publicidade

Lesões expõem conflitos e abalam início de ano tricolor

Métodos de treinamento e contratações de risco têm causado discórdia no Tricolor. Nove atletas se machuram só neste ano...


Wellington saiu machucado do treino do São Paulo: lesões causam polêmica (Foto: Miguel Schincariol)


Divergências na preparação física, alto risco assumido nas contratações e até azar. O começo de ano do São Paulo não é nada fácil.

Após um 2011 para se esquecer, o 2012 ainda mostra resquícios de um clube que não se entende. O último episódio da “zica” misturada à incompetência que atinge o Morumbi foi a nova lesão do volante Fabrício.

Ele demorou oito rodadas para estrear e sentiu um problema diferente. Agora, mais duas ou três semanas, provavelmente, sem atuar.

Pressionado, o departamento médico não vê com bons olhos a insistência na contratação de jogadores com largo histórico de contusões. O último exemplo é Douglas, ex-Goiás.

O lateral-direito foi recusado no Internacional após exames médicos detectarem uma pubalgia. Mesmo assim, o Tricolor preferiu investir.

– Avaliamos e achamos que era o correto. Fomos informados que não era lesão grave e o jogador vinha sendo bem observado. Temos convicção de que valeu a pena – disse o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes.

Após só uma semana no Reffis, os fisioterapeutas já ouvem de conselheiros a pergunta sobre Douglas: “Quando ele vai ficar bom?”. A previsão é para daqui a dois meses.

A preparação física também causa discórdia, principalmente depois que Emerson e Fernando Leão chegaram ao clube, em outubro. O sobrinho praticamente acumula funções de auxiliar-técnico, preparador físico e fisiologista. Alguns profissionais ficaram “encostados” desde então, caso do fisiologista Hamilton Tavares.

O método da família Leão divide opiniões. Há quem rasgue elogios ao acompanhamento rigoroso que Fernando e Emerson fazem dos atletas, principalmente na exigência para que eles mantenham a forma física.

Do outro lado, reclamações pelo excesso de treinos coletivos, que exigem muito da musculatura do grupo. O tempo de atividade no Reffis é muito menor, por exemplo, do que nos anos recentes mais vitoriosos.

Desde a apresentação do elenco, no início de janeiro, nove jogadores já se machucaram, seis por lesões musculares. Enquanto ninguém se entende, o São Paulo já é o pior dos grandes no Campeonato Paulista. E o ano está apenas começando...

VAIVÉM DA PREPARAÇÃO FÍSICA

Fernando Leão
Sobrinho do técnico, atua como auxiliar e também coordena a preparação física. Já havia passado pelo clube em 2005 e, na época, com Carlinhos Neves de “titular”, não aparecia tanto.

Hamilton Tavares
Fisiologista foi indicado pelo ex-preparador Riva Carli. Chegou e ganhou elogios de jogadores como Rogério Ceni pelo trabalho intenso de prevenção de lesões. Hoje, mal sai do Reffis para ir ao gramado.

Riva Carli
Preparador de Carpegiani, muito criticado pelo excesso de lesões na época do treinador. Conhecido por exigir demais dos atletas. Demitido pouco depois da contratação de Adilson Batista.

Zé Mário
Chegou indicado por Adilson e foi mantido mesmo depois de sua demissão. Trabalha ao lado de Fernando Leão e Sergio Rocha na preparação física. É elogiado pelos dois lados da comissão.

Reffis
Fisioterapeutas atuam em conjunto com os preparadores físicos e médicos. Estão no clube há muito tempo e contam com prestígio, mesmo após as lesões em excesso desde o ano passado.

SOBRINHO FOI ALVO

Críticas no Palmeiras
Fernando Leão, um dos responsáveis pela preparação física no elenco do São Paulo, foi alvo de críticas quando foi preparador físico do Palmeiras, em 2006. Na ocasião, o técnico interino Marcelo Vilar, que assumiu o time após a saída da antiga comissão técnica, disse que o preparo físico dos jogadores do Verdão era calamitoso.

Críticas no Corinthians
Entre 2006 e 2007, o sobrinho de Leão gerou desconfianças no Corinthians. Na época, diversos jogadores do elenco alvinegro sentiram lesões musculares e os problemas físicos foram atribuídos a Fernando Leão. Roger, Nilmar, Willian, Arce e Amoroso foram alguns dos jogadores que sofreram com este tipo de problema na temporada.

JÁ CHEGARAM MACHUCADOS:

LUIS FABIANO

> Apresentação: 29/3/2011

> Estreia: 2/10/2011

> Lesão: Teve de operar tendão do joelho direito

> Valor: R$ 17 milhões

> Sequência: Depois da demora para estrear, jogou o fim do BR-11, mas sofreu contratura no músculo posterior da coxa direita no Paulistão-12.

FABRÍCIO

> Apresentação: 5/1/2012

> Estreia: 22/2/2012

> Lesão: Tendinite no tornozelo esquerdo

> Valor: Sem custos

> Sequência: Parou na pré-temporada por lesão que já trazia do Cruzeiro. Quarta-feira, na estreia, sofreu contratura na panturrilha direita.

FERNANDINHO

> Apresentação: 7/1/2010

> Estreia: 28/2/2010

> Lesão: Fratura no pé direito

> Valor: Não divulgado

> Sequência: Figurinha carimbada no Departamento Médico: já teve problemas musculares, lesão na canela e fratura na perna.

CAÑETE

> Apresentação: 25/7/2011

> Estreia: 1/9/2011

> Lesão: Contratura no adutor da coxa direita

> Valor: R$ 4,5 milhões

> Sequência: Chegou machucado e sofreu nova lesão muscular na estreia. Quando voltou, teve ruptura no ligamento cruzado. Segue fora.

DOUGLAS

> Apresentação: Só foi anunciado

> Estreia: Não estreou

> Lesão: Pubalgia

> Valor: Não divulgado

> Sequência: São Paulo contratou o lateral mesmo sabendo de seu problema crônico no púbis. Prazo para estreia é de dois meses.

LESIONADOS EM 2012

Rogério Ceni
Sofreu duas lesões no ombro direito e teve de ser submetido à cirurgia. Deve retornar aos gramados apenas no segundo semestre.

Piris
O lateral-direito teve um edema na direita e desfalcou o São Paulo em duas partidas no Paulistão. Já está de volta ao time titular.

Paulo Miranda
Apesar de titular na pré-temporada, começou o ano fora do time por sentir dores musculares. Já voltou aos 11 de Leão.

Rhodolfo
Capitão nas ausências de Ceni e Fabuloso, teve lesão no músculo posterior da coxa direita e ficou fora de uma partida.

João Filipe
Desfalcou o São Paulo nas últimas duas partidas com dores musculares. No entanto, não teve lesão diagnosticada.

Wellington
Sofreu grave lesão no enxerto do ligamento cruzado e no menisco do joelho esquerdo. A previsão de volta é de cerca de sete meses.

Fabrício
Jogou apenas 22 minutos desde que foi contratado. Está sem previsão de volta após a lesão na panturrilha direita de quarta-feira.

Rafinha
Entrou pouco em campo e também sofreu uma lesão muscular: contratura no músculo adutor da coxa direita.

Luis Fabiano
Estiramento no músculo posterior da coxa direita já o deixa fora do time desde o dia 28 de janeiro.

VEJA TAMBÉM
- Joia de Cotia ressurge no São Paulo sob comando de Zubeldía
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 6

Comentários (7)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 - Zorros del Desierto -
    Cobresal
    Cobresal
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas
    https://media.api-sports.io/football/teams/136.png
    Vitoria
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade