publicidade

BRASILEIRO 2011: Com Lucas em foco, São Paulo tenta driblar crise e voltar à Libertadores

A temporada de 2011 começou para o São Paulo de um jeito diferente. Sem vaga na Libertadores, torneio endeusado por sua torcida e diretoria, o clube voltou-se para a Copa do Brasil buscando um título inédito. O sonho acabou nas quartas de final, diante do Avaí. No Campeonato Paulista, a eliminação foi na semi, contra o Santos.

Após as duas derrotas, o clube do Morumbi vive dias turbulentos. Ainda em campo, depois da eliminação contra o Avaí, o meia Rivaldo criticou o trabalho do técnico Paulo Cesar Carpegiani. Os boatos sobre a demissão do comandante não demoraram a aparecer, mas ele foi mantido - começa o Brasileiro sob pressão.

Leia Mais

* Análise do Arnaldo Ribeiro: São Paulo
* ESPN.com.br completa hoje prévias dos times da Série A; releia as entrevistas exclusivas


Acostumada a colecionar títulos na última década, a torcida do clube começa a ficar impaciente. No início da semana, um grupo foi ao CT protestar. Um dos alvos era o meio-campista Lucas, destaque da equipe no primeiro semestre, apesar dos resultados ruins.

Lucas é uma das apostas do São Paulo para o Campeonato Brasileiro, mas não a única. “O cara é o Rogério, e tem o Luis Fabiano. Eu sou suspeito para falar de mim mesmo. Prefiro comer pelas beiradas, correr por fora”, disse, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.

Embora tente manter a modéstia, Lucas deve ser o diferencial da equipe. Único jogador do clube pré-convocado por Mano Menezes para a Copa América, ele diz que o time busca pelo título. Para encerrar um jejum de dois anos. E, claro, para levar a equipe de volta à Libertadores em 2012.

Lucas é a promessa do São Paulo para o Campeonato Brasileiro
Crédito da Imagem: Vipcomm

Leia e entrevista completa do meia Lucas ao ESPN.com.br:

ESPN.com.br - Quais são as pretensões do São Paulo para o Campeonato Brasileiro?
Lucas - O objetivo é conquistar o título. Sabemos que o Brasileiro é difícil, tem grandes equipes, mas o São Paulo entrar para tentar ser campeão e voltar à Libertadores.

ESPN.com.br - Como conseguir esses objetivos traçados, qual a grande chave para isso?
Lucas - Sem dúvida, a grande receita é ter regularidade. Temos que ganhar o máximo de pontos no começo, mas não podemos oscilar durante o campeonato. Temos que somar pontos fora de casa e não podemos perder pontos em casa. O importante é ter regularidade do começo ao final.

ESPN.com.br - Como o time pode ser afetado pela janela de transferências? Quantos jogadores podem sair? Você mesmo deve ser um dos alvos...
Lucas - Não estou pensando nisso, meu objetivo é ajudar o São Paulo, continuar no clube e buscar o título. Se no meio do ano vier proposta para algum jogador, a diretoria vai decidir o que for melhor para os dois, se é bom para o clube e para o jogador. Mas nós temos que pensar só em jogar futebol e ajudar o São Paulo.

ESPN.com.br - Como o desempenho do São Paulo no primeiro semestre, que não foi lá muito bom, pode influenciar o desempenho no Brasileiro?
Lucas - Sabemos que esse primeiro semestre não foi bom para a nossa equipe, não conseguimos os objetivos que queríamos. Mas temos que esquecer o que passou. Isso tem de servir de lição e temos que aprender com os erros. O importante agora é pensar nos campeonatos que ainda nos restam para disputar, usar como lição o que passou para tentar o título do Brasileiro.

ESPN.com.br - Quem é "o cara" do time do São Paulo?
Lucas - O cara do São Paulo sempre foi o Rogério Ceni, pela sua história, pelos títulos, por tudo que já fez pelo grupo, pela qualidade. E agora tem também o Luis Fabiano, que é goleador, foi artilheiro por onde passou, é jogador de seleção.

ESPN.com.br - Por que você não se incluiu nessa lista?
Lucas - Eu sou suspeito para falar de mim mesmo (risos). Prefiro comer pelas beiradas, correr por fora.

ESPN.com.br - Em quem ficar de olho nesse Campeonato Brasileiro?
Lucas - São vários bons jogadores, tem o Neymar e o Ganso no Santos, o Thiago Neves que está jogando muito bem pelo Flamengo também. São vários que podem se destacar, e todo ano também sempre aparecem algumas surpresas.

ESPN.com.br - Muitos jogadores e técnicos de outros clubes estão citando você como um dos destaques. Você concorda?
Lucas - Fico feliz (risos). É bom saber que muita gente aposta em mim. Vou dar o meu máximo, o meu melhor para demonstrar isso dentro de campo. Sei que tenho uma responsabilidade e espero estar bem para poder ajudar o São Paulo.

ESPN.com.br - Que é o time que está jogando mais bonito no Brasil hoje? Quem é o Barcelona do futebol brasileiro?
Lucas - Tem o Coritiba, que está em uma excelente fase, mostrou isso no Campeonato Paranaense e está mostrando na Copa do Brasil. É uma surpresa esse ano e, com certeza, vai dar muito trabalho nesse Brasileiro. E tem o Santos também, que foi campeão paulista e está brigando pelo título da Libertadores. Além disso, tem um excelente treinador e jogadores diferenciados.

INFORMAÇÕES RELEVANTES DO SÃO PAULO

- Títulos Brasileiros: 6 (1977, 1986, 1991, 2006, 2007, 2008)
- No Brasileiro 2010: 9º colocado
- O que fez em 2011: Eliminados nas semifnais do Paulista e nas quartas de final da Copa do Brasil
- Jogos Oficiais em 2011: 28 (19 vitórias, 2 empates e 7 derrotas)
- Artilheiro na temporada: Dagoberto, com 13 gols
- Técnicos em 2011: Paulo César Carpegiani (Atual)
- Time Base: Rogério Ceni, Xandão, Alex Silva (Bruno Uvini) e Rhodolfo; Jean, Casemiro, Carlinhos Paraíba e Juan; Lucas, Luís Fabiano e Dagoberto (Fernandinho).


VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir São Paulo vs Palmeiras ao vivo
- Veja como assistir São Paulo vs Palmeiras ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 0

Comentários (1)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.