publicidade

Carreira de Cuca

Alexis Stival, conhecido como Cuca (Curitiba, 7 de junho de 1963), é um ex-futebolista e hoje treinador brasileiro. Atualmente é técnico do Cruzeiro.

Dois anos após parar de jogar, Cuca deu início a sua carreira de treinador à frente do Uberlândia A notoriedade como treinador somente veio durante o Campeonato Brasileiro de 2003, quando Cuca aceitou o convite para treinar o Goiás, que havia terminado o 1º turno na última posição. Em uma recuperação impressionante, o time do Goiás acabou a competição na nona colocação, classificando-se para a Copa Sul-Americana do ano seguinte.

Após o excelente trabalho no Goiás, a grande chance de Cuca surgiu com o interesse do São Paulo em tê-lo como treinador para a temporada seguinte. No comando do São Paulo, Cuca chegou até as semifinais da Libertadores de 2004, quando seu time foi eliminado pelo surpreendente Once Caldas. Desgastado com a diretoria do São Paulo, deixou o clube no mesmo ano, contudo, foi responsável pela contratação de jogadores como Danilo, Grafite, Josué e Mineiro, que levariam o São Paulo à conquista da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2005.Saiu do São Paulo em 17 de junho de 2004.

Cuca seguiu sua carreira no Grêmio de setembro a dezembro de 2004,mas não obteve sucesso.O time foi rebaixado a segunda divisão.

Esteou Flamengo no dia 15 de fevereiro de 2005,quando o time empatou em 1 a 1.Cuca não fez sucesso no Flamengo e foi demitido em 16 de abril de 2005.

Estreou no Coritiba em 5 de maio de 2005 e foi demitido no dia 14 de outubro de 2005 após perder 3 vezes seguidas.

No São Caetano, estreou no final de 2005,mas nao conseguiu se destacar novamente e não repetindo os bons trabalhos que o haviam tornado um treinador de fama.

Foi neste contexto que, em 2006, Cuca iniciou seu trabalho no Botafogo, um trabalho de dois anos que o recolocou no patamar dos melhores treinadores do Brasil. Resposável pela montagem de um time que contava com Dodô, Zé Roberto, Lúcio Flávio e Jorge Henrique, Cuca resgatou o Botafogo para a disputa de títulos nacionais.

Em 2007, o Botafogo era tido como o time de futebol mais vistoso no Brasil, e não foi à toa que aquela equipe liderou o Campeonato Brasileiro da 6ª até a 18ª rodada. No final, porém, o título acabou nas mãos do São Paulo, enquanto o Botafogo acabava a competição na nona posição. Paralelamente ao declínio no Brasileiro, o Botafogo viveu o drama da eliminação na Copa Sul-Americana, quando foi derrotado nas oitavas-de-final para o River Plate. Vencendo a partida por 2x1 e com o adversário com dois jogadores a menos, o Botafogo acabou permitindo a virada do time argentino, o que acabou desencadeando o pedido de demissão de Cuca.

Curiosamente, três jogos depois de pedir demissão, nove dias no total, Cuca aceitou retornar ao comando do Botafogo. Mantendo o bom trabalho, Cuca conseguiu levar o Botafogo às finais do Campeonato Carioca de 2008, contra o Flamengo, repetindo a decisão do ano anterior. Porém, uma vez mais, o Botafogo perdeu o título para o Flamengo e, com isso, sucedeu-se o fatídico episódio do chororô.

A falta de títulos, apesar de seu reconhecido bom trabalho à frente do Botafogo, acabou por resultar em seu desligamento com o clube alvi-negro depois da eliminação na Copa do Brasil. Daí por diante, ainda em 2008, Cuca teve passagens desastrosas pelo Santos e Fluminense.

Em 2009, Cuca acertou sua ida para o Flamengo, quando enfim conseguiu conquistar seu primeiro título expressivo na carreira, quando o Flamengo sagrou-se tri-campeão carioca diante do Botafogo. Em 22 de julho de 2009, Cuca foi demitido do time carioca, após trinta e nove jogos.[1] No total, Cuca teve dezenove vitórias, treze empates e sete derrotas.

Em 1 de setembro de 2009, Cuca foi anunciado novamente como novo treinador do Fluminense Football Club.[2]. No comando do Fluminense fez uma campanha incrível, talvez a mais importante de sua carreira. Quando chegou ao clube, o Fluminense era dado como rebaixado para Serie B. Matemáticos calculavam 98% de chance de rebaixamento. Foi nesse contexto que Cuca liderou o clube, que depois de ter trocado de técnico 4 vezes no mesmo ano, conseguiu a façanha: a fuga do rebaixamento em 2009. No mesmo ano, Cuca ainda conseguiu o vice-campeonato Sul-Americano.
Porém, em 19 de abril de 2010, com o fracasso da equipe no Campeonato Carioca, foi demitido.
Em 8 de junho, Cuca foi anunciado como treinador do Cruzeiro, com contrato até dezembro de 2011. Logo em sua estréia a equipe mineira conseguiu uma vitória de 2 a 0 sobre o Atlético Paranaense. Durante os primeiros jogos, o trabalho de Cuca destacou-se pela melhoria da defesa da equipe. Em seis partidas, foram apenas 3 gols sofridos. Conseguiu garantir a classificação do Cruzeiro para a disputa da Libertadores de 2011 com antecedência, após a vitoria sobre o Vasco por 3 a 1, em 21 de novembro. Terminou o campeonato com o clube na segunda colocação, apenas dois pontos atrás do campeão, o Fluminense. Em 2011 foi campeão mineiro.

Fonte: Wikepédia
Avalie: 0 0

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias