publicidade

Para Paulo Autuori, os alas estão 'acabando' com o futebol brasileiro

Técnico, hoje na seleção do Qatar, acredita que a mudança nas laterais do campo acaba prejudicando o posicionamento dos jogadores no meio




Hoje na seleção do Qatar, o técnico Paulo Autuori alerta para um problema do futebol brasileiro. O treinador vê a transformação dos laterais em alas como o grande motivo da perda da personalidade do futebol brasileiro. Para o treinador, com essa mudança, os jogadores de meio de campo acabam prejudicados.

- Estamos descaracterizando o futebol brasileiro. A gente produzia laterais e meias aos montes. E eram laterais que atacavam e defendiam muito bem. Com os alas, os volantes ficam junto da defesa. Então o meia tem que ir lá atrás para buscar a bola. Os alas, hoje, estão indo por dentro. Então você perde a jogada pela linha de fundo e, por dentro, eles não têm a qualidade de um meia - disse o técnico, convidado do "Redação SporTV" desta sexta-feira.

O treinador citou a seleção da Espanha e o Barcelona como exemplos para as equipes brasileiras. O técnico afirma que o posicionamento dos jogadores facilita a troca de passes no meio e a recuperação da posse de bola.

- Nós crescemos vendo o futebol brasileiro marcar por zona. Hoje nenhum time mais faz isso. Tanto o Barcelona quanto a Espanha sempre apoiam a posse de bola com triângulos. Quando você ver o jogo por cima, eles se movimentam, mas os triângulos estão sempre bem definidos. Quando eles perdem a bola, já têm três jogadores marcando o adversário. Eles não necessitam correr muito, dão piques curtos para recuperar e, quando estão com a bola, respiram.

Paulo Autuori citou os meias Iniesta e Xavi como dois grandes responsáveis pela criação de jogadas nos dois times e acredita que, para bater o Barcelona ou a Espanha, os times precisam se dedicar ao máximo.

- As equipes que enfrentam o Barcelona ou a Espanha têm que jogar no limite. E jogar no limite em termos físico, tático e mental é muito difícil. Ainda acho a Espanha menos difícil de enfrentar, porque o Barcelona tem o Messi. Na Espanha, se você bloquear o Xavi e o Iniesta, fica menos difícil.


(Foto: SPORTV.COM)

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 18 9

Comentários (15)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.