Seis jogos e só uma vitória: não é lá muito animador o retrospecto de Milton Cruz, que ainda empatou três vezes e perdeu duas, como treinador do São Paulo. Assumindo a equipe novamente, agora por conta do problema de saúde de Ricardo Gomes, o membro mais antigo da comissão técnica são-paulina retorna ao comando com grandes responsabilidades.
Milton tem cerca de 15 anos de São Paulo e ainda foi praticamente dublê de treinador em 2003. Daquela vez, dividiu o comando com o chileno Rojas, que oficialmente era o técnico. Tiveram sucesso na função, reconduzindo o clube para a Copa Libertadores depois de uma década de ausência.
Nas linhas abaixo, o Terra relembra os seis jogos em que Milton Cruz esteve oficialmente à frente do time. Confira:
15/12/1999 - São Paulo 2 x 1 Atlético-PR
O São Paulo, eliminado pelo Corinthians na semifinal da Série A, foi direto à semi da seletiva para a Libertadores, onde encontrou o Atlético-PR. Pressionado, Carpegiani acabou demitido por perder de 4 a 2 na Arena da Baixada no jogo de ida - e assumiu Milton Cruz para a volta. Em sua primeira experiência, ele conseguiu uma insuficiente vitória por 2 a 1, gols de França, de pênalti, e do lateral direito Anderson Lima. Levir Culpi assumiria o clube para o inÃcio de 2000.
21/04/2005 - Universidad do Chile 1 x 1 São Paulo
Emerson Leão deixou o São Paulo para trabalhar no futebol japonês e coube a Milton Cruz buscar a classificação no Chile, seis anos após sua primeira chance como interino. Contra a Universidad, o novato não fez mudanças no time base, escalando apenas Luizão no lugar do suspenso Grafite. A estrela do técnico brilhou e o próprio Luizão fez - o gol do time chileno foi de Gioino, que depois jogaria no Palmeiras.
24/04/2005 - Fluminense 2 x 1 São Paulo
Ainda sem treinador definido, Milton permaneceu para a estreia do Brasileiro, no Maracanã. No duelo entre o campeão paulista e o carioca, prevaleceu o Fluminense. Tuta fez duas vezes para o Flu e Souza, saindo do banco, diminuiu para o São Paulo.
30/04/2005 - São Paulo 1 x 1 Paraná
Milton Cruz já sabia que era seu último jogo no comando do São Paulo e Paulo Autuori, das arquibancadas, viu seu novo clube apenas empatar com o Paraná Clube. Milton sequer ficou até o fim da partida: já no primeiro tempo, foi expulso pelo árbitro Clever Assunção Gonçalves. Um gol de Daniel Marques dava aos visitantes a vitória, mas um gol de bico do uruguaio Lugano, aos 45min do segundo tempo, determinou o empate.
15/08/2007 - Figueirense 2 x 2 São Paulo
Assim como ocorre na noite desta quarta, Milton Cruz trabalhou para o confronto da Copa Sul-Americana por conta de um problema de saúde do titular (Muricy tinha uma virose). Com time misto, já que os nomes principais estavam focados no Brasileiro, o jogo acabou empatado: Chicão, que iria depois para o Corinthians, e Peter, fizeram os gols catarinenses. Rogério Ceni (pênalti) e Hernanes (falta) empataram e o São Paulo avançou no jogo de volta.
21/06/2009 - Corinthians 3 x 1 São Paulo
Três dias depois de cair na Libertadores contra o Cruzeiro e um dia depois de Muricy Ramalho ser demitido, Milton Cruz foi para o clássico com o Corinthians, no Pacaembu. Os são-paulinos estiveram inseguros e foram facilmente dominados pelo time misto do rival, que fez com Chicão, Cristian e Jucilei - Richarlyson, com um golaço, diminuiu. Milton ainda foi provocado por Mano Menezes, que o chamou de interino.
VEJA TAMBÉM
- TECNOLOGIA DE PONTA! São Paulo planeja reformar reffis de Cotia após instalação de aparelhos de gigantes da Europa
- PROJETO DE EXPANSÃO? São Paulo adia renovação com Mondelez devido a planos com a WTorre
- O QUE VOCÊ ACHOU? Torcida avalia desempenho de Jamal Lewis na equipe titular do São Paulo