publicidade

Vilão no Brasil, calendário é aliado na Europa

Nos quatro primeiros meses da temporada, clubes sofrem com o calendário e lesões. No mesmo período europeu, mais preparação e menos jogos




A lógica das lesões e dos times desfalcados se repete em 2011. Enquanto o Brasil vê suas equipes caírem na Libertadores e jogadores de qualidade como Ganso afastarem-se dos gramados por problemas físicos, o futebol europeu vê Barcelona, Borussia Dortmund, Manchester United, entre outras equipes, com desempenho invejável e repetindo escalações.

Essa desvantagem tem relação direta com o período de pré-temporada dos clubes brasileiros e europeus. Grêmio e Internacional, por exemplo, tiveram pouco mais de dez dias para aprimorar a parte física para um Campeonato Gaúcho que começava na segunda semana do ano. Enquanto isso, a dupla inglesa Manchester United e Chelsea dedicava mais de 50 dias de sua temporada à preparação.

Com isso, clubes brasileiros perdem peças importantes, como Ganso, que deverá desfalcar o Santos por seis semanas. Só o Grêmio registrou 17 lesões de seus jogadores na atual temporada. Com isso, a CBF começa a estudar alternativas.


Calendário da Copa do Brasil está em xeque


De acordo com notícia publicada pela “Folha de S. Paulo”, na semana passada, a CBF estuda a possibilidade de incluir, na Copa do Brasil, os times que caírem precocemente na Libertadores do mesmo ano. A medida seria motivada pelos fracassos de Corinthians, Internacional, Grêmio, Cruzeiro e Fluminense nesta edição da principal competição do continente.

O Corinthians, eliminado na primeira fase, logo solicitou a sua inclusão na Copa do Brasil. Além de atender a demanda dos clubes, a CBF entende que o torneio passaria a ser mais atrativo aos clubes em termos de patrocínio e cotas de televisão. Nos anos 90, a entidade permitia
que um clube disputasse simultaneamente as duas competições. Um bom exemplo é o Palmeiras de 1999, que chegou à semifinal da Copa do Brasil e venceu a Libertadores no mesmo ano.

_________________________________________________________


COM A PALAVRA
José Cabello, preparador físico do Málaga (ESP)

"O calendário europeu começa a ganhar intensidade apenas na reta final, geralmente em abril. As equipes que alternam jogos entre as ligas internacionais e torneios locais têm tempo para recuperarem os jogadores. Existe uma pausa de quase três meses, o que pesa durante as fases decisivas.

Quando o Mundial e a Eurocopa estão entre uma temporada e outra, o atleta tem um intervalo menor e corre mais risco de sofrer uma fadiga muscular ou ficar exposto à lesões. Os jogadores precisam de um mês inteiro de férias, antes de retomarem, lentamente, às atividades no
mês seguinte, com jogos amistosos. Um pouco mais de dois meses sem a pressão de um torneio oficial"

_________________________________________________________

OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS
Para você, quem é o culpado pelas lesões: o calendário do futebol brasileiro, preparadores? Por que?

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo
“Com tantos jogos em sequência, vocês expõe muito o jogador, que pode vir a sofrer uma lesão repentinamente. Já perdi atletas por motivos banais, até mesmo durante os treinos. O desgaste é uma situação difícil de se lidar"

Neymar, atacante do Santos
“Não somos máquinas. Com a sequência dos jogos, acabamos nos cansando e sofrendo lesões, não tem jeito. Esse calendário é muito ruim para o futebol brasileiro, é decisão atrás de decisão. Nosso time está cansado e perdendo peças"

William Magrão, volante do Grêmio
“Esse ano, principalmente, tivemos muito pouco tempo para fazer a pré-temporada. Estamos numa maratona de partidas importantes e não se pode poupar atletas para o jogo seguinte. Tem de ser feito algo para que seja feita uma preparação adequada"




VEJA TAMBÉM
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis
- Tricolor escalado para o jogo contra o Palmeiras
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 0

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.