publicidade

Campeonatos geridos por ligas de clubes são exemplo

Criação de liga para gerir o Campeonato Brasileiro é uma das propostas do LANCENET! para ajudar o nosso futebol

Campeonato Inglês, hoje o mais valioso do mundo, passou a ser gerido por liga em 1992 (Foto: Darren Staples/Reuters)

A criação de uma liga de clubes, uma das propostas apresentadas nesta quarta-feira pelo LANCENET! como parte de uma agenda para discutir o futuro do futebol brasileiro, pode impulsionar o mercado da bola no país. Prova disso é que as competições organizadas pelos próprios participantes - e não pelas confederações - possuem resultados econômicos muito superiores.

Estudo publicado pela Pluri Consultoria em novembro passado apontou que o Brasileirão é apenas o sexto campeonato nacional mais valioso do mundo. Os cinco à sua frente são realizados por ligas de clubes, enquanto o nosso fica a cargo da CBF.

Segundo o estudo, o Campeonato Inglês, o mais valioso do mundo, tem valor de mercado estimado em 3,4 bilhões de euros (R$ 8,1 bilhões) - o Brasileiro está avaliado em R$ 2,3 bilhões. Há 20 anos, porém, seria impossível imaginar o cenário.

Em fevereiro de 1992, os clubes ingleses fundaram a Premier League, entidade independente da federação local que ficaria responsável, a partir de então, pela organização da Primeira Divisão nacional. A iniciativa mudou por completo o futebol local.

Enquanto a federação passou a cuidar das seleções e de torneios menores, a liga se dedicou exclusivamente ao Inglês. Deu certo: os direitos de TV passaram a render fortunas aos clubes, novos contratos comerciais foram firmados e patrocinadores se multiplicaram.

A mudança impulsionou as receitas dos clubes e permitiu que trilhassem o mesmo caminho: o da profissionalização.


Estudo da Pluri Consultoria divulgado em novembro de 2011






VEJA TAMBÉM
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Vitória vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 6

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.