publicidade

DE ÚLTIMA HORA: Casares responde proposta da CBF por Dorival Junior

Uma liminar de Gilmar Mendes botou a vida do São Paulo de pernas para o ar nas últimas horas. O ministro do Supremo Tribunal Federal concedeu ao suspendeu nesta quinta-feira (4/1) a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, ele pode reassumir o cargo. Em seguida, Ednaldo ligou ao presidente Julio Casares para contratar Dorival Junior para a seleção brasileira.

O presidente tricolor respondeu a Ednaldo. Veja todos os detalhes abaixo.



Dorival é o alvo da CBF para assumir como técnico definitivo após o "não" de Carlo Ancelotti e a consequente renovação com o Real Madrid, Ednaldo foi quem colocou Fernando Diniz como técnico interino na seleção antes de ser destituído do cargo de presidente pelo TJ-RJ.

Na noite de hoje, o presidente Julio Casares foi surpreendido pela ligação que faz a proposta por Dorival Junior. Ednaldo reasumiu a CBF há apenas 6 horas. Casares respondeu que não quer perder o treinador e que gostaria que ele permanecesse e não fosse para a seleção.

Infelizmente, o treinador não pode fazer mais do que dizer sua vontade, caso Dorival Junior aceite a proposta, não há como impedir sua saída e o São Paulo terá que rever todo o seu planejamento.

Como aconteceu o retorno de Ednaldo e a proposta a Dorival?

Em 7 de dezembro, a corte fluminense anulou o termo de ajustamento de conduta firmado entre o MP e a CBF que permitiu a eleição de Ednaldo Rodrigues para o cargo. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, José Perdiz, foi nomeado interventor. Desde então, criou-se um problema institucional relacionado às competições internacionais. A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), por exemplo, não aceitam que haja interventores nas confederações associadas.

No final de dezembro, o ministro André Mendonça, do STF, negou pedido de liminar para suspender a destituição de Rodrigues da presidência. A decisão foi provocada por arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo Partido Social Democrático (PSD).

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) fez pedido semelhante. Em sua decisão, Gilmar apontou que há plausibilidade do direito a justificar a cautelar. Segundo o ministro, a prática esportiva, especialmente a profissional, não é uma atividade exclusivamente privada, pois tem relevante interesse social.

“Esse entendimento decorre não só da definição do esporte como direito social, mas igualmente em razão do valor socialmente atribuído ao esporte em nosso país e do fato de que a sua prática consubstancia instrumento de promoção social apto a contribuir para o atingimento dos objetivos fundamentais da República (Constituição, artigo 3º)”, analisou o decano do Supremo.



Dessa maneira, ressaltou ele, o Ministério Público tem legitimidade para atuar em assuntos referentes às entidades esportivas, especialmente no âmbito extrajudicial, com a celebração de TACs, privilegiando a construção de soluções pautadas pela mínima intervenção estatal na área.

Gilmar também destacou que há perigo da demora, pois vai se esgotar nesta sexta (5/4) o prazo para a inscrição da seleção brasileira masculina de futebol no torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. E a medida pode vir a ser inviabilizada se praticada por dirigente não legitimado pela Fifa e pela Conmebol.


VEJA TAMBÉM
- Cuiabá surpreende, vence São Paulo e derruba invencibilidade de Zubeldía
- São Paulo escalado para o jogo com o Cuiabá
- São Paulo x Cuiabá: onde assistir, horário e escalações no Brasileirão


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 29 38

Comentários (19)
07/01/2024 13:26:16 TuliThal

Eu ia atrás do Vojvoda, Cuca que provou inocência ou Jardine, campeão mexicano.

05/01/2024 11:19:25 Sergio tadeu de Cerqueira

contrata o Silas ex jogador nosso de um baita carater

05/01/2024 11:03:23 Erika Miyanishi

eu acho que pelo caráter do Dorival e por ser o SP que ergueu ele denovo,depois da sacanagem do Flamengo.Ele não irá aceitar não. E minha opinião

05/01/2024 10:44:10 Rubens Peterson mazaro

CBF lixo vai toma cu.

05/01/2024 09:23:20 Jeffersonluisdb

Pouts, era só o que faltava.
Agora que cancelaram o processo do Cuca, lá na Suiça, em teoria ele não deve nada, achei que a CBF iria atrás dele, jat que ele gosta de esquemas.
Só espero que o São Paulo não vá atrás do Cuca, pois é um treinador muito fraco pro São Paulo.

05/01/2024 08:32:47 Carlos Bomfim rocha

Vai dorival, sou sao Paulino, nao ninguém pode impedir a pessoa de evoluir , a seleção e a cereja do bolo de seu trabalho, so se ele for louco se recusar, vou deixa uma pergunta aqui pra galera, se vc esta no trabalho , e meia boca e acha uma oportunidade pra um emprego bem melhor em todos os sentidos , vcs fica no emprego ou aveita a outa oportunidade de evoluir? Respode ai

05/01/2024 08:29:47 Sergio Gandini

Para o lugar do Dorival tem o Vojvoda do Fortaleza, tem o Crespo e o Felipão. Acho que o Dorival deve aceitar o convite e deixar o São Paulo antes que ele desmonte o time e escale o James de goleiro e o Gallopo de zaqueiro..

05/01/2024 07:31:33 Daniel Fehr

O melhor técnico para a seleção é o Mourinho, que se ofereceu. Os jogadores da seleção jogam na Europa desde que viraram profissionais, é preciso um técnico acostumado com o futebol europeu. Mourinho ainda fala português como língua nativa. Muito melhor que Jorge Jesus e Abel Ferreira, além de deixar o Dorival no Tricolor.

05/01/2024 07:27:12 Marcos Verissimo

o Abel não é técnico do momento e facil ser campeão em um time milionário que contrata quem ele quer difícil é ser campeão com as peças que vc já tem nas mãos e o caso do Dorival

05/01/2024 00:31:32 Hermes Eduardo Costa

estraga o Palmeiras e leva o Abel caraio deixa o Dorival ai

04/01/2024 23:17:06 Danilo Pereira

Se Dorival pensar bem ele não vai aceitar, o problema e que os técnicos brasileiros são invocado com a seleção. O time está um caos, técnico nenhum vai fazer o time jogar bola com 6 jogos e é isso que a seleção quer, caso o Dorival vá eu acredito que ele não fica por mais de 6 jogos, não por ser ruim mais por que não vai dá de imediato o show que esse presidente que entrou na pilantragem quer.

04/01/2024 23:09:29 Marcelo Amaro

A CBF é uma bagunça geral, por isso o Murici nunca aceitou trabalhar lá.

04/01/2024 23:01:40 Gilbertus

Juan Pablo Vojvoda, pra ontem.

04/01/2024 22:59:07 KERBEROS

O time foi montado com a cara do Dorival, agora eu pergunto: Qual treinador se encaixa com esse elenco???

Montamos um time para um determinado treinador, vem outro e não gosta de certos jogadores, pede a dispensa de jogador recém contratado, etc.

É para ferrar TUDO. INACREDITÁVEL, bem na hora de começar a pré temporada é para EXPLODIR.

04/01/2024 22:57:37 Anderson Silva

Se ele aceitar tem q trazer Vojvoda ou Osorio

04/01/2024 22:53:39 Helio da Silva Nascimento

Se chegar o convite para o técnico acredito que ele aceitará e que Muricy segure a peteca até encontramos outro profissional a altura.

04/01/2024 22:53:02 Lucas Candido

Essa CBF é uma bosta! Que eles se fodam com essas politicagens e a zona que essa instituição é, minha seleção é o São Paulo FC que eles fazem de tudo pra prejudicar. Levem o treinador da porcada que tá aí a anos, mas é mais legal atrapalhar o São Paulo e impedir o tricolor voltar a ganhar tudo né?

04/01/2024 22:51:58 Jessé Luiz Ferreira

tira o Abel dos sem mundial

04/01/2024 22:45:33 wil de

se a seleção fosse uma instituição organizada sem bagunça até apoiava o Dorival ir, mais nós todos sabemos que quem convocar jogadores é empresário e direitores e presidente da CBF, la tem muito cacique pra pouco índio é uma bagunça enorme, Dorival é só atraso de carreira

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.