publicidade

Perrone: Ricardo Gomes, uma grata surpresa!

Quem é muito novo provavelmente nunca ouviu falar do filme Re-Animator, de 1985.

Baseado num livro de horror, o filme contava a história de um cientista que fazia experiências secretas em seu laboratório, onde o intuito era reviver defuntos. Foi foi um grande sucesso nas telas de cinema da época no Brasil, usando e abusando do estilo “trash”, isso é, mais comédia que terror.

Pois é, seguindo esta linha, posso dizer que uma das primeiras e mais importantes coisas que Ricardo Gomes fez ao chegar no São Paulo Futebol Clube, foi reanimar diversos defuntos que perambulavam no CT da Barra Funda.

Gomes identificou que o ótimo elenco tricolor andava sofrendo um grande desgaste técnico e tático. Algumas peças importantes como Hernanes, Jorge Wagner, Dagoberto e Washington não estavam funcionando como deveriam. A má fase era geral. O grupo estava desanimado, desacreditado e vítima de polêmicas entre os próprios atletas.

Na base da conversa o “cientista” Ricardo Gomes foi aos poucos reanimando os jogadores, com um estilo mais colaborativo e menos autoritário. Segundo alguns atletas, o novo técnico ouvia muito mais que falava nos primeiros dias, seguindo muito as orientações de Carlinhos Neves e Milton Cruz. Devagar, foi resolvendo as pendências técnicas e emocionais de cada jogador e colocando seu estilo dentro do plano tático do time.

A paciência também foi fundamental. A mudança não seria da água para o vinho e de um dia para outro. Sem se desesperar, o time foi se reerguendo e mostrando uma harmonia em campo que há muito tempo não se via. O resultado vem acontecendo e, depois de todo esse tempo, não é errado falar que a entrada do novo treinador e um estilo diferente melhorou o ambiente do grupo.

Embora sempre comedido no banco de reservas, foi muito gratificante ver a eufórica comemoração de Ricardo Gomes junto com os jogadores após o gol de Hugo contra o Sport. Dá para perceber que ele tem a total confiança do grupo, algo fundamental no futebol.

Também não podemos nos esquecer da ”máquina tricolor”, isso é, a estrutura que o clube tem que faz com que os méritos não sejam concentrados a apenas uma pessoa. Tanto Ricardo Gomes como o técnico anterior tem seus méritos, mas faziam (ou fazem) parte de um corpo de excelentes profissionais, que minimiza o individualismo e privilegia a competência coletiva.

Porém, sem muito ufanismo de torcedor mas, considerando o bom futebol empregado nas últimas partidas (com exceção do jogo diante do Sport onde a garra e a crença na vitória foram fundamentais) hoje em dia dá para dizer que o São Paulo acertou em ter “ares franceses” no seu comando técnico.

Para mim o técnico Ricardo Gomes já passou do nível incógnita para o nível grata surpresa.

Saudações tricolores!

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir São Paulo vs Palmeiras ao vivo
- Veja como assistir São Paulo vs Palmeiras ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 3

Comentários (9)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.