publicidade

International Board aprova uso de tecnologia na linha do gol

A International Board aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o uso de recursos tecnológicos na linha de gol no futebol, para tirar dúvidas quanto a lances polêmicos. Agora, a entidade vai iniciar os testes para escolher um sistema a ser utilizado nos jogos oficiais.

O primeiro teste acontecerá no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro deste ano. Haverá um chip na bola, que emitirá um alerta assim que a pelota passar pela linha do gol. Caso seja aprovado, o dispositivo também será utilizado na Copa dos Confederações em 2013. Entretanto, a nova tecnologia não será obrigatória.

Apesar da decisão, o secretário-geral da Federação Escocesa de Futebol, Stewart Regan, afirmou que o árbitro seguirá soberano. "O chip não toma a decisão pelo árbitro, ele ajuda o árbitro em um caso de ele não ver toda situação. É importante entender que o árbitro tem a decisão final", explicou o dirigente, membro da International Board.

A alteração acontece após diversos lances polêmicos nos últimos anos. Na Eurocopa, a Ucrânia não teve um gol validado contra a Inglaterra na derrota por 1 a 0 para o English Team, que classificou os britânicos para as quartas de final do torneio. Os ingleses, aliás, são protagonistas de uma jogada emblemática: na final da Copa do Mundo de 1966, o juiz validou um gol da seleção na vitória sobre a Alemanha. Até hoje, há dúvida se a bola realmente cruzou a linha.

Outra mudança aprovada foi o uso definitivo de dois auxiliares atrás dos gols, algo que já vinha sendo utilizado em diversas competições, mas ainda não fora oficializado pela International Board.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Vitória vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 3

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.