publicidade

Promessa do São Paulo Transformava Costura em Futebol nos Treinos

Origens do talento: Ryan Francisco, a promessa do São Paulo nascida na garagem de casa.

Nem sempre os pais de Ryan Francisco conseguiam finalizar os trabalhos de costura quando ele era pequeno. O garoto, hoje atacante do São Paulo , usava cones de linha para fazer gols improvisados na garagem de casa, na Zona Leste da capital paulista. Os treinos surtiram efeito, e o jogador se tornou promessa no Morumbi. – Ele transformava tudo em futebol. Então, às vezes a gente estava costurando, levantava para tomar água, para ir ao banheiro, ele ia lá e arrancava da máquina o cone ainda com linha. Ele tirava e a gente não percebia. Quando olhava a peça, ela estava toda desmanchada porque o Ryan tinha pegado para fazer golzinhos – afirmou Raimundo, pai do jogador. – Ficava brincando sozinho com os cones, e brincava até fingindo que era dois times. Fazia uma jogada por um, uma jogada pra outro – disse Ryan, com um sorriso no rosto. Tanto Raimundo como a mãe de Ryan, Magda, trabalham há mais de trinta anos com costura. Sempre trabalharam no próprio ateliê dentro de casa, com especialização na finalização de calças jeans. A renda era utilizada para o cuidado de Ryan e outros quatro filhos do casal, com boa parte destinada ao custeamento de treinos, jogos e fardamentos do futuro jogador.

A gente trabalhava às vezes de 14 a 15 horas por dia. Era muito puxado. E a gente viveu a vida inteira disso, eu criei meus filhos costurando. Tanto eu, como ele. A gente trabalhava juntinho, somos um casal que sempre vivemos juntos – concluiu Magda, mãe do jogador. O esforço valeu a pena. Ryan Francisco passou a jogar aos seis anos de idade. Antes de chegar ao São Paulo , passou pela base de seis times, incluindo um breve período no Palmeiras. A dispensa no rival alviverde foi um divisor de águas. A negativa abriu brecha para outros clubes e, em 2022, o atacante recebeu proposta do São Paulo , e fez uma promessa aos pais da qual se lembra com orgulho. – Pai, eu quero ir para o São Paulo . É lá que eu vou vencer – disse o atleta aos 15 anos de idade – Ele entrou no quarto e falou: pai, confia em mim. Eu não vou decepcionar nenhum de vocês – completou Raimundo, emocionado.

O garoto só deu orgulho. Foi uma máquina de gols no ano passado, quando marcou 42 gols em 34 jogos pela base do São Paulo . Estreou na Copinha em 2024 e também deixou a marca três vezes. Devido ao desempenho assustador, seu contrato foi estendido até janeiro de 2026, com multa rescisória de R$ 322 milhões. Para Fabiano Costa, ex-jogador do São Paulo e empresário de Ryan, a joia de Cotia tem um estilo de jogo parecido com Dodô e França. Ryan voltou a usar os cones de costura na pandemia, durante o período de isolamento social. Foi o momento de relembrar os dias de criança e a capacidade lúdica de simular os gols do Morumbi na própria casa. O menino de origem simples viu a brincadeira virar profissão. Hoje, aos 17 anos, o objetivo é claro.

Espero fazer muitos gols e estrear no profissional esse ano. Família é tudo para mim, e espero dar orgulho a eles – completou o atacante.


VEJA TAMBÉM
- Crespo quer voltar mas faz pedido a direção do São Paulo
- Assista a coletiva de Thiago Carpini após a partida contra o Fortaleza
- São Paulo perde para o Fortaleza e aumenta pressão sobre Carpini.


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 40 1

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC

    Último jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    2 0
    X
    Cobresal
    Cobresal
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade