publicidade

Santos x São Paulo: clássico do 'espelho'

Para final, São Paulo e Santos se apoiam nos pontos fortes do adversário para chegarem à decisão

O melhor ataque do Campeonato Paulista será campeão se não sofrer gols nas próximas quatro partidas. A melhor defesa entre as equipes classificadas, segunda da competição, precisa de gols para reverter a desvantagem e avançar à decisão.

Ironicamente, no duelo mais esperado da semifinal do Paulistão, a poderosa linha de frente do Santos e a confiável retaguarda do São Paulo irão se confrontar. E para terem sucesso, os clubes terão de se espelhar nos pontos fortes dos adversários.
Não que o ataque tricolor tenha sido desprezível na primeira fase, mas a diferença para o próximo rival é grande. Os comandados de Ricardo Gomes fizeram 41 gols: terceiro mais eficiente do Paulistão, mas 20 atrás do Santos, absoluto nesse quesito.

A esperança da torcida é a evolução recente do setor. Nas últimas três rodadas, contra Corinthians, Botafogo e Santo André, adversários na luta pela semifinal, o São Paulo balançou redes 11 vezes. Além dos bons momentos de Washington e Dagoberto, a entrada de Marlos deu mais velocidade ao meio de campo.

– Todos nós sabíamos da qualidade do Marlos desde o ano passado, e que isso aconteceria quando ele tivesse chance. Acho que o coletivo todo melhorou e quando isso acontece, os jogadores tendem a crescer também – elogiou Hernanes, beneficiado com o rendimento de toda a equipe.

Embora prefiram não atribuir ao jogo de domingo importância maior no confronto, os tricolores sabem que é fundamental vencer no Morumbi para ir à Vila Belmiro com vantagem. O técnico Ricardo Gomes deverá manter a formação com o Coração Valente, mas não se cansa de ressaltar a opção de Fernandinho.

– Com o Washington tenho um homem mais de área, mas o Fernandinho está em condições boas e agora tenho essa variação. E será assim durante o ano inteiro – assegurou.

Já o Santos conquistou admiradores ao longo da competição justamente pela ousadia e o excesso de jogadores do meio para frente. Isso não significa que Dorival Júnior tenha se descuidado da marcação. A defesa do Peixe é a quarta melhor do Paulista, atrás de Corinthians, São Paulo e Portuguesa. Um dos responsáveis é Edu Dracena. Contratado no fim do ano passado, mas utilizado com frequência somente em 2010, o zagueiro se transformou no líder desse setor, mas prefere que os companheiros preservem o estilo na semifinal.

– Quando as equipes assimilarem o ponto forte da outra serão praticamente imbatíveis. Acredito que a melhor defesa seja mesmo o ataque. Se você atacar, os adversários terão de se preocupar mais com a defesa e nós temos o ataque mais positivo do campeonato, e vamos enfrentar uma das melhores defesas – analisou.

O pedido de Dracena deverá ser atendido por Dorival Júnior. Mesmo ciente da relevância dos zagueiros daqui até o fim do campeonato, o comandante não pretende abrir mão do estilo que tornou o Santos o time da moda no país neste semestre.

Espelhados, Tricolor e Peixe prometem grandes clássicos. Quem vai levar a melhor? Ataque ou defesa?

VEJA TAMBÉM
- Zubeldía fica encantado com descoberta de Dorival
- Zubeldía é sincero e explica decisão de cortar James no São Paulo
- São Paulo pode trocar jogador com o Internacional


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 7

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Manoel Barradas -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença
    https://media.api-sports.io/football/teams/7879.png
    Águia De Marabá
    1 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade