publicidade

Planejamento foi errado para Lucas?



Lesionado, Lucas está fora por ao menos duas semanas

Lucas está fora de dois jogos decisivos do São Paulo. E pode ficar de outros dois, caso o time chegue até as quartas de final da Copa do Brasil e a final do Paulistão. Carpegiani vai peder seu melhor jogador em momentos importantes deste primeiro semestre.

Bacharel em Esporte pela USP, me sinto à vontade e capacitado para falar do que pode ter ocasionado o estiramento (coxa esquerda) do meia. O departamento médico errou? A comissão técnica planejou errado a programação do atleta? A preparação física forçou mais do que deveria? Sem saber fisiologicamente qual era a condição de Lucas, muito menos ter acesso aos seus testes, fica complicado opinar sobre isso. Mesmo assim, certos pontos podem ser questionados.

O meia não teve férias ano passado. Isso depois de atuar em quase todo segundo turno do Brasileirão. Lucas, depois de uma semana de descanso, foi integrar, ainda sem o status que tem hoje, a Seleção Brasileira sub-20. Entre um dia e outro de folga para festividades de fim de ano, logo seguiu para o Peru. Lá, atuou em todas partidas. Tudo isso sem uma pré-temporada ideal.

Finalizada a participação no Sul-Americano, o garoto voltou para o Brasil. Dois dias depois, seguiu para Campina Grande, na Paraíba. Lá, fez um primeiro tempo eletrizante. Mas cansou no segundo e saiu. Daí em diante, teve uma sequência de sete jogos seguidos. O embalo só foi interrompido em virtude de convocação para Seleção.

Depois de voltar de Londres, em viagem longa, Lucas não teve descanso. Chegou em um dia e no outro seguiu com a delegação para Recife, onde enfrentou o Santa Cruz. Ufa! Mais uma maratona de um garoto que está em fase final de formação do seu corpo e, inclusive, tem feito fortalecimento muscular constante para não sofrer com lesões e também aguentar o tranco.

Mas o descanso também veio. Não programado, mas por um terceiro cartão amarelo no Paulistão e um vermelho na Copa do Brasil. Foram dois confrontos fora e uma semana sem jogos. Seria o suficiente? Impossível saber, já que não se resolve um problema (se é que o mesmo existia) ganhando uma longa folga. Até mesmo o descanso tem de ser dosado. Se um atleta corre três maratonas seguidas, não serão 30 dias parado que vão fazer ele voltar aos níveis ideias fisiológicos. Até mesmo o treino (psicina, musculação, massagem…) é importante em um trabalho de recuperação.

Agora, Lucas teve uma lesão muscular. Esta é causada por diferentes fatores. Um jeito de correr errado, um esforço a mais, uma perna esticada além do normal, um aquecimento mal feito e também pelo excesso de exercício físico, entre outras possibilidades. O que aconteceu com o meia? Por que a lesão? Boas perguntas, que nem os médicos do São Paulo, muito menos a comissão ténica, podem responder. O que podem fazer é repensar o trabalho com o garoto. Alex Silva, por exemplo, que tem o joelho direito operado, ganha folga em treino por qualquer dor sentida. Até mesmo Jean, exemplo de preparo físico, foi poupado recentemente por dores. Então, talvez seja o caso de fazer o mesmo com Lucas. Caso contrário, da próxima vez a lesão pode ser mais grave (0,7 centímetros) e tirá-lo por mais tempo de combate.

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir São Paulo vs Palmeiras ao vivo
- Veja como assistir São Paulo vs Palmeiras ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 11

Comentários (22)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.