Últimas Notícias
publicidade

São Paulo tem a missão de recuperar Luciano em momento de elenco apertado

Luciano lamenta chance perdida pelo São Paulo em partida contra o Juventude
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF


Rogério Ceni tem sofrido na missão de encontrar o parceiro ideal para Jonathan Calleri no ataque do São Paulo. Enquanto o argentino é o artilheiro do Brasileirão, os postulantes à segunda vaga vivem períodos ruins. Dupla de sucesso com Brenner na época de Fernando Diniz, Luciano ainda sofre para reencontrar o caminho das redes com o atual treinador.



O camisa 11 é um dos xodós da torcida, mas viu seu nome ser cada vez menos gritado nas arquibancadas do Morumbi, conforme seu jejum de gols foi aumentando. Já são dez partidas consecutivas sem balançar as redes. Fazer com que Luciano volte a balançar as redes passou a ser uma das missões de Rogério Ceni, que tem cada vez menos opções no banco de reservas por causa do alto número de desfalques.

Luciano fez um gol pela última vez em 8 de maio, no empate contra o Fortaleza, pelo Brasileirão. O camisa 11 disputou 27 jogos na atual temporada, com apenas cinco gols marcados e apenas uma assistência.

"Ele teve as duas oportunidades [contra o Juventude], mas eu acho que ele ajuda em um todo. Um atleta não é importante apenas porque faz gols. Claro que o gol é o momento máximo, mas ele também pode ser importante de outras maneiras. Ele não tem deixado de se esforçar, de se empenhar. As coisas não estão acontecendo nesse momento para ele, mas não significa que em breve ele não possa continuar a grande fase que ele teve aqui de fazer muitos gols", disse Rogério Ceni, depois do empate sem gols com o Juventude no último domingo (26).

Luciano tem mostrado certa ansiedade dentro de campo com a falta de gols. Diante do Juventude, o atacante preferiu arriscar a finalização em vez de tocar para um companheiro livre em duas oportunidades, primeiro com Eder, depois com Rigoni.

"Tenho certeza de que ele quer fazer os gols. (...) mas talvez na ansiedade de querer fazer o gol, o cara finaliza uma bola em que o corpo não está tão bem posicionado. Aquela bola era para o Eder, assim como a segunda bola correta era para o Rigoni, que fez a ultrapassagem", disse Ceni.

O atacante está no São Paulo desde 2020, quando chegou do Grêmio, em uma troca com Everton. Luciano caiu nas graças da torcida principalmente sob o comando de Fernando Diniz. Em seu primeiro ano, quando o Tricolor chegou a brigar pelo título do Brasileirão, o camisa 11 fez boa dupla com Brenner e foi o artilheiro da competição, com 21 gols em 38 jogos.

No ano passado, já sob o comando de Hernán Crespo, o atacante conviveu com lesões e chegou a ficar dois meses longe dos gramados. Luciano demorou para recuperar a boa fase e passou 11 partidas sem marcar em 2021. Na reta final, no entanto, foi decisivo para livrar o São Paulo do rebaixamento. Ele fez um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras e dois no 3 a 1 contra o Juventude, na partida que acabou matematicamente com qualquer chance de queda.

Luciano é bem cotado internamente no São Paulo. Quem acompanha o dia a dia no clube diz que o atacante é muito brincalhão, mas também extremamente competitivo. Por isso, tem se incomodado com a seca de gols. Em abril, ele renovou seu contrato até o fim de 2024.


"Eu não estou em uma fase muito boa, estou há alguns meses sem fazer gols. Ano passado, eu fiquei esses meses sem fazer gols, voltei e fiz gols decisivos. Na hora certa, vou fazer gols, comemorar, ajudar meus companheiros, que é o mais importante. O mais importante não é se o Luciano ou outro faz gol, o mais importante é o São Paulo", disse Luciano, em entrevista depois do empate com o Juventude.



O que diferencia o Luciano de Diniz para o Luciano de Ceni? Colunistas opinam

As duas melhores temporadas da carreira de Luciano em média de gols foram sob o comando de Fernando Diniz. Em 2019, quando o treinador começou o ano no Fluminense e saiu na 15ª rodada do Brasileirão, o atacante estava com 15 gols em 31 jogos, média de 0,48 gol por jogo.

Já no ano seguinte, no São Paulo, Luciano conseguiu pela primeira vez na carreira ter média superior a meio gol por jogo. Mais uma vez com Diniz, ele terminou a temporada com 21 gols em 38 jogos — 0,55 gol por partida.

"Com o Diniz, havia mais liberdade para se movimentar e menos necessidade de marcação. Ele jogava mais perto do Brenner. Agora, precisa ajudar no meio. Além disso, como está em jejum de gols, fica irritado e brigando com adversários", analisa Menon, colunista do UOL Esporte, sobre a diferença de jogo de Luciano com Diniz e com Rogério Ceni.

Para Alicia Klein, também colunista do UOL Esporte, o esquema de Rogério Ceni favorece mais Jonathan Calleri, fazendo com que Luciano saia mais da área. Encaixar-se nesse estilo de jogo seria o grande desafio para o camisa 11.

"O São Paulo precisa do Luciano rendendo, não só pelas limitações de seu elenco, mas pela recente renovação, que denota uma confiança do clube na sua recuperação. Resta saber se, com mais oportunidades, o jogador vai conseguir se encaixar no esquema de Ceni, que não favorece tanto um atacante de mais movimentação como Luciano. Se acontecer, fará uma enorme diferença ao tricolor, que é cada vez mais Calleri-dependente", diz.

Luciano briga para ser titular amanhã (30), quando o São Paulo deverá ter força máxima diante da Universidad Católica, no Chile, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida está marcada para as 21h30 (de Brasília).

São Paulo, missão, recuperar, Luciano, momento, elenco, apertado

VEJA TAMBÉM
- Ceni exalta elenco do São Paulo após classificação: "Heroico o que eles estão fazendo"
- São Paulo completa 4 anos sem perder disputa de pênaltis; veja última vez que o time foi eliminado dessa forma
- DEU TRICOLOR! São Paulo passa pelo Ceará nos pênaltis e vai à semifinal da Sul-Americana


FERRARESI É TRICOLOR E LUIZÃO DE SAÍDA! 12 REFORÇOS; IGOR GOMES AFASTADO? LUAN E OREJUELLA


CONFIRA:Novela continua? Em conversas com rival paulista, Soteldo volta à pauta do São Paulo

VEJA TAMBÉM:Executivo do São Paulo, Rui Costa afirma em entrevista: "Gestão é muito mais do que fechar contratações"

E MAIS:São Paulo fica com 25% de Toró, mas atacante deixa o clube de graça

Avalie esta notícia: 7 0

Comentários (13)

30/06/2022 01:03:39 Sergio Messias

Esse e uma enganação so iludem torcedor burros

29/06/2022 13:59:53 antero

Recuperar???, Depois q renovou o contrato nao jogou mais nada, salário garantindo por mais alguns anos, no final do contrato ele volta a jogar para tentar mais uma renovação.

29/06/2022 13:35:46 Orlando Alexandria

Excelente Jogador... Mas esta perecendo por conta das idéias do Pardal Ceni... O primeiro a Cair de produção foi Rigoni, agora Luciano e ja começou as Observações sobre Caleri... Além das ideias mirabolantes do Ceni, os Jogadores são estão de saco cheio desse eternos aprendiz de Treinador

29/06/2022 12:20:40 Sergio Gandini

Luciano faz nove partidas que não balança as redes, Igor Gomes fazem 28 partidas que TB não balança as redes, complicado né. Luciano ainda é o parceiro ideal para jogar ao lado de Calleri, ele só 3sta eufórico para fazer o gol e isto tem atrapalhado um pouco, mas o Éder esta pior que ele..

bronze
29/06/2022 11:45:08 SaoPaulinoSP

Até quando vai ficar recuperando o Luciano? Já faz 1 ano e meio que estão tentando "recuperar" o cara. O Ceni não deixa ninguém do elenco se destacar como liderança para competir com ele, então amigos, poucas chances do Luciano voltar a ser aquele goleador que conhecemos. Mas a nossa torcida é que ele consiga superar seus problemas físicos e o treinador fraco e volte a fazer muitos gols.

29/06/2022 10:12:03 Adriano Massaini Mira

Engraçado renovaram o Luciano a uns meses atrás. Ja havia se machucado e nao jogado na temporada passada. Quando o Calleri veio ficou ceiando caso na hira de bater o pênalti. Resumindi ele pensa que é o Benzema mas na verdade ele é o Luciano.

29/06/2022 09:32:07 Heisemberg Sam

Difícil o r.ceni recuperar alguém, principalmente um atacante

29/06/2022 09:20:04 Carlos Grattão

O problema do Luciano é que ele quer jogar para a torcida, quer seu nome sendo gritado pela torcida, dai banca o fominha e poe tudo a perder nao passando a bola para um companheiro melhor colocado. Se baixar a bola e jogar para o time, vai voltar a se destacar. Simples assim...

29/06/2022 09:14:49 Neto Oliveira

Não é o São Paulo que tem que recuperar o Luciano, ele próprio que tem que se recuperar, o cara é fominha não toca a bola pra ninguém, sempre que recebi a bola perto da área ele quer resolver sozinho não toca pra ninguém.

29/06/2022 09:11:30 Renato Calil

O Luciano não tem compromisso com o clube. Se apresentou lesionado para a pré-temporada, não passa a bola para os companheiros e toma cartão direto por reclamação

29/06/2022 08:44:22 Isaac Lourenço

Não só tem q recuperar o Luciano más tbm o Rigoni esses dois juntos com Calleri séria excelente! ????

29/06/2022 08:01:46 Toni Far

Por que ele usa aquela faixa branca na mão ? Tem tendinite ou é só um estilinho ?

Ta difícil recuperar o Luciano.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    RB Bragantino
    RB Bragantino

    Último jogo - Sudamericana

    Qua - 19:15 - Governador Plácido Aderaldo Castelo
    https://media.api-sports.io/football/teams/129.png
    Ceará
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Corinthians
    3 Internacional
    4 Atletico Paranaense
    5 Atletico-MG
    6 Fluminense
    7 Flamengo
    8 São Paulo
    9 Santos
    10 Botafogo
    11 Avai
    12 RB Bragantino
    13 Ceará
    14 Goiás
    15 Cuiaba
    16 Coritiba
    17 America Mineiro
    18 Atletico Goianiense
    19 Juventude
    20 Fortaleza EC
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    30 16 8 6 2 27 12 15 VVEDE
    29 17 8 5 4 19 17 2 VEDVD
    29 17 7 8 2 23 15 8 DVEVE
    28 17 8 4 5 20 17 3 VVVDE
    28 16 7 7 2 24 17 7 EVVVE
    27 16 8 3 5 22 15 7 EVVVV
    24 17 7 3 7 20 17 3 DVVDV
    23 16 5 8 3 20 16 4 DDEVE
    22 17 5 7 5 20 16 4 EEDVD
    21 16 6 3 7 17 21 -4 VVDVD
    21 17 6 3 8 19 27 -8 DEDDV
    21 16 5 6 5 24 20 4 VEDDV
    21 17 4 9 4 19 18 1 EEEDV
    20 16 5 5 6 16 19 -3 DDVDV
    19 16 5 4 7 13 17 -4 DEDVV
    19 17 5 4 8 20 27 -7 DDVED
    18 16 5 3 8 12 18 -6 EDDVD
    17 16 4 5 7 17 22 -5 DVEDD
    12 16 2 6 8 15 28 -13 DDEDE
    11 16 2 5 9 13 21 -8 DVDDE
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
11/08/2022 00:05:30