publicidade

Transferência de James para o São Paulo: Entenda a estratégia de Carpini.

Após reviravolta de James Rodríguez, técnico do São Paulo projeta mudança tática para encaixar o meia colombiano.

Na última terça-feira (20) James Rodríguez pegou todos de surpresa e voltou atrás na decisão de rescindir o seu contrato com o São Paulo – tudo isso duas semanas após solicitar o encerramento do vínculo. Agora, com a permanência do meia colombiano assegurada, quem vai ter que quebrar a cabeça é o técnico Thiago Carpini. Desde que chegou ao Tricolor, o comandante ainda não colocou James em campo. E o camisa 19, mesmo apto fisicamente, sequer foi inscrito no Campeonato Paulista e ficou fora da decisão da Supercopa Rei contra o Palmeiras depois de recusar convite da própria diretoria para estar presente no Mineirão. Mesmo com todos esses ingredientes, que à primeira vista dificultariam a entrada de James na equipe titular, Carpini já deu indícios de como pretende o fazer. E falou sobre isso há algumas semanas. De acordo com o comandante são-paulino, a sua ideia em ter o colombiano no time o forçaria a fazer uma mudança tática: uma formação em losango no meio-campo, que privilegiaria James, conhecido por ser um camisa 10 de ofício e que gosta de jogar centralizado. Este losango seria formado por: um primeiro volante de marcação, com dois meias pelo lado e o colombiano centralizado, atrás de dois atacantes.

Na sua visão, esta formação sobrecarregaria o setor, tendo força para jogar pelos lados, privilegiando James. "Pelo pouco que eu vi, quanto menos campo ele tiver para percorrer, quando mais a gente deixá-lo próximo do gol, vamos tirar o melhor dele. O melhor é a gente organizar o time para ele, um tripé, com caras como Alisson e Bobadilla, com força pelos lados, para sobrecarregar um pouco o setor e ele conseguir jogar", declarou, em entrevista recente ao programa Boleiragem, do Sportv. No São Paulo, Carpini utilizou alguns esquemas, incluindo os tradicionais 4-4-2 e 4-3-3, mas até aqui o mais utilizado foi o 4-2-3-1. Ou seja, diferente do que ele pensa com a entrada de James entre os titulares.

Com James no time, o Tricolor mudaria para um 4-1-3-2, que ainda não utilizou na temporada. O mais próximo disso foi um 4-1-2-1-2, que só utilizou uma vez até o momento, na derrota por 1 a 0 para o Santos, em pleno Morumbi, pelo Estadual. Na ocasião, o time titular que foi a campo teve: Rafael; Bobadilla, Arboleda, Diego Costa e Wellington; Pablo Maia; Alisson e Galoppo; Luciano; Juan e Calleri. Neste caso, Luciano exerceu uma função mais centralizada no meio-campo, a mesma que Carpini pensa para James. Porém, neste caso o camisa 10 é um jogador com maior mobilidade do que o colombiano, por ser atacante de ofício.

Próximos jogos do São Paulo: Guarani (F) - 25/02, às 18h (de Brasília) - Campeonato Paulista Inter de Limeira (N) - 28/02, 21h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista Palmeiras (C) - 03/03, às 20h (de Brasília) - Campeonato Paulista


VEJA TAMBÉM
- Crespo quer voltar mas faz pedido a direção do São Paulo
- Assista a coletiva de Thiago Carpini após a partida contra o Fortaleza
- São Paulo perde para o Fortaleza e aumenta pressão sobre Carpini.


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 29 2

Comentários (8)
21/02/2024 13:35:53 Paulo Barbosa

Agora James percebeu que quem.manda é o São Paulo, agora ele nao guenta tanto jogos entaonideal é deixa lo em ritimo de jogos poupando em jogos teoricamente fácil e em alguns casos coloca só para dar ritimo, mas quando haver clássicos, ou decisões ele é camisa 10 sem choro.

prata
21/02/2024 11:08:01 rafaelsct01

Espero que ele entenda que não da pra deixar a porra do Luciano de armador do time, e coloque o James de uma vez por todas, nem que tenha que armar um time especialmente pra ele!

E quando ele não puder jogar, coloque o Galoppo, Lucas, qlqr um, menos Luciano!!!

Luciano tem que jogar de 2 atacante, é onde ele rendeu no SP, e não como armador do time todo perdido em campo...

21/02/2024 10:03:53 Tiakenores

Bom, já que reintegrou o colombiano, põe o cara! É simples, James no meio, Erick e Ferreirinha nas pontas, Calleri na frente.

Nessa Luciano roda, ele é segundo atacante, nada de meia

E chega de desperdiçar o Galoppo na ponta, o cara não é isso

Nikão nunca foi cara de velocidade, então tira da ponta também...deixa o cara como opção pra segundo tempo.

Faz o simples que é sucesso Carpini.

Me ajude a te ajudar rsrs

21/02/2024 09:57:37 Fairplay

Aguinelo Barbosa, dizer que Telê ganhou tudo o que ganhou sem preocupar-se com tática, além de insano é um desrespeito. Como se James fosse comparável a Raí, Rato a Cafu, Ferreirinha a Muller, etc… Talvez os 3 que ocupariam lugar naqueles times seriam Arboleda, Pablo Maia e Lucas. O time era tática pura, jogava sem centroavante, sem pontas de origem. Se isso não for tática é o quê? Pardalzice? E Raí dava até carrinho naqueles times.
Idem o time campeão mundial de 2005 com Autuori. Autuori não era tático?

21/02/2024 09:03:08 Rodrigo .s

este 4:2:3:1 daria para James Rodrigues jogar sendo este dos 3 A trás do centroavante James no meio ponta direita Eric , ponta esquerda Lucas , os dois volante ,

21/02/2024 08:59:28 klagenberg

Na minha opinião, na falta de laterais experientes, acredito que a formação 3-5-2 seria uma boa opção. Zaga com Luis Gustavo pela esquerda, Arboleda centralizado e Ferrarezi/Diego Costa pela direita. Dois volantes de marcação (Pablo Maia e Alison) pra dar liberdade ao James. Dois alas móveis com profundidade (W. Rato e Bobadilha/M. Araújo) e Lucas solto na frente com Calleri fixo.

21/02/2024 07:35:06 Aguinelo Barbosa

tudo isso é falácia depois que parreira inventou essa palhaçada de esquema tático europeu e lazarone inventou o líbero tudo isso pra achar desculpas pra jogar na retranca nunca mais teve um time que presta,aparece jogadores bons mais não ganham nada por causa. do tal esquema tático intensidade,os times brasileiros não ganham dos europeus porcaria disso,o São Paulo ganhou 3 mundiais porque jogou bola sem pensar em tática, pensou em título em ser campeão e foi ,jogando com os melhores times europe

21/02/2024 07:16:31 Talles Lessa

SPFC joga no 4231 encaixaria perfeitamente como meia centralizado

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS -
    São Paulo
    São Paulo
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC

    Último jogo - Libertadores

    Qua - 21:30 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    2 0
    X
    Cobresal
    Cobresal
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade