publicidade

Rogério Ceni: O Homem Bicentenário do São Paulo

Depois do centésimo gol, goleiro atinge marca de cem jogos seguidos

Rogério Ceni comemora centésimo gol da carreira marcado contra o Corinthians, no dia 27 de março (Foto: VIPCOMM)

Máquina de quebrar recordes, Rogério Ceni atinge mais uma marca importante nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Atlético-MG, em Sete Lagoas, pela terceira rodada do Brasileirão. A partida será transmitida em tempo real pelo LANCENET!. São cem jogos consecutivos do capitão em campo.

Este ano, é a segunda vez que Ceni alcança uma marca centenária. Há três meses, marcou no clássico contra o Corinthians o gol de número cem na carreira. Agora, forte como um robô, torna-se O Homem Bicentenário, analogia ao filme estrelado por Robin Williams.

Se na película o personagem do astro norte-americano é uma máquina que vai aprendendo a ser humano, Rogério Ceni faz o caminho inverso. De carne e osso, poço de fraqueza, o goleiro não para de atingir metas antes inimagináveis de serem alcançadas por qualquer profissional do futebol.

A última vez que a escalação do São Paulo não começou com Ceni foi na segunda rodada do Paulistão do ano passado, no empate em 1 a 1 contra o Mirassol, no dia 20 de janeiro. Na ocasião, o camisa 1 deu lugar a Bosco, que ainda treina com o grupo, mas não faz mais parte dos planos.

De lá para cá, faça sua chuva ou faça sol, o goleiro está presente. Ele caminha a passos largos para bater o recorde que perdura desde 1965, ano em que o ex-arqueiro Suli chegou a 107 jogos consecutivos pelo clube (acompanhe mais detalhes abaixo).

Os profissionais que cuidam da saúde esportiva de Rogério Ceni são unânimes ao dizer que a dedicação, o profissionalismo e a superação do goleiro são o combustível para se manter tanto tempo em condições de atuar, mesmo com 38 anos, e resistir às lesões que tanto incomodam.

A última, semelhante à maior da carreira, no tornozelo esquerdo. O goleiro sofreu uma entorse no local na estreia no Brasileirão, contra o Fluminense, e, desde então, tem sofrido com muitas dores. Não estava 100% contra o Figueirense, na última rodada, e vai novamente sacrificado, embora tenha passado toda a semana passada tratando muito.

Para enfrentar o Galo, no entanto, Ceni ainda tem uma motivação extra. Se vencer, o Tricolor assume a liderança isolada do Brasileirão, o que não acontece desde 2009 com o clube. Acostumado a vencer, principalmente a competição nacional, o capitão dará um passo importante para o triunfo se não sofrer gols.

Único jogador a levantar o troféu da competição em três anos consecutivos, ele sabe da importância de retornar à disputa da Copa Santander Libertadores em 2012.

O resultado positivo trará mais motivação, já que, após o confronto de hoje, ele vai precisar. Afinal, o jogo de número 101 será já no próximo sábado, com o Grêmio, no Morumbi. Pouco tempo para recuperar.

No entanto, em se tratando de Rogério Ceni, o pouco é relativo. O goleiro está acostumado a grandes metas e, como um verdadeiro robô, não poupará esforços para atingi-las. Para ele, centenário ainda é pouco.
Riva Carli, preparador físico do clube:
Considero o feito do Rogério extraordinário e fora do normal para um atleta de futebol. É fundamental, poucos conseguem chegar neste número de jogos consecutivos na carreira. Tenho o privilégio de trabalhar com ele há cerca de cinco meses e está sendo uma experiência muito boa.

Nesse momento, fizemos algumas mudanças dentro do percurso em relação a treinamento e planejamento para potencializar ainda mais a preparação. Mudamos um pouco o treino, diferente do que ele estava fazendo antes. Ele se adaptou bem, tem gostado. Acha que o resultado está sendo satisfatório.

Aplicamos mais treinos de força. Isso é importante para o momento da carreira dele. Sempre frequenta a academia, faz todos os trabalhos. Isso tem contribuído muito para seguir fazendo os jogos sem precisar ficar fora. Está refletindo dentro de campo. Ele mesmo dá o sinal. Fala o que está sentindo.

Neste ponto mudou um pouco, mas o resto é a sequência de vida atlética. De muita responsabilidade, de fazer as coisas, de sempre cumprir as tarefas determinadas.

Acho que esse é o fato fundamental para ele chegar a esse estágio da carreira e estar batendo esse número de cem partidas consecutivas, que é um baita feito.


Suli: recorde de jogos, mas sem conquistas
O recordista de partidas consecutivas à frente da meta são-paulina atuou no clube na década de 1960, tempo de vacas magras por conta da construção do Morumbi.

Suli Cabral Machado, ou simplesmente Suli, como ficou mais conhecido, defendeu o clube de 61 a 66 e disputou 266 partidas, obtendo 138 vitórias e 65 empates. Foram ainda 63 derrotas no período.

Entre os dias 23 de janeiro de 63 e 24 de janeiro de 1965, o arqueiro disputou 107 duelos seguidos possíveis. Isso porque entre os dias 9 de maio e 24 de junho o time A do São Paulo estava na Europa para a disputa de amistosos e torneios internacionais. Enquanto isso, no Brasil, um time com Carlos no gol empatou em 3 a 3 com o Fluminense, no dia 10 de maio, nas Laranjeiras, pelo Torneio Rio-São Paulo.

O período em que Suli esteve como goleiro do Tricolor foi de pouco investimento no time, pois todos os recursos eram voltados para a construção do Morumbi, concretizada em 1970, quando Suli já não defendia mais as cores do clube. Também por conta disso, ele se despediu sem conquistar títulos.

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Palmeiras
- Calleri elogia elenco do São Paulo por adotar filosofia de Zubeldía
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 1

Comentários (2)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Libertadores

    Qui - 21:00 - Monumental Banco Pichincha -
    Barcelona SC
    Barcelona SC
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly
    https://media.api-sports.io/football/teams/144.png
    Atletico Goianiense
    0 3
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade