publicidade

Maurren Maggi e a busca por mais uma medalha olímpica

Saltadora inicia fase final de preparação para os Jogos e analisa possíveis adversárias


Maurren Maggi pode repetir em Londres o feito de Adhemar Ferreira da Silva e se tornar bicampeã olímpica Rafael Zito / Divulgação

Maurren Maggi inicia neste domingo a reta final de preparação para o seu grande objetivo na temporada. Com a cabeça na medalha olímpica e num possível bicampeonato em Londres, a saltadora campeã em Pequim-2008 volta a competir no GP Brasil de Atletismo em Belém, no Pará. Na sequência, disputará provas em São Paulo e no Rio no fim do mês. Serão três competições preparatórias dentro do planejamento traçado por ela e pelo técnico Nélio Moura para que a atleta possa chegar na capital inglesa com chances de conquistar mais uma medalha.

Maurren, de 35 anos, atravessou o último ciclo olímpico com alguns problemas físicos. Pouco mais de um ano após o ouro na China, fez uma artroscopia no joelho direito que a tirou das pistas por nove meses. Na volta, às pistas, venceu o Meeting de Ávila, na Espanha, quando saltou 6,36m. A marca foi abaixo dos 7,04m que deram à atleta o título olímpico, mas significava a retomada de um trabalho em busca do bicampeonato olímpico.

O trabalho, no entanto, foi interrompido novamente por uma lesão muscular na coxa esquerda meses depois, durante a inauguração do Centro Olímpico do Ibirapuera. Por sorte, ela não era tão grave, mas dores no quadril a afastaram do Troféu Brasil de setembro de 2010.

Maurren submergiu e traçou um objetivo de voltar bem na disputa do Pan-Americano de Guadalajara no ano passado. Antes, foi prata na etapa de Doha da Liga Diamante com 6,87m, conquistou o ouro no Sul-Americano em Buenos Aires, quando saltou 6,52m e foi 11ª no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul com 6,17m. No México, o bicampeonato pan-americano veio com o seu melhor salto nesta sequência: 6,94m.

A marca de Guadalajara já era mais próxima da de Pequim e do seu melhor salto na carreira, de 7,26m, conseguido em 1999, na Colômbia, e que é até hoje o recorde sul-americano. O próximo passo seria focar na preparação olímpica. Por isso, ela decidiu abrir mão de disputar o Mundial Indoor, em março, em Istambul. Como o Pan fora em outubro, Nélio Moura preferiu tirá-la da competição para que pudesse continuar treinando e conseguir o seu objetivo: chegar no mais alto nível em Londres.

- Espero saltar ao redor dos 6,80m nessa fase de preparação. Em Londres, meu objetivo é saltar 7m. Com isso, se garante uma medalha em Londres – disse Maurren, apostando que o nível da prova na capital inglesa será parecido com o de 2008.

Em Pequim, apenas Maurren e a russa Tatyana Lebedeva saltaram acima de 7m. A medalhista de prata ficou apenas um centímetro abaixo da brasileira numa das disputas mais emocionantes dos Jogos. Para Londres, ela espera mais uma competição acirrada contra americanas, russas e inglesas.

Lebedeva perdeu terreno, pois parou de competir por um período para ter a sua segunda filha, que nasceu em novembro do ano passado. Nos últimos anos, o mundo viu a ascensão de outros nomes que podem ameaçar Maurren no caminho rumo ao bicampeonato. Uma delas é a russa Olga Kucherenko, prata em Daegu (6,77m) e que já saltou 7,13m há dois anos. Outras são a americana Janay DeLoach, prata em Istambul com 6,98m e a britânica Shara Proctor, bronze na mesma competição com 6,89m.

A ameaça americana

Mas talvez a sua principal rival no momento seja a americana Brittney Reese. Quinta colocada em Pequim, a saltadora de 25 anos foi uma das que mais evoluíram no ciclo olímpico. Conquistou o título mundial em Berlim, em 2009, superando Lebedeva com um salto de 7,10m, quando se tornou a terceira campeã mundial mais jovem, e foi bicampeã em 2011 com um salto de 6,82m.

Brittney também faturou o bicampeonato mundial indoor com as medalhas de ouro em 2010 e neste ano. Em Istambul saltou 7,23m, quebrando o recorde mundial indoor. O recorde da prova em estádio aberto é da soviética Galina Chistyakova, que saltou 7,52m em junho de 1988.

- O nível da prova está muito homogêneo e há uma boa safra de saltadoras. Sem dúvida, ela (Brittney) está em grande forma e será uma adversária dificílima. Mas o importante será chegar bem na hora certa e é para isso que estou me preparando – analisa Maurren.

Depois das provas no Brasil, Maurren vai participar de três competições em junho e em seguida viaja para Madri para a fase final de preparação. A atleta chegará em Londres apenas uma semana antes do início do Atletismo no dia 3 de agosto.

Confiante, a saltadora não esconde que gostaria de estabelecer novas marcas no esporte brasileiro. Depois de ser a primeira mulher do Brasil campeã olímpica de um esporte individual e de ser o primeiro atleta do país no atletismo a voltar a subir no lugar mais alto no pódio desde o ouro de Joaquim Cruz nos 800m em Los Angeles-1984, ela não esconde que sonha em igualar o feito de Adhemar Ferreira da Silva, o único brasileiro a ser bicampeão olímpico no atletismo. Adhemar foi ouro em Helsinki-1952 e Melbourne-1956. Uma marca que não a pressiona. Pelo contrário, ela se sente sempre motivada a competir cada vez melhor.

- O momento da conquista de uma medalha é único e os feitos do Adhemar também são e continuarão sendo ímpares. Sempre tento fazer o meu melhor e é isso que se pode esperar de mim em Londres. Não vejo as expectativas dos outros ou as comparações com outros atletas como fatores de pressão. Acima de tudo, sou eu mesma que quero muito competir bem – encerrou Maurren.



VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 4

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Palmeiras
    Palmeiras

    Último jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha
    https://media.api-sports.io/football/teams/1152.png
    Barcelona SC
    0 2
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade