Derrotado pela Costa do Marfim na final da Copa Africana de Nações, no último domingo (11), o técnico da seleção da Nigéria, José Peseiro, por pouco não treinou o São Paulo. No entanto, sua contratação foi "vetada" por um motivo curioso. A história aconteceu em maio de 2015, quando o Tricolor buscava um novo comandante para a vaga de Muricy Ramalho, que havia deixado o cargo.
Na ocasião, a diretoria são-paulina, comandada pelo presidente Carlos Miguel Aidar e pelo vice de futebol Ataíde Gil Guerreiro, organizou uma espécie de "processo seletivo" para encontrar um treinador. Após descartarem diversos candidatos, Aidar e Gil Guerreiro ficaram com dois nomes na mesa para decidir: o colombiano Juan Carlos Osório e o português José Peseiro. Peseiro chegou a vir duas vezes ao Brasil e apresentou seus planos pessoalmente à alta cúpula tricolor, agradando Aidar, que se inclinou para fechar com o europeu.
No entanto, o presidente do time do Morumbis não esperava o que aconteceria a seguir... Segundo reportou o portal UOL, após saberem que Aidar havia escolhido Peseiro, conselheiros e dirigentes passaram a pressionar o mandatário para desistir da contratação. O motivo? Eles haviam lido uma matéria publicada pelo ESPN.com.br que falava sobre a carreira do treinador e sua fama de "pé frio", já que ele só havia vencido um título em 20 anos, perdendo diversas finais.
Com o São Paulo vivendo má fase, os conselheiros e cartolas foram para cima de Aidar, que se viu "obrigado" a descartar o luso e escolher Osório após a repercussão. À época, o presidente tricolor apontou que a decisão de contratar o colombiano foi por "diferenças salariais" com Peseiro. No entanto, o fator "pé frio" teve grande contribuição na história.
Em conversa com o UOL, o atual comandante da Nigéria confirmou os encontros com a alta cúpula são-paulina e lamentou que a situação não teve final feliz. "Eu cheguei a me reunir com o presidente, naquela altura, do São Paulo. As coisas estiveram muito bem encaminhadas para se concretizar, mas não se concretizaram. Tive outras possibilidades no Brasil, mas essa foi a situação que chegou mais perto", relatou.
Depois disso, Peseiro passou por vários clubes, como Al Ahly, Porto, Braga, Al Sharjah, Vitória de Guimarães e Sporting, antes de começar a trabalhar em seleções. O português passou pela Venezuela, entre 2020 e 2021, e depois assumiu a Nigéria. Neste ano, ele conseguiu levar as "Super Águias" até a final da Copa Africana de Nações e até abriu 1 a 0 na grande decisão. No entanto, ficou com o vice após a virada da Costa do Marfim.
A imprensa portuguesa, por sua vez, não teve dó e voltou a lembrar a fama de "pé frio" do comandante. "José Peseiro volta a cair no derradeiro instante e soma mais uma final perdida na carreira", escreveu o jornal A Bola. "A maldição pé-frio continua: Nigéria de José Peseiro perde a final da Copa Africana", completou o canal SIC Notícias.
Próximos jogos do São Paulo: Santos (C) - 14/02, 19h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista, Red Bull Bragantino (C) - 17/02, 18h (de Brasília) - Campeonato Paulista, Guarani (F) - 25/02, 18h (de Brasília) - Campeonato Paulista
VEJA TAMBÉM
- REVELADOR! São Paulo adota estratégia ousada para captar novas revelações no futebol
- REFORÇO NO ATAQUE! São Paulo conta com possível reforço de peso para confronto contra o Vasco
- São Paulo apostará em 2 laterais: um contratado e um Made in Cotia para 2025