publicidade

Mundial de Clubes

Fluminense ainda consegue ir bem tecnicamente, mas fisicamente a diferença é absurda. Único jogador deles que vem causando perigo até agora é o Arias, o único do ataque deles abaixo dos 30. Não conseguem fazer um contra-ataque por que os velhotes não tem perna.

Aí depois ter que ver gente usando o Fluminense como exemplo de que tá bom montar um time com um bando de jogador velho.

Não é à toa que um técnico comum como o Abel Ferreira conseguiu ganhar tanto por aqui nos últimos anos, afinal qualquer time com jogadores minimamente decentes tecnicamente que coloca 50% da intensidade e contra-ataques rápidos do jogo europeu se destaca no jogo lento daqui..

Avalie: 34 4

Comentários (26)

bronze
24/12/2023 23:51:47 Karakakiko

No início dos anos 2000 o Boca Junior ia disputar mundial de clubes e dava uma surra no campeão da Champions League.

Em 2005 o SP deixou o Liverpool (que era uma seleção) de cabelos arrepiados.
Em 2006 o Internacional conseguiu vencer um super Barcelona - que tinha até Ronaldinho Gaúcho.

Depois disso a diferença entre europeus e sulamericanos ficou gigante.

É só lembrar dos jogos finais: se ficar na retranca até consegue não ser muito humilhado, mas se tentar jogar acontece isso aí que aconteceu com o Fluminense.

Quem lembra daquele Santos e Barcelona, em que o time espanhol deu uma sacolada no Santos?

bronze
24/12/2023 23:33:10 Karakakiko

Não tem mais como competir com os europeus.

O último clube brasileiro a ser campeão mundial foi o Coritnhians em 2012, vencendo o Chelsea muito diferente daquele que foi campeão da Champions League.

Depois disso ninguém chegou nem perto de assustar algum campeão da Champions League - e olha que os europeus vem só cumprir tabela nesse "mundialito" de clubes organizado pela FIFA.

bronze
24/12/2023 23:25:21 Karakakiko

Não dá pra competir com times europeus.

A seleção brasileira foi eliminada em 2006 pela França.
2010 para holanda.
2014 foi massacrada pela alemanha naquele 7x1
2018 Bélgica
2022 Croácia.

Se nem a seleção brasileira, que tem os melhores jogadores que o Brasil produz, nem ela consegue vencer uma Copa, imagina os clubes brasileiros - que são extremamente pobres perto dos europeus.

As últimas duas copas que o brasil venceu foi 1994, com um atacante extremamente diferenciado, o Romário, e 2002 com Ronaldo Fenômeno, Kaká, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho no ataque - só craques.

Digo isso porque há muitos e muitos anos o Brasil não produz mais jogadores extremamente diferenciados. E os times brasileiros não tem dinheiro para pagar 500 milhões em um jogador, como o City.

Aliás, se você vender o time todo do Flamengo acho que não paga o valor de mercado do Haaland. Sem contar os outros jogadores do City que valem mais de 500 milhões.

É só ver que o último brasileiro a ser eleito o melhor jogador do mundo foi o Kaká em 2007.

Não tem mais como competir com os europeus. Desde crianças eles são preparados com o que há de melhor fisicamente, técnicamente, taticamente...

23/12/2023 11:39:42 Lukkas32

E quanto as limitações financeiras, isso é mais questão de falta de habilidade de scout e uma política de gestão voltada a formação do que qualquer outra coisa, afinal quantos jogadores bons vimos nos últimos anos que qualquer time grande brasileiro poderia contratar mas não contratou? O próprio Arias se enquadra nessa categoria. Todo ano tem jogador jovem saindo daqui e do restante do continente pra time pequeno do campeonato português, holandês, que depois crescem e chegam a elite do futebol.

Clubes brasileiros tem recursos financeiros de times pequenos (no mercado global) mas só querem jogadores prontos. Não tem paciência pra formar, nem visão pra explorar outros mercados.

Não é à toa que hoje há um abismo entre o futebol daqui e o da europa, inclusive de times pequenos de lá ao contrário do que costumam achar por aqui. Até os times japoneses, times egipcios e times africanos nos alcançaram, como demonstram os mundiais recentes.

Então essa história de que os fracassos dos mundiais são apenas por causa do dinheiro dos times grandes europeus não passa de uma desculpa feita para não encarar a verdade de que há sim meios de diminuir a distância disponíveis.

Pra ser justo vejo os times brasileiros melhorando nesse aspecto, como o Fortaleza, Cuiabá. Bragantino, Botafogo e Bahia também estão se movendo nessa direção devido aos seus donos, que tem experiência com o futebol europeu. São Paulo não pode ficar pra trás.

2/2

23/12/2023 11:34:22 Lukkas32

@Karakakiko Eles sempre vão ter a vantagem, por razões que já sabemos. Mas discordo de que não dá pra competir. Aqui deixo claro, o "competir" que eu digo não significa vencer, mas fazer jogo duro, criar chances, forçar o time europeu a dar o seu melhor.

Ontem o Fluminense competiu enquanto tinha gás, inclusive teve mais posse de bola durante uns 15 minutos, sofreu gol por dois erros bobos individuais.

Se você escala um time com um mínimo de qualidade técnica, boa organização tática, e que é capaz de correr tanto quanto eles dá pra competir. Já cansei de ver times de divisões inferiores da Inglaterra, ou times menores europeus, competirem e criarem dificuldades para os melhores times como o City, Liverpool, Arsenal e outros times grandes europeus.

Então essa conversa de que está ok levar vareio de time europeu jogando a meio gás, com jogadores velhos que não são capazes de fazer um contra-ataque ou jogar o futebol com a intensidade moderna, não cola. É consequência direta dos técnicos que temos, e do perfil de jogadores que escolhemos no Brasil. 1/2

23/12/2023 11:24:00 Jeffersonluisdb

Quando se oferece uma oportunidade de gol ao adversário, com 40 segundos, e por um erro de fundamento, de um jogador que talvez seja o mais qualificado do elenco para executar o fundamento passe, aí fica complicado mesmo.
Foi nítido que o City jogou em ritmo de treino, e quando quis fez o que quis.
Qualquer coisa que o Fluminense tenha feito no jogo, foi apenas por que o City permitiu, em nenhum momento o city foi envolvido pelo fluminense, isso é balela.
Eu achava que seria um jogo disputado, pois os dois melhores jogadores do time do City não estavam em campo.
Porém me enganei, a organização tática e a intensidade que os clubes europeus imprimem, está anos luz a nossa frente, isso por que na minha percepção, o City jogou com freio de mão puxado, se poupando o tempo todo, se joga em ritmo de clássico da Premier league, seria um massacre muito maior.
É uma pena, mas a disparidade em relação aos clubes sul-americanos, é abismal, e não vejo a curto prazo como isso pode ser revertido.
Mesmo o São Paulo, eventualmente chegue a disputar um jogo desses novamente, a chance de ocorrer uma derrota, nos dias de hoje é praticamente certo.

23/12/2023 11:04:05 vorheessoberano

Essas derrotas de clubes brasileiros pra europeus mostram o quão grande foi o título mundial do SPFC contra o Liverpool em 2005, aquele time que estava 11 jogos sem tomar gol. Naquela época já existia uma disparidade entre Europa e América do Sul e aquele Liverpool era sim muito forte, ao contrário do que a mídia diz muitas vezes para diminuir o feito do tricolor.

23/12/2023 10:34:11 mundial2005tricolor

Essa diferença ai é o seguinte, pega todos os elencos do Campeonato Brasileiro e investiga bem, você vai ver que todos os clubes têm jogadores enfiados ali por algum empresário ou agência.
Os melhorzinhos ainda vão pra Europa e conseguem jogar, a nata da ruindade fica no Brasil e temos que nos deparar com esses tipos de jogos, essa diferença brutal na qualidade técnica.

Enquanto houver essas divisões enormes nos passes dos atletas vamos ter isso ai mesmo, um tempo atrás a premier league tinha uma regra rigorosa com passe dos atletas, não sei se caiu, mas o resultado nós vemos quando assistimos qualquer jogo deste campeonato.

Mas nos anos 90 e 2000 já vimos clubes brasileiros vencendo Europeus, o que mudou? Mudou justamente a questão econômica, que empresário quer a sua fatia do atleta 5x mais valorizada? Quando o Real x Euro não tinham tanta diferença nós ainda tínhamos bons atletas no Brasil, hoje que clube segura?

Talvez o que dê para fazer é remover um pouco dessa sujeira de empresários com leis rigorosas, mas a diferença financeira essa sim é imponderável.

bronze
23/12/2023 09:17:29 Karakakiko

Jason_SanPablo

Seu comentário foi interessante.

O jogo do Diniz funcionou bem contra o sistema posicional do Guardiola. O problema foi a qualidade técnica, porque cada erro do Fluminense foi punido com um gol do City.

Mas creio que se o nível técnico jogadores fosse minimamente comparável, táticamente o jogo poderia ser bem interessante.

Inclusive, por mais maluco que o Diniz possa parecer para alguns, acho que é o único técnico brasileiro que, em algum momento, pode ser convidado a dirigir um clube europeu (lembrando que há décadas os técnicos argentinos são bem vistos no velho continente).

bronze
23/12/2023 09:07:48 Karakakiko

Se colocar a seleção brasileira para jogar com o Manchester City é provável que levem uma surra, imagina então colocar Fluminense, Palmeiras, Flamengo...

Se fosse Palmeiras ou Flamengo acho que a surra seria maior...

bronze
23/12/2023 09:06:03 Karakakiko

Lukkas32

"O que eu gostaria que os torcedores e nossa diretoria entendessem é que no futebol moderno não basta técnica, tem que ter fisicalidade também, por isso que gostaria que o São Paulo prestasse mais atenção à isso."

A diretoria entende isso mas não tem o que fazer: os europeus deram um salto de qualidade gigantesco nas últimas décadas. Não é mais possível competir com eles.

bronze
23/12/2023 08:57:08 Karakakiko

Os europeus são fisicamente mais fortes.
São mais rápido.
São mais técnicos.
Qualquer pequena brecha é suficiente para eles finalizarem.

Não tem como comparar.

E isso não é de hoje: há anos os times sulamericanos não tem como competir com eles nem fisicamente, nem tecnicamente, nem taticamente.

Nem na velocidade os brasileiros conseguem vencer os europeus.

prata
23/12/2023 08:10:49 Wesley.BH

Final não se joga, se ganha, mostrou o quanto fraco é o Diniz, era nitido que o city, tirou o pé, de tão frágil era o time das laranjeiras, não sabem se defender, não tem organização de ataque, uma lastima, um monte de aposentados se arrastando em campo. Isso pq o ataque do city era inteiro reserva, se tivesse Kevin de Bruyne Haaland seria uma goleada nivel santos x barcelona.

23/12/2023 06:27:40 Otoniel_Alves

No meu ponto de vista, não é idade o problema, e sim, habilidade.
O City ganhou porque é o melhor time do mundo e que tem um treinador genial (melhor da história ao lado do Telê).
Além disso, o City massacra quase todos os times do mundo, aliás, todos.
Massacrou Real Madrid, maior clube do mundo. Normal o fluminense ter perdido desse jeito.

Se quaisquer clube brasileiro tivesse jogado várias vezes contra o city poderia se acostumar.
Olha o Cristal Palace todo ano na premier league. E vários clubes de lá. Desculpa, mas cristal palace aqui brigaria por sul-americana apenas. Acho uma equipe perfeita para se comparar ao Cuiabá.
Qualquer time do mundo pode abusar outro jogando todo ano contra as mesmas equipes.
Alaves pertuba direto o Real e Barça. Deyvisson foi ídolo no time espanhol. Aqui não mostrou nada no Palmeiras.
Então nada é pra jogar no lixo. Fluminense é um time envelhecido? É, mas tem técnica e time organizado. City ganhou,mas poderia ter perdido também caso fosse outro treinador do time inglês.

bronze
23/12/2023 00:36:25 charopetacwb

imaginem o sao paulo numa final de mundial e tira os sulamericanos da fila e de tabela vira tetra, vai que acontece um milagre ano que vem, levamos a liberta e ganha.... se a gente ja é chato, seriamos INSUPORTAVEIS

22/12/2023 20:02:17 mistertrick

A gente sempre perdeu para os europeus em força fisica e tatica ,mas esbanjavamos tecnica e habilidade e conseguiamos se sobresair ,hoje temos pouca tecnica e habilidade ai fica dificil ,vcs ve quando o Jhon Kenedy driblou 3 jogadores e chutou para o gol levou muito perigo pro City mas so ele fica dificil

prata
22/12/2023 19:53:26 Junior-SPFC-83

Jogador Europeu além de ter mais inteligência jogando, também tem aplicação tática que será impossível aplicar aqui na terra da cerveja e do funk.

22/12/2023 18:34:07 alexandregnog3

Mais uma lapada do futebol europeu no brasileiro.

Não adianta passar pano ou romantizar, 4x0 é um massacre.

Brasil ainda tem materia prima, mas não mais em todas as posições.

Nem laterais bons nós temos mais.

Essa hegemonia da europa ainda vai durar muito tempo.

prata
22/12/2023 17:20:06 Jason_SanPablo

Apesar dos 4x0, achei que nos 20 primeiros minutos do jogo onde o fluminense ainda conseguia competir o estilo de jogo do diniz taticamente funcionou muito bem contra o jogo posicional do Guardiola

prata
22/12/2023 17:05:47 Jason_SanPablo

Po gostei do fluminense fazendo aquelas saidinhas suicidas contra o city kkk, não dá pra dizer que os caras não tem coragem

22/12/2023 16:53:28 Felipe_dellon

De ponto positivo do fluminense só o Árias e é um time que sabe sair da pressão e só.
Mas claramente a uma montanha de diferença técnica e fisicamente, em 20 minutos o fluminense até conseguia sair tocando mais visivelmente não tinha força para subir ao ataque.

22/12/2023 16:26:01 Lukkas32

Aliás, julgando por essa partida, Wellington Rato >.. Bernardo Silva

22/12/2023 16:24:23 Lukkas32

@vorheessoberano

Pois é cara, City tá jogando à ritmo de treino, numa partida fraquissima tecnicamente (eu assisto varias partidas deles na Premier) e ainda assim o Fluminense ficou sem gás pelos 25 minutos.

Nem os times pequenos das divisões inferiores inglesas ou os times pequenos europeus com menos dinheiro que a gente sofrem tanto fisicamente contra times como City, Arsenal e Liverpool.

O que eu gostaria que os torcedores e nossa diretoria entendessem é que no futebol moderno não basta técnica, tem que ter fisicalidade também, por isso que gostaria que o São Paulo prestasse mais atenção à isso.

22/12/2023 16:24:00 Akira

F. Melo foi dar um jogo de corpo no Bernardo Silva e quem caiu foi ele, diferença física absurda, e ele ficou bravo ainda hahaha

22/12/2023 16:20:11 vorheessoberano

O Brasil só vai voltar a ganhar um Mundial de clubes quando o SP voltar a vencer a Libertadores. O Fluminense não faz nada no jogo, com 1 minuto de jogo fez uma saidinha ridícula contra o time do Guardiola kkkkkkkk, o City nem precisa fazer força.

22/12/2023 15:58:55 Lukkas32

***porque

Não duvido nada o Fluminense fazer alguma graça no segundo tempo, visto que esses tópicos abertos no meio dos jogos sempre acabam zicados

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade