publicidade

Ponte, Oeste e Mirassol tentam desbancar os grandes no Paulistão

Ao final da primeira fase do estadual, três equipes do interior seguem na briga pelo título. Qual delas terá força para eliminar os principais times?


Renatinho (Ponte Preta), Roger (Oeste) e Xuxa (Mirassol) continuam vivos na briga pelo Paulistão 2011

As grandes equipes de São Paulo entram como favoritas à conquista do Paulistão nesta reta decisiva do estadual. Mas, ao final da primeira fase, três times do interior seguem firmes na buscar por um lugar ao sol. Oeste, Mirassol e Ponte Preta fazem companhia a São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos e Portuguesa nas quartas de final, que serão disputadas no próximo fim de semana.




A Federação Paulista de Futebol se reúne na tarde desta segunda-feira para definir os detalhes da reta final do Paulistão 2011. O Conselho Técnico da entidade tem reunião marcada para as 14h, quando decidirá, inicialmente, as datas, horários e locais das partidas das quartas de final.



Clubes menores costumam dar trabalho no Campeonato Paulista. No ano passado, o Santo André fez a final com o Santos. Em 2008, a Ponte também chegou à decisão com o Palmeiras. E até mesmo finais caipiras estão escritas na história da competição. A mais famosa delas, a de 1990, entre Bragantino e Novorizontino.



Para 2011, o técnico corintiano Tite já admitiu que teme que um dos quatro grandes fique pelo caminho, tropeçando num dos caipiras. Então, o GLOBOESPORTE.COM faz um balanço da participação dos três times na primeira fase e apresenta a seguir os responsáveis pelas belas campanhas de suas equipes.



Ponte: imbatível contra os grandes




Renatinho, da Ponte Preta (Foto: PontePress / Thiago Toledo)Renatinho é o principal destaque da Macaca

(PontePress/Thiago Toledo

Surpresa do Paulistão, a Ponte Preta chega à segunda fase com dois trunfos: a campanha contra os quatro grandes do estado e o desempenho longe do Moisés Lucarelli.


Frente ao “Trio de Ferro”, três vitórias - 2 a 1 no Palmeiras, 1 a 0 no Corinthians, 1 a 0 no São Paulo - e um empate - 2 a 2 com o Santos.



A classificação da Macaca se deve também às atuações fora de Campinas. Dos 32 pontos conquistados, 18 foram obtidos longe de seus domínios (seis vitórias em nove jogos).



A defesa da Ponte é a terceira melhor do campeonato, com apenas 16 gols sofridos, mas o grande destaque do time é o meia-atacante Renatinho, 22, cinco gols no Paulistão. Revelado pelo Coritiba, ele está emprestado ao clube campineiro até o fim do ano. Veloz, pode atuar como quarto homem de meio-campo ou como segundo atacante.



O “quarteto mágico” de Itápolis



Willian José do São Paulo contra o Oeste (Foto: Vipcomm)Cris (3) e Paulo Miranda (4) contra o São Paulo

(Vipcomm)

Pela primeira vez na história, o Oeste garantiu vaga na fase final do Paulistão. Sexto colocado na primeira fase, com 31 pontos, o time de Itápolis deve isso a quatro jogadores: Fábio Santos, Anselmo Ramon, Roger e Reinaldo. Juntos, eles fizeram 24 dos 25 gols da equipe no campeonato.




Fábio Santos, 24, já fez nove e está atrás apenas de Liedson e Elano na artilharia. Seu parceiro de ataque, Anselmo Ramon, 23, tem sete e está no clube por empréstimo. Quem detém seus direitos é o Cruzeiro, que o contratou em 2006 junto ao Bahia. O jogador, no entanto, nunca teve chance no clube mineiro. Esta é a sexta vez que a Raposa empresta o atleta.



O reserva imediato dos dois é Reinaldo, 30, que iniciou a carreira no Palmeiras e se destacou em cenário nacional no Botafogo, clube que defendeu de 2005 a 2007.

Mais atrás, municiando os atacantes, está o meia Roger, 25, revelado pelo Internacional de Porto Alegre. Apesar do talento, o armador sempre se destacou mais pela indisciplina. Por este motivo que não permaneceu no Mirassol, em 2009, e no São Caetano, no ano passado.

Se quiser passar pelo Oeste, o Corinthians precisará ter atenção redobrada com o “quarteto mágico” de Itápolis. Na primeira fase, o Timão levou a melhor: 3 a 0.

Mirassol em queda



Elano Santos Xuxa Mirassol (Foto: Ag. Estado)Xuxa divide com Elano, do Santos (Agência Estado)

Apesar do sétimo lugar na fase de classificação, o Mirassol tem mais motivos para se preocupar do que comemorar. Após uma primeira metade de campeonato perfeita, quando conquistou 22 pontos em dez jogos e chegou a liderar o Paulistão, o time teve uma queda de rendimento e somou apenas oito pontos nas últimas nove rodadas.

A falta de resultados está ligada ao desempenho do meia Xuxa, 29, artilheiro da equipe com oito gols. Termômetro do time, o armador passou a ser marcado pelos adversários e tem tido pouco espaço para servir os companheiros e decidir as partidas.

Este é o segundo Paulistão que Xuxa disputa pelo Mirassol. Em 2008, ele também se destacou e quase foi parar no Santos.

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 3

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade