publicidade

Acabou Aidar

Principal grupo de aliados rompe e isola Aidar, perto da renúncia

O grupo Participação, do vice-presidente do São Paulo Julio Casares, principal partido da base aliada de Carlos Miguel Aidar, anunciou ruptura com o presidente na noite deste sábado e tornou praticamente impossível a sustentação da gestão e reconstrução da nova diretoria. Segundo apurou o UOL Esporte, o grupo, composto por 22 conselheiros, sendo sete membros da última diretoria - entre vice-presidentes e diretores -, tomou a decisão em reunião marcada às pressas e comunicou a ruptura a Aidar. O presidente deverá anunciar a renúncia até a manhã de terça-feira.

Além de Julio Casares, são membros do Participação o vice-presidente financeiro Osvaldo Vieira de Abreu, o diretor administrativo José Alberto Rodrigues dos Santos, o diretor de comunicações Ricardo Granja, o diretor da ouvidoria Antônio Luiz Belardo, o diretor de planejamento Marcos Francisco de Almeida e o diretor de infraestrutura Mario Jorge Ramon Quezada. Todos eles faziam parte da diretoria até terça-feira, quando alguns dirigentes começaram a entregar cargos, movimento que resultou no pedido de Aidar para que todos os dirigentes pedissem demissão coletiva.

O racha com o Participação dificulta até a recomposição da nova diretoria. Restam na base de apoio de Aidar o Movimento São Paulo (MSP), partido liderado pelos vice-presidente social Antonio Donizeti Gonçaves, o Dedé, e o vice-presidente de marketing, Douglas Schwartzmann, além de conselheiros dissidentes do Clube da Fé, partido do ex-superintendente Marco Aurélio Cunha, que fez oposição a Aidar na eleição de abril de 2014.

Carlos Miguel Aidar deve entregar até a manhã de terça-feira (13) a carta de renúncia à presidência do São Paulo. Aconselhado pela família e pressionado pelos sócios de seu escritório de advocacia, Aidar está propenso a desistir da presidência para não enfrentar um processo de impeachment e sinalizou ao conselho deliberativo na noite de sexta-feira (9), por meio de um intermediário, que deve oficializar a decisão na manhã de terça (13)

A renúncia só será oficial quando Aidar entregar a carta a Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, presidente do conselho deliberativo. Leco avalia que não há mais chance de continuidade para Aidar: "A governabilidade dele está altamente comprometida e quase impossibilitada", disse, à Rádio Globo. Caberá a Leco, então, convocar nova eleição presidencial dentro de 30 dias, e ele próprio já é o favorito para suceder Aidar até o fim do mandato, que se encerra em abril de 2017.

Leco aceita concorrer à presidência, já tem o apoio de figuras políticas importantes do São Paulo e deverá ser candidato único. O ex-vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro, o ex-superintendente de futebol e opositor de Aidar Marco Aurélio Cunha e o grupo de Juvenal Juvêncio são alguns que já manifestaram apoio.

Gil Guerreiro foi exonerado após briga com Aidar na última segunda-feira e pivô da ameaça de impeachment após enviar ao presidente um e-mail, revelado pelo UOL Esporte, no qual indica que houve desvio de dinheiro e lesão aos cofres do clube e diz ter uma gravação em que Aidar descreve como desviaria comissão na contratação de um jogador da Portuguesa, além de comentários sobre a tentativa de comissionar a TML, empresa de sua namorada, Cinira Maturana da Silva, no contrato com a Under Armour.

A crise de gestão do São Paulo explodiu na última segunda-feira, com a briga, e ganhou novo capítulo no dia seguinte, quando parte da diretoria colocou cargos à disposição após a exoneração de Gil Guerreiro, movimento que levou Aidar a forçar demissão coletiva de todos os vice-presidentes e diretores. Na quinta-feira, houve a revelação do e-mail enviado pelo ex-vice ao presidente. Na sexta-feira, Leco falou que irá convocar reunião extraordinária do conselho para o próximo dia 22 na qual serão analisados gravação e documentos que Gil Guerreiro afirma ter obtido - que não deverá acontecer em caso de renúncia. A reunião seria a porta de entrada para o pedido de impeachment contra Aidar.

Fonte: Uol esporte.
Avalie: 5 1

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

Carregar mais Noticias