publicidade

Fifa afirma que os russos, que sediarão o Mundial de 2018, estão mais adiantados que o Brasil

COMO DIZ GALVÃO BUENO: "QUE BELEEZA"


As críticas à preparação brasileira para a Copa de 2014 feitas pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, durante evento na Rússia, repercutiu nos meios de comunicação ao redor do mundo, gerando reação de pessoas envolvidas com o evento no Brasil.

Na sexta-feira passada, o dirigente da Fifa afirmou que os russos, que sediarão o Mundial de 2018, estão mais adiantados que os brasileiros. “Não há aeroportos, estádios, nem sistemas de transportes prontos”, disparou Valcke sobre a organização para 2014.

As reclamações não são inéditas. Em abril, o presidente da federação internacional, Joseph Blatter, já havia dito que o Brasil estava atrás da África do Sul, tomando como referência o estágio das obras quando faltavam três anos para a Copa de 2010.

Nem no Brasil o assunto é ignorado. A presidente Dilma Rousseff cobrou em maio a aceleração das obras de mobilidade urbana, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, recentemente puxou a orelha de governadores e prefeitos dizendo que alguns deles estão usando as exigências da Fifa como “muleta” para justificar a demora dos preparativos.

Apesar de concordar que os governantes acordaram tarde para a urgência das obras, o diretor de comunicação do Portal 2014, Rodrigo Prada, afirma que a própria Fifa tem sua parcela de responsabilidade nos atrasos para o Mundial brasileiro. "Valcke tem e não tem razão", afirmou Prada à reportagem da “AFP”.

“Testemunhamos reclamações de arquitetos que disseram que a Fifa exigiu até a semana passada mudanças nos projetos dos estádios”, diz Prada. “Este é um motivo dos atrasos.”

“Não há um único membro da Fifa instalado no Brasil responsável por acompanhar o ritmo dos trabalhos. Então é difícil sabermos em que Valcke baseia suas análises.”

Membros da Fifa virão ao Brasil em julho para o sorteio das Eliminatórias da Copa e, só então, devem rodar as 12 cidades-sede para avaliar os preparativos. Também em julho deve ocorrer reunião entre os arquitetos e a entidade para, enfim, encerrar a série de alterações nos projetos das arenas.

A respeito das obras nos estádios, Prada afirma que, à exceção de São Paulo e Natal, todas estão em andamento. "Não se pode negar que existem atrasos nas obras de infraestrutura, mas há que ser mais objetivo ao analisar a questão. O maior problema é que os estádios estão na fase de fundações. É difícil explicar para as pessoas que um empreendimento está em construção quando não há nada para se ver. A análise de Valcke é enviesada," afirma Prada.

Ao rebater as críticas do secretário da Fifa, o ministro Orlando Silva garantiu que ao menos sete das doze arenas estarão prontas para a Copa das Confederações. O evento ocorre em junho de 2013 e serve como ensaio-geral da infraestrutura para o Mundial de 2014.

FONTE PORTAL 2014
Avalie: 6 4

Comentários (10)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 19:30 - Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença -
    Águia De Marabá
    Águia De Marabá
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Seg - 20:00 -
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    0 0
    X
    Palmeiras
    Palmeiras
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade