publicidade

Lucas, o bico-doce

Uma semana atrás, Lucas estava com um bico deste tamanho, no jogo do São Paulo com a Portuguesa

O rapaz andava aborrecido porque Leão, dias antes, fizera algumas críticas a seu estilo fogoso e lhe cobrava mais generosidade nos passes. Parecia armado o clima para crise no Morumbi, opiniões se dividiam e o moço despontava como outro menino mimado, figura tão banal e corriqueira no futebol. Escrevi aqui, no final da crônica de segunda-feira, que não via ruptura irremediável, pois uma boa conversa entre jogador e técnico resolveria a questão, sem traumas de parte a parte.

O papo entre ambos pelo jeito foi bacana. Já na quarta-feira, Lucas teve desempenho muito bom, nos 4 a 0 sobre o Independente, pela Copa do Brasil. Neste domingo, decidiu o clássico com o Santos - com dribles e arrancadas importantes, além de passe preciso para Luís Fabiano que desembocou em pênalti e ao marcar o terceiro e decisivo gol tricolor. Saiu de campo aplaudido de pé pela plateia e recebeu elogios até de adversários. "O que desequilibrou foi a vontade do 7 do São Paulo, o Luquinha", admitiu Ganso, com carinho.


Foto: Terra
Craque desentender-se com o professor é filme manjado? Nossa, e como! Astro e chefe que não se bicam está na origem do esporte. Só perde, na sequência cronológica, para juiz ser chamado de ladrão e para técnico ouvir o coro de burro. Mas são quase contemporâneos. O enredo do desentendimento atual até foi dos mais água com açúcar, se bem que houve tentativa de empresário de apimentar a história, ao lembrar que seu cliente, no caso Lucas, era uma "Ferrari sem piloto". Suponho que se referia à Ferrari dos grandes momentos...

O episódio serviu para aumentar a audiência dos jogos do São Paulo. E para mexer com Lucas. A jovem estrela se encheu de amor-próprio, passou a fazer o que o técnico lhe ordenou - primeiro de birra, depois com consciência - e roubou a cena. Como aliás manda o figurino: a missão do craque é destacar-se, sair do lugar-comum, surpreender. Mesmo que nem sempre isso seja possível.

Lucas brilhou numa partida acima da média do Paulista, embora não tenha sido antológica. O São Paulo acuou o Santos, na primeira parte, ficou em vantagem com Casemiro (com toque de cabeça traiçoeiro de Edu Dracena) e criou oportunidades em número suficiente para ir com goleada para o intervalo.

Era para os são-paulinos só terem gastado o tempo na segunda fase diante de um rival cansado. Mas o Santos reagiu, empatou, ficou com um a mais, lançou-se à frente e deu espaço para o contragolpe. Assim nasceu o lance do gol de pênalti (duvidoso) de Luís Fabiano, iniciado por Lucas. O novo empate veio num dos raros momentos de inspiração de Neymar, que ainda tentou a virada. Desta vez sem o respaldo de Ganso, muito aquém da expectativa. Na verdade, o 10 passeou pelo gramado, com ar absorto, olhar perdido.

Ligado estava Lucas, que aos 41 minutos arrancou para a área, lançou Cortez e pegou o rebote para fechar o placar. Só o tira-teima para mostrar que estava impedido. Lucas viu que valeu a pena trocar a expressão bicuda por bom bico-doce. Sempre vale.

Silêncio solidário. Comovente a atitude do público, no sábado, quando Fabrice Muamba, congolês que atua no Bolton, sofreu ataque cardíaco, durante jogo no campo do Tottenham, em Londres. Fãs de ambas as equipes se mantiveram em silêncio, enquanto ocorria o atendimento, e aplaudiram o jovem quando saía de maca. O drama uniu os rivais.

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 4

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade