publicidade

Longe do glamour, protesto no Rio tenta atingir Ricardo Teixeira


Marcha contra dirigente espera reunir mil pessoas, mas teme ser impedida de chegar ao local do sorteio

http://esporte.ig.com.br/futebol/longe+do+glamour+protesto+no+rio+tenta+atingir+ricardo+teixeira/n1597108493394.html

Ricardo Teixeira é o alvo do protesto
Veja também:

Nomeado, Pelé alfineta Ricardo Teixeira
Fifa pede provas de suborno contra Teixeira
Ex-dirigente acusa Teixeira de pedir propina
Leia mais sobre a Copa 2014

O sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, neste sábado, na Marina da Glória, não será apenas de festa. Entre 500 e mil manifestantes são esperados para compor a "Marcha por uma Copa do povo, fora Ricardo Teixeira!", protesto que começa às 10h, no Largo do Machado, bairro próximo, e seguirá até o local do evento, que começa às 14h30.

O movimento está sendo organizado pela FNT (Frente Nacional dos Torcedores), que promete uma manifestação pacífica contra o presidente da CBF, mas teme ter seu direito de ir e vir, e de protestar pacificamente, cessado por conta de mirar em um dos homens mais poderosos do país.

Apesar da figura polêmica a que se refere o protesto, o número de participantes ainda é pequeno se comparado a outras passeatas já tradicionais na cidade. A Parada do Orgulho Gay, por exemplo, realizada em novembro de 2010, em Copacabana, reuniu 250 mil pessoas, enquanto a Marcha da Maconha, em maio deste ano, contou com 5 mil participantes, com o agravante de que muitos usuários têm receio de se expor na passeata por tratar do uso de uma substância ilegal.

Porém, a expectativa supera o resultado de outras manifestações que surgiram mais recentemente, como a Marcha das Vadias, realizada no início deste mês, que contou com cerca de 300 pessoas.

As denúncias contra Teixeira pipocam na mídia internacional e repercutem no Brasil. Tiram o dirigente do sério. Nesta sexta-feira, em evento de apresentação das cidades-sede da Copa, o cartola discutiu com jornalistas ingleses. Chegou a chamá-los de corruptos.

A origem do ódio é a série de acusações feitas pela mídia britânica de que o cartola brasileiro teria recebido subornos de uma empresa suíça, a ISL, na década de 90, em troca de benesses na venda de direitos de transmissão de campeonatos, além de envolvimento em compra de votos para a escolha do Catar como sede do Mundial em 2022 e pedido de suborno para votar na Inglaterra para sede da competição em 2018.

"Esquece, isso é tudo armação. Esses ingleses estão putos porque perderam, eles não se conformam. Olha para mim e me fala se eu diria uma bobagem dessas. Que eu ia dizer que o Lula era nada. E pedir suborno em tribuna, na frente de todo mundo. Faz favor, né?", disse Teixeira, em entrevista à revista “Piauí”, sobre a rusga com os ingleses. À revista, ele também contestou o suposto suborno nos anos 90. "Eu nem era do Comitê Executivo (da Fifa) nessa época, iam me subornar para quê?".

Foto: Futura Press Ampliar

Blatter (ao centro) em evento no Rio de Janeiro



Maracanã também na mira
João Hermínio Marques, presidente da FNT, deu o tom do protesto. Além da marcha contra Teixeira, o movimento que lidera conseguiu audiências no Ministério Público do Rio para contestar as obras no Maracanã. A primeira delas aconteceu na quinta-feira, teve como tema a redução de lugares no estádio e a aprovação da nova cobertura, feita de lona tensionada, sem a reconstrução da cobertura anterior, condenada pelos engenheiros que cuidam da reforma.

Haverá ainda outra audiência para questionar o custo da obra, que se aproxima de R$ 1 bilhão, além da concessão para o setor privado, como está previsto.

"Vamos do Largo do Machado em direção à Marina da Glória, até aonde der, e nosso movimento carregará a bandeira ''Fora Ricardo Teixeira''. Há uma falta de transparência e democracia na CBF, queremos uma intervenção do Ministério Público na CBF, até pelo fato dele ser presidente da CBF e também do COL. O comportamento dele não é nada democrático. Temos um país há mais de 20 anos em uma democracia e um cara que está há mais de 20 anos no comando do futebol. Ele alega que é uma entidade privada, mas é uma entidade que recebe incentivo do governo. Sozinha, a CBF não conseguiria fazer a Copa", argumenta João.

O receio do movimento é que a marcha seja interrompida pela Polícia Militar, ou que a própria segurança do evento impeça uma aproximação ao local do sorteio. "A gente não sabe se a polícia vai permitir que a marcha vá até a Marina da Glória. Esperamos que o nosso direito de ir e vir seja respeitado, mas não sabemos o que irá acontecer. De qualquer forma, será um protesto absolutamente pacífico", completou João.

O iG contatou a assessoria da PM e a resposta parece justificar o receio dos organizadores do protesto. Indagada por e-mail, conforme solicitado por telefone, a primeira resposta a respeito de haver, ou não, uma orientação no sentido de impedir a progressão da passeata até a Marina da Glória, a resposta foi: "O efetivo está no site".

Novamente, foi enviado e-mail avisando que a questão não fora respondida. O segundo retorno foi: " A PM atua sempre que existe distúrbio da ordem ou o impedimento do ir e vir dos cidadãos". No terceiro e-mail, foi feita a réplica: "De acordo com a assessoria da PM, portanto, os cidadãos que estiverem em um protesto pacífico não terão cessado o seu direito de ir e vir, correto?". Desta vez, não houve resposta. A assessoria de imprensa do COL também foi contatada por e-mail e por telefone na sexta-feira à tarde, mas não houve retorno.

Sem relação com os protestos deste sábado, foi criada na internet uma ferramenta virtual para postagem de denúncias a respeito de Teixeira. De acordo com a aferição dos autores, que pediram anonimato, o site já bateu a marca de 200 mil visitantes únicos. A página na internet vem contando com apoio de divulgação de alguns veículos de mídia e jornalistas renomados.

O site organiza um novo "megatwittaço", pedindo que seus visitantes postem na rede social Twitter com a "hashtag" #foraricardoteixeira e #caiforaricardoteixeira. O primeiro, segundo um dos autores do site, entrou no "trending topics" mundial, mas saiu rapidamente. O indivíduo consultado diz suspeitar de censura, mas admite não ter nada que comprove a suposição. Até as 20h11 de sábado, o site registrava 95.367 pessoas que postaram as "hashtags" no Twitter.


QUEM PUDER IR FAZER UM BARULHO, VÁ
Avalie: 9 8

Comentários (5)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença -
    Águia De Marabá
    Águia De Marabá
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Palmeiras
    Palmeiras
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade