publicidade

Tecnologia x Futebol

Caros São Paulinos,


Sempre tive vontade de escrever sobre isso. Acho que é um assunto que divide muitas pessoas, principalmente pela idade. Hoje eu acabei lendo uma coluna, e em seus comentários percebi que muitos torcedores pedem a modernização do futebol, mas ao mesmo tempo, um número tão grande quanto, continua com a idéia fixa, de que o esporte é belo porque mantém suas tradições.

A coluna que li foi do excelente repórter Decio Lopes, Expresso do Esporte. Segue o link:
[url=http://sportv.globo.com/platb/expressodoesporte/2011/04/07/facam-cera-vale-a-pena/]

Décio faz um comentário inteligente sobre a falta que faz um “cronometro robô”, e evidencia isso com a constante embromação que os times fazem no jogo, para no final o arbitro dar no máximo 4min de acrécimo - e vamos deixar de lado todas as teorias de conspiração global. Porque até em copas do mundo vemos tais absurdos – deixando a todos inconformados, menos os embromadores, que já sabiam das vantagens de segurar a partida (Título da coluna).

Eu sou um amante do futebol tradicional, acho que lotar o campo de aparelhos medidores pode estragar o espetáculo, deixando-o lento e desinteressante. Mas me deparando com uma sequencia de erros - humanos diga-se de passagem - por parte dos arbitros, me faço a seguinte pergunta: Até que ponto vamos ver tais equívocos e julga-los “erros despretenciósos”?

O mundo mudou, hoje temos câmeras atrás dos gols, nas arquibancadas, no teto, uma tal de aranha que voa pelo gramado, etc... Esses dias assisti um jogo da NFL (Liga Estado Unidense de Futebol Americano) e vi o futuro. No meio de 12 brutamontes empilhados uma camera “achou” a bola oval, e tirou a dúvida dos arbitros. Nem os comentaristas americanos acreditavam no que viam.
O que eu quero dizer com isso é, para nós que assitimos o jogo é muito fácil de ver cada lance, então pré-assumimos que é mais facil ainda para quem esta lá. Quem aqui nunca disse “Não foi nada!! O cara é um cai cai”? E no replay, mostrado por uma câmera diferente, fica claro, que foi tudo e mais um pouco. E ainda xingamos o juíz pelo erro, que a segundos atrás, nos mesmo cometemos.

Mas isso não é culpa nossa. Estamos assistindo, temos um milhão de ferramentas e queremos honestidade e principalmente menos erros. Então não está na hora de algumas medidas serem tomadas? Aquelas que não dependem do erro humano? Vimos que aqueles dois arbitros atrás do gol é um tremendo desperdício de verba. Já que, tal qual, os de linha, eles tem o mesmo problema de “falha humana”. Hoje já existem 6 “amarelhinhos” em campo, daqui a pouco veremos um time inteiro e os mesmo erros.

Eu sou a favor de certas mudanças sim, nada que pare o jogo por 5min cada vez que surgir uma dúvida, mas coisas simples, um chip na bola que ao sair do campo, ou entrar no gol, assenda alguma luz, ou qualquer coisa que avise o arbitro já está de bom tamanho. Nada que atrapalhe o dinamísmo da partida. Talvez um cronômetro de bola parada e bola rolando na mão do quarto juíz, e este, decidisse quantos minutos de acrescimo.

E vocês torcedores? São pró, ou contra essas reformas tecnológicas?
Avalie: 6 8

Comentários (14)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias