publicidade

Com crianças indígenas em evento, São Paulo lança programa ambiental

'Precisamos ter um mundo respirável e habitável', diz presidente do clube, Juvenal Juvêncio

Eduardo San Martin, do Programa Sócio-Ambiental
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

- Chego para somar.
A frase, apesar de clichê, não foi dita por nenhum jogador. Pertence ao diretor de meio-ambiente Eduardo San Martin, empossado nesta segunda-feira no cargo criado por Juvenal Juvêncio, que resolveu colocar o São Paulo com força na questão da sustentabilidade.
Com oito metas iniciais, o clube elaborou um plano sócio-ambiental para educar torcedores, jogadores e associados: classificar e diversificar a vegetação, determinar novas fontes de energia, reciclagem, reutilização da água, qualidade do ar, educação ambiental, solidariedade e atitude.

Em evento no Salão Nobre do Morumbi, que teve abertura com uma apresentação de jovens índios em tupi-guarani, o Tricolor anunciou que deverá fazer uma cartilha para orientar seu torcedor a minimizar o impacto ambiental.

- É para ele saber o que causa no meio-ambiente desde o momento em que acorda até a hora que vai dormir. Um aprendizado. O torcedor tem o costume de se espelhar no clube que torce ou no jogador que é ídolo. Acredito que o clube de futebol possa ser o agente transmissor dessas atividades para a sociedade - afirmou San Martin, que agradou aos dirigentes com seu discurso e por se referir no final a Juvenal como "meu presidente".

O clube vai usar o Morumbi e seus centros de treinamento (Barra Funda, Cotia e Guarapiranga) para promover na prática as ações propostas no plano. Para obter sucesso, no entanto, o novo diretor deixou claro que espera parcerias de diversas esferas: privadas, governo do Estado (representado na solenidade) e Ministério Público, por exemplo.


Crianças indígenas participam da apresentação do programa Sócio-Ambiental (Foto: Rubens Chiri / SPFC)

San Martin atua há 29 anos na área ambiental. É engenheiro com especialização em gerenciamento ambiental e em controle de poluição. Foi diretor da CETESB, diretor de Meio Ambiente da Associação Brasileira da Industria Textil (ABIT) e atualmente é diretor de Meio Ambiente da FIESP e do CIESP, além de consultor de empresas para assuntos de meio ambiente.

De acordo com o novo integrante da diretoria são-paulina, atitude é o principal trunfo das ideias elaboradas pelo clube. Ele aproveitou para contestar a eficiência da Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que celebra os 20 anos da Rio-92 e vai até dia 22 de junho).

- Podem ter certeza que ao final dela haverá um documento que vai falar, falar, falar, mas não falará nada. Porque falta atitude, que é justamente o que tem neste plano sócio-ambiental do São Paulo - afirmou.

A cobertura do Morumbi também será alvo do plano de sustentabilidade do Tricolor. Enquanto não inicia as obras, pois ainda não tem os alvarás necessários, o clube procura parceiros que atuem na geração de formas alternativas de energia, como a solar e a eólica (proveniente do vento).

Juvenal Juvêncio aposta que a força do futebol fará com que a campanha chegue aos ouvidos inclusive dos torcedores de classes sociais mais baixas. O presidente também confirmou que vai intensificar e envolver cada vez mais os atletas na campanha de doação de sangue.

- Era preciso que o São Paulo levantasse a bandeira da sustentabilidade. Precisamos ter um mundo respirável e habitável. O São Paulo pode dar exemplos para o estado, o país e o exterior, pois tem uma imagem internacional, já que é três vezes campeão do mundo - vangloriou-se Juvenal.


Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Águia de Marabá
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 5

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença -
    Águia De Marabá
    Águia De Marabá
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Palmeiras
    Palmeiras
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade