Wilson Seneme, chefe de arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), concordou com as decisões tomadas pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo no clássico entre Corinthians e São Paulo, disputado no último domingo. São-paulinos reclamam do pênalti assinalado para o Timão, convertido por Róger Guedes, e do gol anulado de Calleri por falta em cima de Fagner.
Não só torcedores, como a própria diretoria do São Paulo direcionou uma reclamação formal contra a arbitragem do Majestoso. Bruno Arleu de Araújo chegou a colocar em súmula que foi ofendido por Carlos Belmonte, diretor de futebol do clube.
A CBF publicou um vídeo com as considerações finais de Seneme sobre os lances. O ex-árbitro entende que as decisões foram acertadas e que o resultado final não teve influência da arbitragem.
"Na nossa visão, o árbitro de campo acertou ao marcar a infração. Ele errou no procedimento, porque se não houvesse a infração ele não teria permitido o uso da ferramenta VAR. Ele teria que ter esperado o lance. A checagem poderia ter sido feita. Mas o árbitro acertou. O jogador do Corinthians salta antes, tem a preferência do lance. O Calleri só consegue chegar na bola porque empurrou o jogador do Corinthians para frente. Isso se caracteriza infração. Foi correta", disse Seneme sobre o gol anulado de Calleri.
Já em relação ao pênalti assinalado, cometido por Rafinha em Wesley: "Olha onde o árbitro está colocado. É muito bom. Ele está bem posicionado para interpretar, isso é muito importante na linguagem da arbitragem [...] Se a gente olhar o movimento do Rafinha, ele empurra o jogador para o lado. E isso faz com que o jogador não tenha condição de seguir na jogada. Não é o jogador [do Corinthians] que se deixa cair, ele foi atirado para o lado. A gente pode dizer que é uma jogada de interpretação, que o toque não é suficiente. As orientações que vêm da Fifa, como impactou o movimento do jogador, tem que ser cobrado o tiro penal", comentou Seneme.
Com essas polêmicas de arbitragem, o Majestoso terminou empatado em 1 a 1 na Neo Química Arena, com gols de Róger Guedes e Michel Araújo.
O Corinthians chegou a cinco pontos com o empate e caiu para a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Já o São Paulo ficou na 10ª posição, com nove unidades.
Agora, o Corinthians terá pela frente o Atlético-MG, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto será nesta próxima quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão.
O São Paulo, por sua vez, também disputará a eliminatória da copa nacional. Só que o Tricolor Paulista visitará o Sport, na quarta, às 20 horas.
VEJA TAMBÉM
- VAI ROUBAR O RIVAL? São Paulo se interessa e tem conversas para fechar com atacante do Brasileirão
- REVELADOR! São Paulo adota estratégia ousada para captar novas revelações no futebol
- REFORÇO NO ATAQUE! São Paulo conta com possível reforço de peso para confronto contra o Vasco