O São Paulo tem mais três reforços estrangeiros para as categorias de base de Cotia. Depois do nigeriano Azeez, o clube acertou contratos com o atacante de 18 anos King Faisal, de Gana, e com o volante Clauvis Etienne (20 anos) e o meio-campista Iba Ly (20 anos), ambos de Senegal. Eles vão fazer parte da equipe sub-20, comandada por Belletti, e se unem neste início de trajetória no novo clube.
Azeez se tornou uma referência imediata para Faisal, Clauvis e Iba Ly. O nigeriano de 19 anos tem sido importante nesta primeira adaptação do trio de novos jogadores africanos. O atacante que defende o São Paulo desde 2022, inclusive, divide quarto com Faisal para auxiliá-lo nestes primeiros momentos em Cotia.
LEIA TAMBÉM: Fora de planos dos europeus, empresários oferecem ex-zagueiros do Santos para o São Paulo
Faisal, Clauvis e Iba Ly também se ajudam no dia a dia para encarar a realidade completamente distinta. Os três atuavam em equipes de desenvolvimento e academias semiamadoras nos respectivos países.
Os três assinaram contrato depois de regularizarem o visto de trabalho e aguardam a inscrição na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para estarem à disposição.
Há a expectativa de que pelo menos King Faisal possa estrear nesta quinta-feira, a partir das 15h (de Brasília), contra o Atlético-GO, em duelo pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro sub-20.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/q/V/n6jFPZTSSEqXpexHfidw/ibaly.jpeg)
Iba Ly vem de Senegal para reforçar o sub-20 do São Paulo — Foto: Divulgação
Os três novos contratados ratificam uma nova política das categorias de base do São Paulo. Desde a chegada de Azeez para a temporada passada, o clube tem aceitado convites para observar competições na África e recrutar atletas para Cotia.
King Faisal, por exemplo, atuava pelo Great Farcos Football Club, uma equipe semiamadora e de formação em Gana. O clube tem parceria com dois empresários brasileiros, Didi Gualberto e Danilo Silva, e organizou um torneio no qual convidou um observador do São Paulo.
O atacante chamou a atenção, teve vídeos analisados no Brasil e acabou contratado pelo Tricolor por três temporadas. O acordo do ganês vale até o fim de 2025.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/i/b/tDAM7tQnqhxcdrmSz3Lg/etienne.jpeg)
Clauvis Etienne também é do Senegal e vai jogar no São Paulo — Foto: Divulgação
Iba Ly e Clauvis Etienne também assinaram contratos profissionais com o São Paulo, embora cheguem a Cotia para reforçar o time sub-20. Os dois acertaram acordo de empréstimo de uma temporada com o clube.
Os dois senegaleses fizeram um intercâmbio no ano passado e atuaram pelo Brasilis, projeto liderado pelo ex-zagueiro Oscar, que teve passagem de destaque pelo São Paulo nos anos 80.
O trio de africanos, somado a Azeez, está no São Paulo para abrir de vez o mercado do continente para não só o Tricolor, mas o futebol brasileiro como um todo.
A chegada dos três africanos reforça a legião estrangeira de Cotia. Além do trio e de Azeez, o São Paulo recentemente contratou o meia equatoriano Juan Macías, de apenas 18 anos e que atuou como profissional da LDU antes de se transferir.
Macías é enxergado como uma e esteve na lista dos 60 jogadores mais promissores do mundo do jornal "The Guardian", da Inglaterra. O contrato é de empréstimo por um ano, com opção de compra.
Conheça, trio, africanos, reforça, base, São Paulo
Boa iniciativa.
Também tem que olhar para os principais clubes de cada país africano, como Enyimba e Mano Pillars da Nigéria,
África Sports e ASEC da costa do marfim,
Asante, Hearts of Oak e Ashanti Gold de Gana,
Coton Sports e Union Douala de Camarões
Jeanne Darc e Douanes de Senegal.
Daria pra citar mais de outros paises.
Esses são os times que mais revelam e são mais organizados na base.
Agnaldo Nogueira, não havia lido seu post, escrevemos quase iguais.
esse é o caminho, se grandes europeus acham, porque nós não?!?!?!
acho excelente essa iniciativa todos os grandes europeus fazem esse trabalho, espero que o Belleti saiba aproveitar esse garotos.