publicidade

São Paulo 'dança o frevo' e perde para o Santa Cruz

Rodrigo Souto marcou, contra, o único gol do jogo. Agora, vaga às oitavas de final da Copa do Brasil será decidida na próxima quarta-feira, em Barueri.

Corajoso, Santa Cruz venceu a partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil(Foto: Pablo Rey)

A semana do São Paulo era irretocável, mas depois da vitória no clássico contra o arquirrival Corinthians, o gol 100 de Rogério Ceni e a apresentação de Luís Fabiano no Morumbi, o Tricolor paulista conheceu um revés e perdeu para o Santa Cruz por 1 a 0, no estádio do Arruda, no Recife, em partida válida pela segunda fase da Copa do Brasil.

O gol de Rodrigo Souto, contra, obriga o São Paulo a decidir a vaga às oitavas de final da competição na próxima quarta-feira, quando recebe o mesmo Santa Cruz no estádio da Arena Barueri. O Tri-Mundial precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação. Um empate dá a vaga ao Santa. Uma vitória do Tricolor paulista por 1 a 0 leva a partida para os pênaltis - já uma vitória simples cedendo um gol aos pernambucanos também dá a vaga ao Santa Cruz.

O vencedor do confronto entre os dois Tricolores encara o ganhador de Goiás e Ponte Preta. A primeira partida entre estas duas equipes ainda acontece nesta quinta-feira, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Foi apenas a segunda vitória do Santa Cruz zobre o rival paulista em 17 jogos. O único êxito da Cobra Coral até então havia sido no ano de 1988.

DUELO QUENTE

O duelo entre Santa Cruz e São Paulo, que não acontecia desde 2006, começou a mil por hora. Com Rivaldo na equipe titular - o meia é pernambucano e atuou pelo Santa Cruz no começo da carrreira -, o Tricolor paulista tentava dominar as ações no meio-campo.

Primeiro, o próprio Rivaldo deu as boas vindas para a torcida do Santa, aproveitando chute de fora da área e exigindo defesa de Tiago Cardoso aos 5 minutos.

Depois, o Tricolor pernambucano apostou em uma jogada característica para tentar assustar os visitantes. O camisa 8, Weslley, era o responsável pelas bolas paradas. Dos pés dele, a Cobra Coral incomodava a defesa são-paulina pelo alto. Exemplo da ofensiva pernambucana foi aos 12 minutos, quando Weslley cobrou falta fechada e Rogério dividiu por cima. O camisa 1 são-paulino levou a pior.

Já em boas condições de jogo, o goleiro-artilheiro ainda viu Landu cruzar para Gilberto cabecear, aos 25. O camisa 9 da Cobra Coral, aliás, pode ser o próximo reforço do Corinthians, conforme apurou o LANCENET!.

E era pelos flancos que o Santa conseguia se impor no estádio do Arruda. Assim, aconteceu o primeiro gol do jogo, quase 'sem querer': aos 34 minutos, Gilberto recebeu na esquerda e cruzou por baixo. A bola passou pela defesa são-paulina e Rodrigo Souto, livre, tentou tirar a bola em linha de fundo, mas errou nos cálculos e, 'consciente', marcou o gol contra.

Atordoado, o Tricolor paulista rapidamente tentou empatar a fim de salvar a semana irretocável dos são-paulinos. O Tri-Mundial bem que estufou as redes, mas o gol de Dagoberto foi anulado depois que o atacante concluiu de cabeça em posição irregular, aos 42 minutos da primeira etapa.

Decidido a espantar a má atuação, Dagoberto, aos 5 minutos, cortou dentro da área e chutou para defesa de Tiago Cardoso. Três minutos mais tarde, Dagol não alcançou cruzamento de Lucas e viu Fernandinho isolar dentro da área.

A pressão do Tricolor paulista se fazia sentir de tal forma que foi inevitável o gol de empate, especialmente depois que Leandro Souza foi expulso aos 25 minutos.

Com um jogador a mais, o São Paulo abriu mão da defesa e lançou seus dez homens de linha ao campo de ataque. Porém, faltava ousadia na equipe de Carpegiani. Lucas, marcado de perto por Everton Sena, não conseguiu repetir as boas atuações.

Se por baixo, o Tri-Mundial não mostrava inspiração, a equipe repetiu a estratégia pernambucana na primeira etapa e apostou nas bolas paradas. Em uma delas, aos 39, Miranda cabeceou com perigo para fora.

Mas o Santa era incansável, e manteve o resultado positivo. Aos gritos de 'Guereiro, time de guerreiro', entoados pela fanática torcida da Cobra Coral, o time da casa se esforçou até o fim e levou a melhor. Sobrou até para Ceni cobrar falta longa na área, que a defesa pernambucana afastou, para delírio da torcida coral.

Na próxima quarta-feira, os dois times decidem a vaga nas oitavas de final na Arena Barueri, em São Paulo. O Santa Cruz pode empatar que leva a vaga.

Antes, o Tricolor volta a campo no próximo domingo, quando encara o Mirassol na Arena Barueri, pelo Campeonato Paulista. No mesmo dia, o Santa tem clássico local contra o Sport, em partida válida pelo Campeonato Pernambucano.

FICHA TÉCNICA:
SANTA CRUZ-PE 1X0 SÃO PAULO

Estádio: Arruda, em Recife (PE)
Data/hora: 30/3/2011 - às 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Raimundo Carneiro de Oliveira (BA) e José R. Dias da Hora (BA)
Renda/público: Não divulgados
Cartões amarelos: Leandro Souza, Weslley (SCR); Miranda, Rogério Ceni (SPO)
Cartões vermelhos: Leandro Souza, 25'/2ºT (SCR)
GOLS: Rodrigo Souto (contra), 34'/1ºT (1-0)

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso, Thiago Mathias, Everton Sena e Leandro Souza; Cléber Goiano, Jeovânio, Weslley, Natan (André Oliveira, 26'/2ºT) e Renatinho; Gilberto (Laécio, 45'/2ºT) e Landu (Marcus Vinícius, 26'/2ºT). Técnico: Zé Teodoro.

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Rhodolfo, Alex Silva, Miranda e Juan (Carlinhos Paraíba, intervalo); Jean, Rodrigo Souto (Marlos, 22'/2ºT), Rivaldo (Ilsinho, 15'/2ºT) e Lucas; Dagoberto e Fernandinho. Técnico: Paulo César Carpegiani.

VEJA TAMBÉM
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 4

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.