publicidade

Carpegiani e BAtista inventam o esquema 4-3-0-3 (Texto escrito pelo blog Menon, vale apena conferir)

Li esse texto abaixo que vi no Blog do Menon, achei interessante e postei aqui para compartilar com vcs confira abaixo:
Antigamente, chamava-se o meio de campo de zona de inteligência. Quem o dominasse, venceria o jogo. E o domínio era baseado apenas na criatividae e inteligência do homem do setor. Sim, do UNICO homem, pois se jogava no 4-2-4 e os dois do meio eram um armador de categoria e um volante marcador. É lógico que não estamos falando de pebolim, que havia a volta de atacantes, que algum defensor subia, mas a base era essa.
Hoje, ainda o meio de campo é o mais importante. E o seu domínio é disputado arduamente. A batalha não é vencida apenas pela criatividade de um grande jogador, mas, muitas vezes, pelo acúmulo de jogadores no setor. Parreira chegou, há tempos, a prever o 4-6-0.
Tem tanta gente no meio, que os esquemas determinam o numero de volantes e de meias. Não é mais 4-4-2, é 4-2-2-2 ou 4-3-1-2 ou 4-1-3-2. O 4-5-1, antes impensável, hoje é 4-2-3-1 ou 4-3-2-1.
O São Paulo e a Argentina inovaram. Estão jogando no 4-3-0-3. Quatro zagueiros, três volantes, ZERO MEIAS e tres atacantes. Foi assim na derrota contra o Flamengo e no empate contra a Colômbia. Wellington, Rodrigo Souto e Carlinhos Paraíba marcam atrás. E lançam Marlos, Fernandinho e Dagoberto. Nada de posse de bola, nada de toque, nada de mudança de ritmo, nada de inteligência. O único contra-ataque bem feito saiu de jogada de Rogério Ceni.
Não é só isso. O time tem jogadores que a história do clube desprezará: Juan, Xandão, Fernandinho, Marlos, Henrique e outros. Tem de contratar muito bem e rezar para que LUís Fabiano jogue bola. Assim, pode sonhar em ficar entre os quatro primeiros ao final do Brasileiro.
E a Argentina? Vai de Mascherano, Banega e Cambiasso atrás. Messi, Tevez e Lavezzi na frente. Onde está o enganche, figura típica do futebol argentino. Gente como Montillo, Conca ou Dalessandro? Fora da seleção. E onde está a revelaçao Pastore? No banco, sentadinho. Nem na hora da substituição, teve uma chance. Batista preferiu tirar um volane (Banega) E colocar o atacante MILito. Ficaram quatro na frente: Lavezzi (Aguero), Messi, Tevez e Milito. E dois lá atrás.
A favor de Batista conta o fato de que Messi teria de jogar mais. Ou o PUlga só vai bem ao lado de INiesta e Xavi? Carpegiani pode lamentar a ausencia de Lucas. Mas nada desculpa a opção preferencial pela ausência de bom armadores na zona de armação, de jogadores inteligentes no local onde a inteligencia faz diferença ou, pelo menos, na pouca quantidade de gente para brigar pela bola. Enfim, pela preferencia pelo pebolim e não pelo futebol.
link: http://blogdomenon.blogspot.com/
Avalie: 8 5

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade