publicidade

Briga por TRIKAS vale tanto ódio? Apelido roda o mundo e revolta organizadas e conselheiros

Uma nova polêmica dividiu a torcida do  São Paulo nas redes sociais, principalmente no Twitter. Impulsionado por influenciadores jovens e bastante utilizado partindo das categorias de base ou da 'Geração Z', o apelido “Trikas”, em referência a Tricolor, ganhou um grande número de usuários como uma brincadeira e descontração, mas também gerou insatisfação de tradicionalistas, incluindo a principal organizada do clube, até ocasionar em brigas mais sérias.



LEIA TAMBÉM: São Paulo tem três candidatos para reconquistar artilharia do Paulistão


O termo foi utilizado pelo São Paulo na publicação do anúncio do camisa 10 Nikão, e dividiu a torcida do Tricolor Paulista na web imediatamente. Inicialmente, cabe ressaltar que o "Trikas" apenas retrata um símbolo dessa era moderna da internet e pode ser levado apenas em tom de brincadeira. Mas não é bem assim...

O São Paulo diz que usou o termo como uma ação pontual de engajamento nas redes sociais por conta do sucesso da expressão no dia da apresentação de Nikão. O clube inclusive já reforçou que não adotará a palavra como apelido do clube.

Com isso, mensagens positivas e negativas sobre o apelido tomaram conta do Twitter nas últimas semanas. A frase "É o trikas, não tem jeito" foi adotada em meio a comentários repudiando o uso e apoiadores utilizando de provocações para emplacar o apelido.

Por outro lado, em nota divulgada abertamente em seu Instagram, a Torcida Independente deixou claro ser contra a utilização do termo e aproveitou para cobrar uma resposta da diretoria do clube. Também declarou até partir para a agressão caso os são-paulinos se dirijam ao Tricolor com esse apelido nas arquibancadas.

"A nossa instituição tem regras desde 1972. Completará 50 anos com muito sentimento raiz tricolor. A voz da arquibancada. Assim como instituições tem regras de conduta e vestimenta, também temos. Funciona assim para ingressar no Exercito, para muitas vagas de emprego, conforme determinem as corporações. Quer usar brinco, pintar o cabelinho, alargar a orelha, vai tranquilo, São Paulo Futebol Clube é de todos. Apenas não será um Independente, simples assim. E na arquibancada não terá essa modinha de ‘trikas’. Não tentem a sorte”, diz um trecho da nota.

Como se já bastasse a polêmica entre os torcedores do São Paulo, agora a brincadeira ganhou patamares internacionais. O clube completou 92 anos e foi parabenizado por times europeus como o Bayern de Munique, Tottenham e Olympique de Marselha, que aderiram ao "trikas".





A moda também pegou até para jornalistas e personalidades da imprensa brasileira:







O ex-jogador e ídolo do São Paulo Cicinho também não gostou dessa modernidade. Na opinião dele, as pessoas estão "de brincadeira comigo. Quem inventou essa palhaçada aí? Não tem nada de Trikas". Cicinho ainda chamou a fala dos torcedores de "uma infelicidade danada".

No auge das manifestações contra o uso do termo "Trikas", a diretoria do São Paulo foi pressionada até por conselheiros do clube.

Conforme apurado pelo blog do Perrone, membros do Conselho procuraram integrantes da gestão de Julio Casares indagando se seriam tomadas medidas jurídicas contra quem usou a expressão "Trikas" para se referir ao Tricolor. Eles ouviram como resposta que seria impossível esse tipo de atitude.



A avaliação interna da diretoria é de que o assunto ganhou uma dimensão desproporcional. O discurso nos bastidores é de que a ação no Twitter foi algo isolado e despretensioso, sem a intenção de adotar o apelido. Para a direção, o caso está encerrado.






São Paulo, Trikas, Briga, Torcedores, Organizada, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Águia de Marabá vs São Paulo ao vivo
- São Paulo e Palmeiras empatam sem gols em clássico ruim no MorumBis


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 8

Comentários (24)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.