publicidade

Leão - primor em disciplina, um fracasso em tática.

Tenho acompanhado todo o atual trabalho do técnico Emerson Leão. Desde o meio do ano passado tenho assinado o Pay Per View e sofrido com o nosso soberano tricolor. O ano de 2012 trouxe gratas surpresas com a limpeza do elenco, ótimas contratações como Cortez, Osvaldo ( que fez um excelente campeonato pelo Ceará ) e agora Douglas.

É claro que a atual fase do clube tem forte influência da ausência dos selecionáveis, das inúmeras contusões ( não deixando de lembrar que estamos indo para o terceiro ano completo em que o Refis vive lotado )e primeiro ano do elenco juntos. No entanto, analisando de forma fria fica clara a incapacidade técnica do treinador. Leão conseguiu dar uma cara um pouco mais "cascuda" ao time, na grande maioria dos jogos vemos os jogadores se dedicando, correndo e por incrível que pareça suando a camisa, coisa que não acontecia desde Muricy Ramalho. Tais ótimas características do técnico são os fatores que o seguram até então. Temos uma diretoria ditatorial sim, que manda e desmanda nas escalações e na comissão técnica, que contrata muitas vezes de forma errada e na "baciada", mas não podemos deixar de reconhecer que o time não tem padrão tático algum e não apresenta evolução nas mãos de seu técnico.

Leão até o exato momento não tem certeza quanto ao esquema, por hora entra com 3 atacantes, outras vezes entra com 2 meias armadores ( avançando Cícero junto a Jadson ) e já houveram vezes em que entrou com 3 volantes e 3 atacantes, sem armadores.

O São Paulo futebol clube entra no segundo semestre de 2012 ainda sem qualquer evolução no miolo de Zaga, devido a insistência em Paulo Medonho Miranda.

No meio Denílson faz o possível para ser o Cão de Guarda do tricolor, tem recebido inúmeros elogios e acredito inclusive que evoluiu e irá acrescentar muito ao meio campo do Arsenal, no entanto essa nunca foi sua característica no clube londrino, que tinha Diaby e Song para a função de "Pitbulls".

Mesmo com dois alas de qualidade o time não possui jogadas de ultrapassagem pelas laterais, muito raramente vemos cruzamentos e nunca cruzamentos da linha de fundo e sim de 3/4 do campo. Luis Fabiano continua isolado no ataque e dificulta qualquer criação hora com individualismo, hora com falta de movimentação.

Jadson sofre com o individualismo também, procura os companheiros que pouco se movimentam sem a bola nos pés e ainda tem que escutar reclamações todos os dias.

Os atacantes finalizam mal, não temos jogadas ensaiadas em cobranças de falta, escanteios e laterais. Arriscamos pouquíssimo de fora da área e o time fica penso para a direita quando Lucas joga. Aliás este é outro ponto que deve ser observado. Alguém tem que fazer o menino articular e se movimentar por todo o campo. Será que ninguém percebeu ainda que jogar em cima da linha lateral a 50 metros do gol destrói todo o futebol do garoto.

Enfim..depois dessa longa analise fica a questão: "O que temos taticamente falando como evolução na era Leão?"

Ao meu ver, NADA! Que venha André Villas Boas com uma metodologia européia, talvez de mais certo do que alguns rugidos.
Avalie: 7 1

Comentários (22)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade