publicidade

São Paulo e Portuguesa começam o Estadual com estreias neste domingo

Marcelinho e Leo Lima, na criação, dão ofensividade ao Tricolor no 4-4-2

Após uma temporada sem títulos, o São Paulo tenta voltar à "rotina" de conquistas em 2010. E o primeiro jogo será neste domingo, contra a Portuguesa , no Morumbi, às 17h, pelo Campeonato Paulista . O torcedor tricolor vai reencontrar a equipe, mas com mudanças significativas: reforços no meio e esquema ofensivo. A Lusa também promoverá estreias de jogadores e espera atrapalhar os planos do dono da casa logo de cara. O GLOBOESPORTE.COM acompanha este duelo em Tempo Real.



Sem ser campeão em 2009, o Tricolor trocou algumas peças para esta temporada: trouxe Marcelinho Paraíba, Carlinhos Paraíba, Leo Lima, Fernandinho, Xandão e André Luis. Perdeu Hugo, Borges e Rodrigo. Ricardo Gomes, que agora começa o ano moldando o time de acordo com o que mais gosta, resolveu adotar o 4-4-2. E, apesar de querer vencer o Paulista, ele vai usar os primeiros sete jogos na competição para trocar muitas peças e montar a equipe ideal para a estreia na Libertadores, no dia 10 de fevereiro, contra o Monterrey (MEX), no Morumbi.



Ceni sabe da importância da Libertadores no primeiro semestre, mas já avisa: também quer o Paulistão, que o clube não vence desde 2005, ano em que foi pela última vez campeão também da competição continental e do Mundial de Clubes.



- Tento ganhar todos os jogos com a mesma seriedade. Se for escalado, tenho que entrar pra vencer. Lógico que se valoriza mais a Libertadores e o Brasileiro, que ganhou força com os pontos corridos. Mas o Paulistão é o campeonato atual, e temos que fazer nosso melhor nele - explicou o goleiro.



Time mais ofensivo no Tricolor
Com certo tempo para trabalhar, Ricardo Gomes resolveu apostar no 4-4-2. André Dias e Miranda seguem na equipe, com dois improvisados nas laterais: Jean e Jorge Wagner. No meio, as principais novidades: Marcelinho e Leo Lima são os responsáveis pela criação. Dagoberto e Washington completam o ataque.



Para Ceni, a mudança de esquema gerará algumas dificuldades iniciais, mas nada que não possa ser rapidamente superado.



- O 4-4-2 é o esquema mais tradicional no futebol brasileiro e até mundial. Nosso time vem desde 2004 jogando de outra forma, então os zagueiros, que não têm a sobra, e os laterais, que terão que pensar primeiro em marcar, sentirão mais. O Miranda e o André se conhecem bem e ficarão mais próximos. Em contrapartida, o meio fica mais forte com este esquema - analisou o ídolo são-paulino.



Estreias na Lusa

O técnico Vagner Benazzi promoverá três estreias na equipe em 2010: Paulo Sérgio, que estava no Vasco, Gladstone, que defendeu o Náutico no Brasileiro, e Athirson, que retorna após uma passagem pelo Cruzeiro. A dúvida é se Felype Gabriel vai jogar ou não. O jogador tem propostas do Botafogo e do futebol japonês, mas a Lusa não tem se mostrado a favor da liberação por empréstimo, por possuir 50% dos direitos federativos do atleta. O clube só aceita vendê-lo. Se Felype jogar, Gladstone deve ser sacado e o time passará a jogar no 4-4-2.



Athirson espera que a torcida da Portuguesa compareça ao Morumbi para apoiar a equipe neste primeiro jogo do Paulistão. No ano passado, o time perdeu a vaga na semifinal para o Santos. Desta vez, não pretende deixar a oportunidade passar, e para isso deseja vencer desde o primeiro jogo, sempre com a força do torcedor no estádio.



- Ano passado jogamos várias vezes com o Canindé lotado. É um clima diferente, que empolga ainda mais. Domingo não vamos jogar em casa, mas vai ser muito bom ter o apoio da torcida. Espero que eles possam comparecer - ressaltou o jogador.









SÃO PAULO
PORTUGUESA
Rogério Ceni, Jean, André Dias, Miranda e Jorge Wagner; Hernanes, Richarlyson, Marcelinho Paraíba e Leo Lima; Dagoberto e Washington. Fábio, Gladstone, Thiago Gomes e Domingos; Paulo Sérgio, Acleison, Marco Antônio, Athirson e Fabrício; Heverton e Dinei.
Técnico: Ricardo Gomes. Técnico: Vagner Benazzi.
Estádio: Morumbi, em São Paulo. Data: 17/01/2010. Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado. Auxiliares: Dante Mesquita Júnior e Rogério Pablos Zanardo.
Transmissão: A TV Globo exibe a partida para Ribeirão Preto. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 17h (de Brasília).

VEJA TAMBÉM
- Substituição de Rodrigo Nestor preocupa torcedores do São Paulo
- OUTRA DERROTA! São Paulo atua mal outra vez e é goleado pelo Vasco em São Januário
- Provávele escalação do São Paulo para enfrentar o Vasco no Brasileirão


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 3

Comentários (4)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.