publicidade

O São Paulo vai de losango contra o Inter?



Vou repetir um mantra do blog Preleção: é muito difícil se fazer uma análise tática de algo que não é certo. Melhor é analisar o que aconteceu, do que se projetar algo que pode não acontecer. Mas a circunstância exige, amanhã tem semifinal de Copa Libertadores 2010, o Inter enfrenta o São Paulo, e a escalação do time paulista é um segredo de Estado para Ricardo Gomes. Portanto, vou me basear nas informações transmitidas pela imprensa paulista.

As maiores apostas recaem sobre um 4-4-2 com meio-campo em losango para o São Paulo amanhã. Seriam duas as substituições de jogadores, na comparação com a equipe que perdeu para o Inter por 1 a 0 na última quarta-feira: saem Richarlyson e Marlos, entrando respectivamente Ricardo Oliveira e Cléber Santana.

Essas trocas provocariam a alteração no sistema tático, que em Porto Alegre foi o 4-5-1 (com variações entre 4-3-2-1 e 4-1-4-1). Richarlyson e Rodrigo Souto se alternaram na primeira função. Agora, permanecendo apenas Souto, Ricardo Oliveira entra como centroavante, configurando o 4-4-2, e empurrando Fernandão para a ponta-de-lança. A outra mudança não implica em reformas estruturais. Especula-se que Cléber Santana entrará na mesma faixa de campo ocupada por Marlos, alinhando-se a Hernanes.

Mas também acompanhei várias outras versões. Há notícias projetando o São Paulo no 3-5-2 (com Xandão no lugar de Cléber Santana/Marlos), no 4-3-3 (com Fernandão mais adiantado, ou até com Fernandinho em seu lugar), no 4-4-2 com Marlos permanecendo, no 3-4-3 sem Rodrigo Souto e com Fernandinho…enfim, uma avalanche de especulações. A mais forte, entretanto, é este 4-4-2 em losango descrito no diagrama tático que ilustra o post.

Neste cenário, o Inter terá trabalhar para definir a marcação à frente da área. Como Taison e D’Alessandro jogam abertos pelos lados, é iminente um duelo dos trios Hernanes-Cléber Santana-Fernandão e Sandro-Tinga-Guiñazu. Mas o São Paulo teria ainda Rodrigo Souto, o que lhe ofereceria supremacia numérica entre as intermediárias.

Esta hipótese obrigaria Roth a planejar, como ele mesmo diz, algum contra-veneno: ou prendendo os dois laterais na base, para Kleber marcar Dagoberto, Bolívar monitorar Ricardo Oliveira, e Índio-Nei sobrarem caso algum meia são-paulino se beneficie da vantagem no combate central; ou então centralizando mais pelo menos um de seus meias-extremos, saindo da marcação do lateral e indefinindo o alvo de Rodrigo Souto, retirando-o da frente da área.

Com tantos bons jogadores, um duelo do 4-4-2 em losango com o 4-2-3-1, caso se confirme, será um belo espetáculo para quem gosta de sistemas táticos. Estarei no Morumbi para acompanhar e, se possível, trazer ao blog Preleção mais análises sobre fotos na sexta-feira.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence o Fluminense em jogo marcado por gol contra e polêmica
- Desfalque importante! São Paulo perde zagueiro convocado para a Copa América
- GRANDE REFORÇO! Zubeldía ganha reforço inesperado para os próximos jogos


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 19 6

Comentários (42)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.