publicidade

Em 2013, FPF planeja corte de árbitros da elite para melhorar nível

A Federação Paulista de Futebol (FPF) ficou descontente com o número de erros da arbitragem no Paulistão-2012.

Por isso, já convocou o ex-assistente Nilson Monção como o novo chefe da Escola de Árbitros. Agora, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, o Coronel Marcos Marinho, promete outra medida: um corte na lista dos apitadores disponíveis para a Série A-1.

“Nós tínhamos 35 árbitros disponíveis para o sorteio na primeira divisão. Em 2013, a nossa ideia é trabalhar com apenas 20 nomes”, diz o comandante da arbitragem paulista.

A justificativa da mudança é que árbitros mais gabaritados perderam espaço com o aumento do quadro de árbitros. O Coronel Marcos Marinho admite a importância da renovação dos apitadores, mas percebe que os experientes devem continuar com o prestígio maior.

“Nós tivemos exemplos de árbitros menos famosos que tiveram muita felicidade no sorteio e apitaram 10 ou mais partidas. E aí você pega um nome como o Luiz Flávio de Oliveira, aspirante à Fifa, que trabalhou só em cinco”, compara.



Na edição de 2012, a comissão de arbitragem da FPF também fez um balanço negativo da mudança de posicionamento dos árbitros adicionais, que ficaram mais próximos dos assistentes para preservar o percurso habitual dos árbitros (em diagonal). Alguns lances decisivos passaram despercebidos.

“Tivemos um erro no jogo entre Portuguesa e Bragantino (pela quarta rodada, em Bragança Paulista) em que a bola entrou (em uma finalização de Maylson aos 40 minutos do segundo tempo) e o árbitro adicional teria visto o lance se estivesse no lado do ano passado”, explicou Marcos Marinho.

Ainda assim, a FPF acredita que o seu quadro de apitadores segue em alta. A entidade comemora os pedidos de outras federações para a presença de seus árbitros nas finais dos Estaduais por todo o Brasil. “Tivemos solicitações de vários lugares, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e MG”, citou Marcos Marinho.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor no clássico contra o Palmeiras
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 4 5

Comentários (3)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.