçado a algumas convicções escalações equivocadas. O Juju foi até o vestiário(isso saiu em toda a imprensa na época) e IMPÔS ao técnico a escalação do então “garoto” Hernanes e a mudança do esquema tático para o tradicional 3-5-2, pois o Muricy insistia em escalar o time com dois zagueiros".

FALSO!

O São Paulo jogou com três zagueiros contra o São Caetano: Alex Silva, André Dias e Miranda. E Hernanes não era nenhuma unanimidade, tinha acabado de subir para o profissional depois de uma excursão da base para o Exterior. Muricy inscreveu ele para o mata-mata da Libertadores, mas chegar e ser titular é outra coisa.

Respostas - 1

30/07/2020 16:06:42 RousseauSPFC

O Hernanes havia acabado de subir kkkk meu amigo, o Hernanes era para estar no grupo principal em 2006 já, pois em 2005 ele já havia jogado no brasileiro, inclusive havia feito gols. Em 2006 o Muricy se abraçou ao volante Ramalho e inclusive mandou o Hernanes para o Santo André para possibilitar a vinda do meia ao SPFC. Em 2007 ele havia entrado muito bem nos jogos do paulistão, mas o Muricy segui abraçado ao Fredson, e colocando Josué(unanimidade) junto com o Souza.
Falar que o time jogou contra o São Caetano não quer dizer nada, mas o Muricy insistia em mudar o esquema, inclusive forçava a permanência do Jailson no time titular, pois ele era mais defensivo. Quem acompanhava lembra que todo o início de ano, o Muricy tentava mudar o esquema e nunca deu certo.

30/07/2020 09:35:13 2015_spfc

Todo mundo sabe que é estrutural.

O problema é que tem situações imediatas que tbm exigem solução.

Time que perde para um bando juntado não tem futuro.

O único futuro é o rebaixamento. Tem que demitir esse filho da puta e trazer logo um técnico experiente ou seremos rebaixados.

Nós não merecemos o rebaixamento.

30/07/2020 09:24:24 JACKBRAL

O que mais me deixa indignado, é que deve ter gente nessa Diretoria, rindo de mais uma eliminação.

O São Paulo Futebol Clube, virou uma máfia, isso mesmo uma máfia, onde o mais importante é repartir o dinheiro da venda dos jogadores entre os Mafiosos (Diretores).
Senão, como se explica o tanto que o Clube lucrou com a venda de jogadores nos últimos anos e o resultado é:
1- Dívida aumentando a cada ano.
2- Time sem ganhar nada à uma década.
3- Contratações sem nenhuma escolha técnica (Exemplosato, uma fortuna que nunca dará retorno, nem dentro e nem fora de campo. Juan Fran: não sei pra que foi contratado até agora)
4- Um monte de jogadores, sem nenhuma identificação com o clube.
5- Diretores (cardeais) que não opinam em nada.
6- Não existe oposição dentro do clube.
7- Total falta de humildade (alto nível de soberba) de aprender com outros clubes que estão dando certo.

Então chego a conclusão que toda a diretoria é corrupta (só pode) e recebe um por fora a cada negociação.

Se não houver uma reformulação geral, e voltar a aprender com os erros e com bons exemplos, será o fim de um dos maiores (senão o maior) clubes das Américas.

30/07/2020 08:27:43 RousseauSPFC

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

20/9/2020
  • publicidade
  • + Comentadas

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Ter - 21:30 - Rodrigo Paz Delgado -
    LDU De Quito
    LDU De Quito
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Libertadores

    Qui - 19:00 - Morumbí
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    2 2
    X
    River Plate
    River Plate
    Calendário Completo
  • publicidade
  • Blogs

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Internacional
    2 Atletico-MG
    3 São Paulo
    4 Vasco DA Gama
    5 Flamengo
    6 Palmeiras
    7 Santos
    8 Fluminense
    9 Ceará
    10 Fortaleza EC
    11 Corinthians
    12 Atletico Goianiense
    13 Grêmio
    14 Atletico Paranaense
    15 Sport Recife
    16 Bahia
    17 Botafogo
    18 Goiás
    19 Coritiba
    20 Bragantino
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    20 10 6 2 2 15 6 9 VEEVD
    18 9 6 0 3 14 9 5 DVVDV
    18 10 5 3 2 13 11 2 VDVEE
    17 9 5 2 2 15 9 6 DEVDV
    17 10 5 2 3 13 13 0 VVVVD
    17 9 4 5 0 13 8 5 EEVVE
    15 10 4 3 3 14 12 2 DEVVE
    14 10 4 2 4 12 13 -1 VEDDV
    13 10 4 1 5 10 12 -2 VVDDV
    12 10 3 3 4 10 9 1 VDDVE
    12 10 3 3 4 15 16 -1 VEDDV
    12 9 3 3 3 9 11 -2 DEEVV
    12 9 2 6 1 8 6 2 EDEVE
    11 10 3 2 5 8 10 -2 DEDEV
    11 10 3 2 5 10 13 -3 DVVDE
    9 10 2 3 5 12 18 -6 DEDDD
    9 9 1 6 2 9 11 -2 DEEED
    8 8 2 2 4 11 13 -2 VDDEV
    8 10 2 2 6 7 12 -5 VEDED
    7 10 1 4 5 10 16 -6 DEDED
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota