publicidade

Marquinhos viveu polêmica e só fez um jogo no Arsenal, mas já passou a impressionar na Inglaterra

O atacante Marquinhos, revelado no São Paulo, virou uma das sensações do Arsenal

Marquinhos comemora seu primeiro gol pelo Arsenal
Foto: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images



Marquinhos estreou de forma avassaladora no Arsenal: anotou um gol e deu uma assistência contra o FC Zurich por 2 a 1 pela fase de grupos da Europa League, na semana passada.



LEIA TAMBÉM: Últimas notícias do São Paulo: 5 notícias do Tricolor Paulista que bombaram hoje (17/09)


Antes disso, o ex-atacante do São Paulo fez muito sucesso na equipe sub-21 dos Gunners, com direito a um gol na vitória por 3 a 1 no clássico contra o Manchester United na Premier League 2. Além disso, ele balançou as redes outras duas vezes e deu uma assistência nos jogos seguintes: Chelsea e West Ham.

Agora, ele vive a expectativa de jogar outra vez pela equipe principal dos Gunners, que enfrentam o Brentford pela Premier League, neste domingo, às 8h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+.

Aos 19 anos, Marquinhos é mais um atacante brasileiro - ao lado de Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus - que pode ser usado pelo treinador Mikel Arteta ao longo da temporada.

A chegada do jogador à Inglaterra foi cercada de polêmica. Aos 16 anos, ele havia assinado um contrato de cinco anos (que venceria em 2024) com o São Paulo, que não era reconhecido pela Fifa - que limita a três anos os contratos a menores de idade.

Caso Marquinhos entrasse em litígio, ele poderia sair de graça do Morumbi no meio do ano. Por isso, o Tricolor aceitou uma oferta mais baixa dos Gunners: 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 18 milhões).

Além disso, empresas responsáveis pela gerência da carreira do jovem brigaram. A OTB acusou a TFM de ter tentado vender o atacante ao Wolverhampton-ING sem consultar o São Paulo.

Recordista no São Paulo

Natural do Jardim Colombo, quase vizinho ao Morumbi, Marquinhos chegou ao São Paulo com apenas oito anos. O garoto treinava na escolinha do tradicional Pequeninos do Jóquei, que na época tinha parceria com o Tricolor, quando foi descoberto por um olheiro.

Chamado para fazer testes em Cotia, o atacante agradou, mesmo sendo bem mais novo os garotos da menor categoria do clube. Conhecido por seus dribles e gols, chamou atenção até ser efetivado na base e morar nos alojamentos, aos 13 anos.

Com o passar do tempo, Marquinhos foi evoluindo e sendo chamado para as seleções de base - mesmo sendo um ano mais novo que os colegas - até virar o grande destaque da equipe sub-17 do Tricolor. Campeão da Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, ele foi promovido ao time sub-20, que é treinado por Alex.

Na preparação para a Copa da São Paulo de 2019, Marquinhos sofreu uma lesão no ligamento colateral anterior do joelho em um treino e precisou passar por uma cirurgia. Ele ficou durante o período de pandemia no ano seguinte fazendo recuperação em Cotia por vários meses até voltar em grande estilo aos gramados.

Na primeira partida da temporada sob o comando de Alex, Marquinhos balançou a rede na vitória por 3 a 1 sobre o Athletico-PR pelo Brasileirão. No total, ele participou de cinco gols do São Paulo na competição antes de ir para os profissionais.



A estreia no time principal ocorreu na vitória sobre o Bahia pelo Brasileirão, quando entrou aos 33 minutos do segundo tempo. Depois, estreou como titular na equipe principal e virou o mais jovem a fazer um gol pelo Tricolor na história da Conmebol Libertadores, quebrando a marca do atacante Ademílson, de 2013, na vitória sobre o Racing.

No total, ele fez 41 jogos pelo São Paulo, com quatro gols.



São Paulo, Marquinhos, Polêmica, Impressionar, Arsenal, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Vitória
- São Paulo vence Águia de Marabá e se aproxima das oitavas na Copa do Brasil.
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 9 4

Comentários (16)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.