publicidade

'Fla me pediu outra taça', diz criador da Taça das Bolinhas

Artista plástico, Maurício Salgueiro revela que foi procurado pelo Fla sobre possibilidade de fabricar outro troféu. Falta aval da CBF

Foto Eduardo Viana


Alvo da disputa e razão do aumento da rivalidade entre Flamengo e São Paulo, a polêmica Taça das Bolinhas, oficialmente denominada Copa Brasil, repousa no Morumbi desde fevereiro. Mas o clube rubro-negro busca não só na Justiça, mas também no criador do troféu uma maneira de tê-lo em definitivo em sua galeria.

Criador da Taça das Bolinhas, o escultor Maurício Salgueiro revelou que foi procurado por um diretor do clube carioca sobre a possibilidade de fabricar uma taça igual à que está hoje com o São Paulo. O clube já possui outras cinco réplicas menores, dadas aos campeões de cada ano. A resposta foi positiva, mas esbarrou em um porém.

– O Flamengo está querendo fazer outra. Acho justo. O clube tem direito, foi campeão nacional. Dá uma taça para cada um. Mas os direitos autorais são da CBF. Se a CBF autorizar, terei o maior prazer em fazer uma para o Flamengo. O São Paulo fica com a outra. Eu disse ao diretor do Flamengo que faria outra sem problemas – disse Maurício Salgueiro.

Em junho, a entidade revogou o título de 87 do Flamengo e, respeitando decisão da Justiça de Pernambuco, voltou a reconhecer o Sport com único campeão. A briga continua nos tribunais e o São Paulo conseguiu, no último dia 28 de junho, cassar uma liminar conseguida pelo Flamengo na Justiça do Rio e manter a taça no Morumbi.

Aos 80 anos, o botafoguense Maurício Salgueiro tem em uma estante de seu ateliê, no Rio, uma réplica pequena da taça, ao lado do projeto original e de uma foto de Zico com a original, em 1987. E brinca ao ser perguntado sobre quem deveria ficar com o troféu.




– Deveriam ser três. Para Flamengo, São Paulo e um para o meu Botafogo – brincou Maurício.

Fla vai à Fifa por reconhecimento de título de 87; São Paulo aguarda

Ao passo que entrou em contato com o criador da Taça das Bolinhas, o Flamengo busca meios para ter de novo o seu título de 87. Procurador-geral do clube, Rafael De Piro viajou à Suíça para levar o caso à Fifa, buscar o reconhecimento da conquista e informar que o Sport infringiu a regulamentação da entidade ao acionar a Justiça Comum no episódio. De quebra, poderia ter mais um forte argumento pela Taça das Bolinhas.

– O Flamengo disse que, de acordo com a legislação da CBF, eles têm direito a fazer uma taça maior, já que possuem uma réplica pequena – disse Maurício Salgueiro, criador da taça.

Rafael De Piro não foi encontrado para comentar o assunto e retorna hoje ao Brasil. Detentor do troféu, o São Paulo sabe da briga judicial, mas não se assusta.

– Há conflito de competência com decisões em São Paulo, Recife e Rio. Quem pode decidir onde tudo será canalizado é o Supremo Tribunal Federal, em Brasília. A discussão deixou de ser prioritária – disse Carlos Miguel Aidar, advogado do Tricolor e presidente do clube em 87.

Com a palavra, Maurício Salgueiro, artista criador da Taça das Bolinhas: 'Tanto Flamengo quanto São Paulo merecem a taça'

Em 1975, a CBF resolveu sair um pouco daquela linha de taça tradicional, comprada em loja. Em convênio com a Caixa Econômica Federal, houve uma concorrência por convite. Foram convidados os dez escultores que estavam em evidência na época e eu fui um deles. Nós então entramos na concorrência. Com as esferas, desenvolvi os espaços e respeitei a forma da taça.

Ao longo do campeonato, apresentam-se as equipes mais aptas ao título e isto é representado através do aumento do volume das esferas. Acima, fica a esfera dourada, do vencedor. Gosto do nome Taça das Bolinhas. A voz do povo é a voz de Deus. Tanto Flamengo, um clube mágico, quanto São Paulo, organizado, a merecem.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 8

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.