publicidade

Abílio Diniz: história de amor com o São Paulo e fundação do Audax

Homenagem ao legado de Abílio Diniz no esporte e no São Paulo Futebol Clube.

Abílio Diniz, empresário conhecido pela criação do Grupo Pão de Açúcar e que morreu no domingo, dia 18, aos 87 anos, teve a vida ligada ao esporte. Mais especificamente no futebol, ele foi figura importante nos bastidores do São Paulo e criou um clube formador de atletas, que deu origem ao Grêmio Osasco Audax. O velório de Abílio Diniz acontece nesta segunda-feira, no Salão Nobre do Estádio do MorumBis. A relação com o São Paulo era visceral.

Abílio Diniz é velado no Salão Nobre do MorumBis, estádio do São Paulo, clube do coração do empresário.
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

Por que Abílio Diniz não investiu no São Paulo? Um questionamento (e pedido) recorrente era sobre a relação de Abílio Diniz como possível investidor no São Paulo. Um dos mais bem sucedidos empresários do Brasil, porém, ocupava apenas a posição de torcedor e conselheiro. "Eu tenho um envolvimento com o São Paulo, ajudei a eleger o Julio Casares. Agora, eu não ponho dinheiro no São Paulo de jeito nenhum, primeiro porque estaria comprando um lugar no São Paulo e não faço isso de jeito nenhum," disse ao Flow Podcast, em 2021.

Abílio Diniz, contudo, investiu em futebol. Em 1985, ele fundou o Pão de Açúcar Futebol Clube. A intenção era ser um clube formador de atletas, vinculado a um projeto social com jovens de 7 a 14 anos, com foco no atletismo. Em 2003, o futebol passou a ser uma das modalidades, também com objetivos ligados às categorias de base. O empresário geria o clube pelo Grupo Pão de Açúcar. Quando o conglomerado comprou a rede de supermercados Sendas, do Rio de Janeiro, Abílio também participou da gestão de futebol do Juventus da Mooca, parceiro do grupo varejista carioca na época, entre 2005 e 2006.

Tweet de Abílio Diniz em 2013

Empresário foi goleiro na infância e adolescência. A relação de Abílio com o esporte vem desde cedo. Ele começou a atuar como goleiro aos seis anos em jogos com outras crianças. Segundo a biografia do empresário em seu site, o talento de goleiro no futebol e depois em lutas o ajudou com a autoestima.


VEJA TAMBÉM
- Cuiabá surpreende, vence São Paulo e derruba invencibilidade de Zubeldía
- São Paulo escalado para o jogo com o Cuiabá
- São Paulo x Cuiabá: onde assistir, horário e escalações no Brasileirão


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 30 2

Comentários (4)
20/02/2024 12:22:33 doni_tricolor

Pessoal criticando o Abílio por não ter investido no SPFC. E vcs acham que ele vai investir em um clube (mesmo sendo o clube de coração) sabendo como as finanças do clube são má-administradas?!

20/02/2024 09:11:42 L.P 1987 C.V

preferiu criar um time do que investir no clube de coração. descanse em paz , acaba que no fim morreu com muito dinheiro e tudo ficou aí para os herdeiros

19/02/2024 20:56:03 joel eugenio

mizeravel leva agora tua furtunaa no caixao seu mao de vaca , agora fica ai pra dividir com a parentada seu velho bocò

19/02/2024 18:55:47 Gustavoantonio Arruda

é um muquirana, quando ele morrer ele vai levar tudo,podia ser um potencial investidor do tricolor

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.