publicidade

Rogério Ceni: dez passos para o milésimo

Goleiro do São Paulo inicia neste domingo a contagem regressiva para o milésimo jogo. E o feito pode acontecer exatos 21 anos após ser aprovado em teste no CT

Rogério Ceni próximo de mais uma marca expressiva pelo São Paulo (Foto: Eduardo Viana)

Neste domingo, pela 991 vez na história, Rogério Ceni entrará em campo com a camisa do São Paulo. Contra o Avaí, às 18h30, na Ressacada (com transmissão em tempo real pelo LANCENET!), o goleiro começa a contagem regressiva para o seu milésimo jogo pelo clube. Faltam apenas dez partidas!

E se o centésimo gol aconteceu de maneira perfeita para os são-paulinos (de falta, contra o Corinthians e que pôs fim a um tabu de quatro anos sem vencer o rival), o jogo de número 1000 também caminha para acontecer de forma especial. Uma coincidência gigante que ninguém seria capaz de prever.

Se o camisa 1 disputar as próximas dez partidas, o milésimo será no dia 7 de setembro (pode haver uma mudança para o dia seguinte). O feriado não marca apenas a Independência do Brasil. Nessa mesma data, em 1990, o então menino Rogério, aos 17 anos, realizou um teste no CT, foi aprovado e contratado.

Como se não bastasse o dia, a partida também será no Morumbi, seu estádio preferido. O primeiro jogo, a superação do recorde de Chilavert e o centésimo gol (feitos individuais marcantes para o goleiro) aconteceram todos longe da casa tricolor.

A marca já é esperada por muita gente dentro do clube. Em uma de suas primeiras entrevistas coletivas, quando questionado sobre o recorde de partidas seguidas de Ceni, Adilson Batista fez questão de ressaltar:

– E faltam só 14 para o milésimo.

Poucos jogadores no Brasil já atingiram uma marca tão expressiva como essa. No Tricolor, o capitão tem mais de 300 jogos de vantagem sobre Waldir Peres, o segundo que mais atuou pelo clube. Dos grandes rivais, apenas o Santos possui um atleta que esteve mais vezes em campo: Pelé, em 1106 partidas.

Rogério Ceni começa a contagem regressiva embalado por mais um gol anotado. Antes de balançar as redes do Bahia em cobrança de pênalti na última quinta-feira, o goleiro não marcava desde o dia 10 de abril, contra o Noroeste, pelo Paulistão.

O marketing do clube já começa a se preparar para a marca e poucas coisas podem impedir que ela aconteça na data especial. O destino proporcionou a possibilidade. Cabe a Rogério Ceni jogar e entrar, de novo, para a história.
O passo a passo para o milésimo:

Avaí x São Paulo
Neste domingo - A partida acontece na Ressacada, local onde o Tricolor foi eliminado da Copa do Brasil

Ceará x São Paulo
10/8 Na próxima quarta-feira, o São Paulo estreia pela Copa Sul-Americana, em Fortaleza.

São Paulo x Atlético-PR
13/8 No sábado, Rogério Ceni voltará a jogar no Morumbi, após duas partidas fora de casa.

América-MG x São Paulo
18/8 Na briga pelo topo do Brasileirão, o Tricolor irá encarar o Coelho, na Arena do Jacaré.

São Paulo x Palmeiras
21/8 O primeiro dos dois clássicos antes do milésimo será contra o Palmeiras, dentro do Morumbi.

São Paulo x Ceará
24/8 Partida de volta da Sul-Americana. Competição garante vaga na Libertadores de 2012.

Santos x São Paulo
28/8 Na casa do Rei Pelé, Ceni fará o jogo de número 997 pelo São Paulo. Faltarão só três partidas!

São Paulo x Fluminense
31/8 O duelo com os cariocas marcará o início do returno do Brasileirão. Faltarão só dois!

Figueirense x São Paulo
4/9 Ceni voltará para a cidade de Florianópolis em setembro, um jogo antes do milésimo pelo São Paulo.

São Paulo x Atlético-MG
7/9 No mesmo dia em que completará 21 anos de clube, Ceni pode fazer o milésimo jogo.

Suspensão e lesão: as vilãs de Ceni
Poucos fatores podem impedir que o milésimo aconteça no dia 7 de setembro. Um deles é uma eventual suspensão de Rogério Ceni. No entanto, levando em consideração o histórico recente, as possibilidades de isso acontecer são pequenas.

O camisa 1 levou apenas um cartão amarelo nesse Brasileirão. Para virar desfalque são necessários três, quantidade que o goleiro recebeu em toda a esta temporada. No ano passado, Ceni ficou pendurado desde a quinta rodada do campeonato, mas foi até o fim do ano sem levar o terceiro amarelo. A última expulsão do goleiro aconteceu no Brasileirão de 2009, contra o Santos.

Outro fato que pode atrapalhar a sequência de Ceni seria uma eventual lesão. Na estreia do Tricolor contra o Fluminense, o goleiro precisou deixar o campo com uma entorse no tornozelo esquerdo. Nas semanas seguintes, ele ficou vários dias apenas em tratamento no Reffis, mas não chegou a desfalcar o time em nenhuma partida.

A última vez em que o capitão não atuou foi na segunda rodada do Paulistão de 2010, contra o Mirassol, quando foi poupado.

Marketing já se prepara

A marca histórica de Rogério Ceni será explorada pelo departamento de marketing do São Paulo. O clube ainda evita dar detalhes, mas camisas comemorativas já estão sendo produzidas.

O clube deu menos importância para a marca de 108 jogos seguidos, que superou a do ex-goleiro Suly, porque já voltava suas ações principais para exaltar a milésima partida do goleiro pelo Tricolor.

O maior ídolo são-paulino é sempre alvo de ações que geram retorno ao Tricolor. Recentemente, quando marcou o centésimo gol, contra o Corinthians, no último 27 de março, na Arena Barueri, vários eventos foram promovidos para valorizar o feito do camisa 1.

Assim que saiu o gol, uma longa queima de fogos aconteceu no estádio. Dois dias depois, uma grande festa foi realizado no Morumbi para comemorar o fato e apresentar a chegada de Luis Fabiano.



VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Vitória
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 3

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.