publicidade

Em crise, mas com boa vantagem, São Paulo tenta segurar o Goiás

Quem analisa os momentos atuais de Goiás e São Paulo percebe a importância que tem a decisiva partida desta quarta-feira, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, às 21h50m - o jogo define um dos semifinalistas da Copa do Brasil. Para o time esmeraldino, que luta em 2012 para voltar à elite do futebol brasileiro, a estreia na Série B foi desastrosa: derrota com goleada de 5 a 2 para o América-RN. Para piorar, a equipe comandada por Enderson Moreira entra em campo com uma desvantagem de 2 a 0, sofrida na primeira partida, o que a obriga a vencer por três gols de diferença ou a repetir o placar do primeiro jogo e levar a decisão para os pênaltis.

Isso significa que a fatura está liquidada a favor da equipe do Morumbi? Não. Dentro de campo, Leão usou o que tem de melhor e a equipe foi derrotada por 4 a 2 pelo Botafogo. Fora das quatro linhas, a turbulência é grande, principalmente pelo “ruído de comunicação” existente entre a diretoria de futebol e o técnico, que não se bicam. As duas partes trocam farpas pela imprensa e, dentro do clube, existe uma corrente que defende a saída do técnico mesmo em caso de classificação.

Além disso, o time entra em campo pressionado pelo fantasma da eliminação ocorrida na mesma fase do torneio no ano passado. O algoz foi o Avaí, que, meses depois, viria a ser rebaixado para a Série B do Brasileirão. Para comprovar que o momento também não é dos melhores, o Tricolor vai para o jogo com desfalques importantes, o que obrigará Leão a usar um esquema tático pela primeira vez (3-5-2) e que foi treinado por apenas uma hora na última terça-feira.

O São Paulo deixará o Serra Dourada classificado se vencer, empatar, perder por um gol ou perder por dois gols de diferença desde que marque pelo menos um. Vale lembrar que o vencedor desta confronto terá pela frente Vitória ou Coritiba na semifinal, duelo que também ocorre nesta quarta-feira.

A bola vai rolar às 21h50m e terá a arbitragem do gaúcho Fabrício Neves Correia, que será auxiliado por Nadine Schram Camara e Kleber Lucio Gil, ambos de Santa Catarina. O SporTV transmitirá a partida ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30m.



Goiás: a principal novidade no Esmeraldino será o retorno do atacante Iarley, de 38 anos. Poupado dos últimos dois jogos, o atleta atuará mais uma vez como único atacante de ofício, o que ocorreu na maior parte da temporada. As outras novidades serão Peter, Egídio e Ramon, que foram poupados da estreia da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro no último sábado, contra o América-RN. O time: Harlei; Peter, Ernando, Rafael Toloi e Egídio; Marcos Paulo, Thiago Mendes, Ramon, Thiago Humberto e Ricardo Goulart; Iarley.

São Paulo: com desfalques na defesa e no meio-campo, Emerson Leão, pela primeira vez desde que assumiu o São Paulo, deverá utilizar o esquema 3-5-2, com a entrada de Bruno Uvini no setor defensivo, ao lado de Rhodolfo e Edson Silva. No mais, o time terá a mesma formação que venceu o duelo de ida, na semana passada, e perdeu para o Botafogo, no último domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro: Denis; Rhodolfo, Bruno Uvini e Edson Silva; Douglas, Casemiro, Cícero, Jadson e Cortez; Lucas e Luis Fabiano.



Goiás: Amaral, Felipe Amorim e Valmir Lucas, com lesões musculares, são os desfalques.

São Paulo: Rogério Ceni (lesão no ombro direito), Wellington (operado por causa da ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo), Cañete (contusão no joelho direito), Paulo Miranda e Denilson (suspensos), além de Fabrício (recuperação de lesão muscular na panturrilha direita).



Goiás: Iarley não escondeu sua insatisfação ao ser substituído nas duas partidas da final do Campeonato Goiano, contra o Atlético-GO. O atacante chegou a dizer que estava triste com o seu próprio desempenho. Aos 38 anos, o jogador só não havia participado de três dos 28 jogos que o Goiás havia feito na temporada até o jogo de ida contra o Tricolor. Por isso, Enderson Moreira poupou o experiente atleta da partida do Morumbi e também da estreia do Goiás na Série B. Nesta quarta, Iarley estará de volta para tentar ajudar sua equipe a reverter a boa vantagem do adversário.

São Paulo: principal novidade na escalação, o zagueiro Bruno Uvini não disputa uma partida desde o dia 26 de novembro do ano passado, quando entrou no segundo tempo da partida contra o América-MG, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. No começo do ano, ele foi emprestado para o time B do Tottenham (ING), onde disputou alguns amistosos. Como Leão não aprecia o futebol de João Filipe e Paulo Miranda está suspenso, apareceu a chance que o garoto esperava. Ele quer mostrar serviço para estar na lista dos convocados para o torneio de futebol da Olimpíada de Londres.



Enderson Moreira, técnico do Goiás: “O grupo está muito focado. Tivemos um resultado atípico contra o América-RN, mas os jogadores estão cientes da real capacidade do Goiás. Espero que o time faça uma boa partida contra o São Paulo e consiga a classificação”.

Emerson Leão, técnico do São Paulo: “O futebol é desagradável por um lado e agradável por outro. É desagradável porque sofremos uma derrota ruim em todos os sentidos. Mas é agradável porque você pode se recuperar já na mesma semana com uma classificação para uma semifinal. O São Paulo tem bola e jogador para chegar e vencer lá também”.



* Uma partida entre as duas equipes não termina empatada há quase cinco anos. A última igualdade foi registrada no dia 19 de agosto de 2007 (0 x 0), pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, foram realizadas nove partidas, com três vitórias esmeraldinas e seis dos paulistas.

* No Serra Dourada, quem dá as cartas é o Goiás. A história mostra 19 confrontos, com sete vitórias da equipe da casa, oito empates e quatro triunfos do Tricolor, que marcou 19 gols e tomou 27.

* Os dois times buscam a primeira conquista da Copa do Brasil. Ambos têm um vice-campeonato como melhor resultado. O Goiás perdeu a decisão de 1990 para o Flamengo, enquanto que o São Paulo caiu diante do Cruzeiro em 2000.

* Dentro de casa na Copa do Brasil, o Goiás tem um bom aproveitamento. Em 47 partidas disputadas, o time venceu 28, empatou 14 e perdeu apenas cinco, o que dá um aproveitamento de 69,5%. Já o São Paulo, como visitante, tem desempenho apenas regular. Foram 46 partidas, com 20 vitórias, dez empates e 16 derrotas, aproveitamento de 50,7%.

* Em todos os jogos que disputou em casa nesta Copa do Brasil, o Goiás marcou pelo menos dois gols.

* Na última vez em que a equipe goiana chegou às semifinais, o Esmeraldino eliminou justamente o São Paulo nas quartas de final, após empatar sem gols no Serra Dourada e por 1 a 1 no Morumbi, em 2003.


VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor no clássico contra o Palmeiras
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 2 6

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.