publicidade

Conselheiro do São Paulo pede que reunião sobre estatuto seja transmitida ao vivo

Estádio do Morumbi pronto para receber São Paulo x Flamengo na última rodada do Brasileirão 2020 (Imagem: Divulgação/São Paulo FC)

O conselheiro do São Paulo Fábio Castello Branco Mariz de Oliveira fez um requerimento ao conselho deliberativo são-paulino para que a reunião do próximo dia 16 de dezembro seja transmitida ao vivo para o público. O encontro votará a reforma estatutária do clube.



O UOL Esporte teve acesso à carta destinada a Olten Ayres de Abreu Júnior, presidente do conselho. Nela, Mariz de Oliveira defende que não permitir que os sócios do São Paulo e os torcedores do clube não acompanhem a reunião seria algo negativo para o desejo de transparência do órgão.


LEIA TAMBÉM: Problemas afastam Benítez de permanecer no São Paulo; Confira!


"Privar os interessados de adquirirem dados que permitirão a formação de sua convicção sobre o tema, irá de encontro com todos os princípios básicos de transparência, o que se sabe não ser corroborado por V. Excelência. Destaca-se, inclusive, que foi em seu mandato que se iniciaram as transmissões via YouTube, o que foi um passo extremamente importante para diminuir a distância do Conselho Deliberativo e dos aficionados pelo São Paulo Futebol Clube", diz o texto.

Mariz de Oliveira se apega ao fato de a reunião ser feita de maneira hibrida para fazer o tal pedido. Por causa da pandemia da covid-19, os membros do conselho deliberativo poderão comparecer presencialmente ou acompanhar o encontro por streaming.

O conselheiro ainda cita um abaixo-assinado feito pela torcida do São Paulo pedindo para que a reunião seja aberta ao público. Até o momento, mais de 9.300 pessoas já assinaram o requerimento. "Um número considerável se formos levar em consideração que nós temos algo em torno de 4 mil votantes em nosso quadro associativo", defende.

A reunião deveria acontecer no último dia 18 de novembro. Por causa da situação do São Paulo no Brasileirão, no entanto, o órgão optou por adiar o encontro para 16 de dezembro. Antes disso, o clube exigiu que os conselheiros mantenham confidencialidade sobre as alterações que serão analisadas, e não as publiquem nem discutam com terceiros.

Um grupo de conselheiros de oposição protocolou em 11 de novembro documento pedindo que a confidencialidade seja retirada e as propostas possam ser abertamente discutidas com os associados e demais membros da comunidade são-paulina. O requerimento também pede que as alterações sejam votadas separadamente, uma a uma, e não como um documento único.

A principal mudança proposta para o estatuto traria de volta a possibilidade de reeleição: atualmente, é permitido ao presidente apenas um mandato de três anos. Com a mudança, volta a ser possível a reeleição para um segundo mandato de três anos.



O quórum eleitoral já restrito do clube também seria reduzido: atualmente, 260 conselheiros elegem o presidente. Com a reforma em pauta, passariam a ser 200 votantes, sendo 120 deles conselheiros vitalícios, que não estão sujeitos a eleições pelos associados do clube.

Conselheiro, reunião, estatuto, transmitida

VEJA TAMBÉM
- Tricolor escalado para o jogo contra o Barcelona-EQU
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 10 1

Comentários (5)
05/12/2021 03:49:54 Ricardo_Santi

Pra vc ser sócio do SP e se candidatar a conselheiro, vc precisa comprar o título no clube social. Pelo que eu sei, está entre 30 e 40 mil reais.
Eu não tenho essa grana e garanto que 95% da torcida tricolor não tem esse valor pra virar socio do clube. Portanto, o interno do SP é dessa elite arrogante, cafajeste e nojenta que não tá nem aí pro simples trabalhador ou estudante.
A missão deles é acabar com o SP e conseguiram.

04/12/2021 09:29:09 Odair Nunes

Muda esse estatuto, passa ser empresa so assim o tricolor volta a ser gigante de novo por contrario so sera vexames em cima de vexames.

04/12/2021 08:08:55 davi marcovitch

Melhor a torcida se unir e fundar um novo tricolor porque esse esta com os dias contados.

04/12/2021 07:53:35 Joao Filho Campos

Porra de estatuto.essq porra afundando e esses fela da puta se preocupando com isao e o poder.

04/12/2021 07:41:16 Carlinhos Câmara

Esses cardiais sanguessugas...tem que entender que o SPFC tem que vira clube empresa, caso contrário, vai ser rebaixado e do mesmo jeito vao parar de mamar nas tetas do clube, pois nao tera dinheiro para pagar salarios dos jogadores, quanto mais sobrar para eles ficaram roubando do clube.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.