publicidade

A melhor atuação em quase dois anos

Não foi a melhor atuação do São Paulo em 2012. Não foi a melhor atuação na Era Leão. Foi a melhor atuação do São Paulo desde que Lucas ainda era Marcelinho. A equipe não deixava seu torcedor orgulhoso de 90 minutos desde as quartas de final da Copa Libertadores de 2010, quando em dois jogos, aniquilou o favorito Cruzeiro.

Naquela ocasião, entetanto, brilhou de maneira diferente. No Mineirão, com mais inteligência do que beleza. No Morumbi, com um a mais durante 90 minutos. No último domingo, o Tricolor, que não conseguia se impôr nem diante de adversários medianos, teve um a menos por 40 minutos e ainda assim esmagou o melhor time do continente, com seus melhores jogadores, inclusive o gênio Neymar.

O número de chances criadas, a convicção em ganhar a partida desde o primeiro minuto, davam a impressão de que o São Paulo queria provar a todos, mas sobretudo a ele mesmo, que voltou a jogar como time grande.

Foi também a melhor atuação de Emerson Leão numa partida em sei lá quantos anos. Muitos. Ele acertou em cheio ao escalar Rodrigo Caio no setor de Neymar e não condeno por não tê-lo tirado, mesmo com cartão amarelo. O garoto estava bem, confiante, e só foi expulso por dois exageros do fraco árbitro Marcelo “APARECIDO” (que, junto aos demais árbitros, também errou ao validar o gol decisivo, de Lucas).

Sem falar na ótima substituição de Luis Fabiano (que pediu para sair) por Edson Silva. O são-paulino pode discordar, mas Leão esqueceu a bobagem de encher a equipe de atacantes e liberou quem desde o início mostrava que podia ajudar a decidir o clássico: Cortez. Uma alteração de conceitos, pensada, planejada, de estratégia, à qual Leão não parecia mais estar acostumado a fazer.



O trabalho “à moda antiga” do dia-a-dia de Leão dá a impressão de que os acertos no time ocorrem por acaso. Seria injusto bater nessa tecla. Casemiro e Cícero juntos a um volante apenas é a escolha correta de um time moderno, desde que ajudem a marcar, o que não ocorria nos jogos mais fáceis. No San-São, ambos foram dedicados, suaram a camisa e ainda guardaram fôlego para atacar – e muito – bem.

Com essa dedicação, Denilson cresceu demais. Deixou de ser um fardo no meio de campo para se tornar essencial na marcação, desarme e saída de bola. O São Paulo fez uma partida em que seus jogadores se procuraram, preencheram os buracos gigantescos que havia entre eles. Casemiro e Luis Fabiano se buscam o tempo todo. Lucas e Fabuloso também. Cícero e Jadson distribuem a todos, e Cortez se apresenta para todos.

Até Paulo Miranda, o calcanhar de aquiles de um time bem montado pela diretoria, tem crescido. Não inspira confiança, recua demais diante de investidas adversárias, mas surge com força no ataque, antecipa-se com mais facilidade. Está em evolução. Luis Fabiano cresce fisicamente e Lucas desabrocha, sem conflitos, entendendo que naquele talento, há espaço para todo tipo de fundamento: o drible, o passe, o chute, a marcação…

O São Paulo ainda precisa melhorar. Se houvesse outro clássico hoje, valendo vaga na final, ou título, eu apostaria no Santos. Não é demérito algum. Para conquistar confiança geral, é preciso uma sequência de vitórias importantes, atuações imponentes e conquistas. Mas há dois anos o time do Morumbi não deixava tão boa impressão.

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 1

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade