Os principais clubes do mundo são SAF

Os principais clubes do mundo são SAF

Jônatas

Manchester City (Inglaterra) – Controlado pelo City Football Group, funciona como clube-empresa integrado a uma rede global de clubes, com foco em investimento, dados e expansão da marca.

Paris Saint-Germain – PSG (França) – Pertence ao Qatar Sports Investments, operando com controle privado total e estratégia voltada ao fortalecimento global da marca.

Chelsea (Inglaterra) – Gerido por Todd Boehly e Clearlake Capital, adota gestão corporativa com foco em jovens ativos e valorização financeira.

Arsenal (Inglaterra) – Controlado pela Kroenke Sports & Entertainment, segue modelo de propriedade privada com gestão sustentável e planejamento de longo prazo.

Liverpool (Inglaterra) – Pertence ao Fenway Sports Group, com administração empresarial baseada em dados, scouting eficiente e controle de custos.

Manchester United (Inglaterra) – Clube-empresa com ações negociadas na bolsa de Nova York, controlado pela família Glazer, com forte exploração comercial da marca.

Bayern de Munique (Alemanha) – Modelo corporativo misto, com participação de grandes empresas (Adidas, Audi e Allianz), mantendo estabilidade financeira e domínio esportivo
.
Milan (Itália) – Controlado pelo fundo RedBird Capital, utiliza gestão financeira profissional focada em reestruturação e crescimento de valor.

Inter de Milão (Itália) – Administrado pelo fundo Oaktree Capital, após crise financeira, com foco em saneamento e equilíbrio econômico.

RB Leipzig (Alemanha) – Clube corporativo controlado pela Red Bull, criado para desenvolvimento de talentos e fortalecimento da marca.

Avalie esta notícia: 13 11
VEJA TAMBÉM
- Mercado da bola do São Paulo por um novo Camisa 10! Crespo já pediu e Massis vai buscar!!
- Cabe no Tricolor? São Paulo tentou a contratação de Gustavo Scarpa, do Atlético-MG
- São Paulo rescinde contrato com fornecedora de alimentos após investigações do MP
- QUEM FOI BEM E QUEM FOI MAL? Saiba os destaques da partida de ontem pelo São Paulo!
- Luciano sente a coxa e vira dúvida no São Paulo




matheusarshavin
0 0
06/02/2026 01:51:18

SAF é meu saco

jeguerio-mico
1 0
06/02/2026 00:06:37

Cadê o Tricolouca2k, que dizia que Rigoni era melhor que Arrascaeta ? Esse trikinha é uma vergonha happysmile

wesley.bh
prata
1 0
04/02/2026 19:09:50

Veja se elas querem comprar o SPFC

jônatas
bronze
1 7
04/02/2026 11:05:43

Devil Guitar, eu não entendi o sentido do seu comentário. Eu apenas afirmei um fato: a maioria dos grandes clubes do mundo é SAF. Em nenhum momento eu disse que, se os clubes brasileiros virassem SAF, seriam maiores do que os principais clubes europeus, até porque existem muitos fatores a serem considerados, como moeda forte, projeção internacional e o fato de esses clubes serem administrados de forma profissional há décadas.
No entanto, no contexto do Brasil, com as grandes torcidas que temos e uma administração profissional, evoluiríamos muito o nosso futebol.

Respostas (1)
devil.guitar
4 2
04/02/2026 16:38:14

Ué, então qual a finalidade da tua postagem? Constatar o obvio ou abrir uma discussão sobre a possibilidade de um dia o São Paulo também virar uma SAF?
Se a sua intenção foi abrir uma discussão sobre o assunto, eu expus a minha opinião.
Sim, eu sou a favor da implantação de uma SAF no São Paulo, mas acho que não adianta olhar pra como dos gigantes europeus são administrados porque aqui no Brasil o modelo será outro.
Esses grandes clubes europeus visam o espetáculo como principal fonte de renda, aqui o lucro ainda continuará sendo baseado em vendas de jogadores. Então, se for pra se basear em modelos de gestão, o São Paulo precisa olhar pros clubes que tem modelos similares ao que seria implantando aqui.

devil.guitar
5 3
04/02/2026 10:50:00

Cara, a gente vive em outra realidade.
Não adianta se basear nos exemplos do Bayern de Munique, Manchester City, PSG e outros gigantes do futebol europeu porque SAF no Brasil vai funcionar mais nos moldes dos clubes que servem de porta de entrada do futebol europeu, Rio Ave, Cristal Palace, Nothingham Forest... Elenco com muitos jovens que podem ser vendidos no futuro. No máximo, uma SAF no Brasil chegaria ao patamar de clubes como Porto e Benfica, mesmo assim, os clubes brasileiros nunca seriam o objetivo final da carreiras dos jogadores ou vocês já viram algum jogador falando que o sonho da vida dele é atuar no campeonato português com a camisa de um dos gigantes de lá?
Não dá pra comparar. Ex: O PSG pagou a multa rescisória pra tirar Neymar e Mbappe de Barcelona e Monaco (as duas maiores contratações da historia até então) e recuperou o investimento antes mesmo deles entrarem em campo, apenas com venda de camisas e produtos relacionados aos jogadores. Aqui, isso é impossível de acontecer, quem tá rindo à toa com o investimento do Flamengo no Paquetá são os "importadores de replicas tailandesas".
Eu sou a favor da implantação de uma SAF no São Paulo que trabalhe para o clube formar ou contratar um jovem jogador, o cara ficar 4 ou 5 anos aqui, conquistar títulos, virar ídolo e sair pra ganhar o mundo valorizado, como aconteceu com Hernanes, Lucas, Kaká entre outros. Isso é mais ou menos o que vem acontecendo no Palmeiras (Ah, mas o Palmeiras não é SAF! Mas funciona como se fosse uma). Acho que uma SAF no SPFC deveria seguir esse processo e isso leva tempo. Eu não tenho a ilusão de uma SAF chegando aqui e contratando jogadores igual ao Modo Carreira do FIFA.
Agora eu pergunto: Vocês estão preparados pra ver o São Paulo com um elenco praticamente Sub-23 e um ou outro jogador mais experiente no time? Pelo que eu vejo do tratamento que o torcedor tem com os jovens da base, acho que não.

jônatas
bronze
4 6
03/02/2026 20:08:13

Engraçado que o City procurou o São Paulo para uma eventual transformação em SAF. Um São Paulo administrado pelo City seria facilmente o clube mais poderoso do país. No entanto, Casares recusou, pois queria continuar roubando o clube, e ainda debochou do representante do City, afirmando que o São Paulo estava muito bem sem SAF e que iria contratar o “grande” Ferraresi.

robertredford
bronze
5 0
03/02/2026 19:50:31

A SAf do botafogo não foi gerida profissionalmente. O que vemos ali é só um cara com muito dinheiro mas completamente emotivo e que tentou muitas vezes conturbar o ambiente futebolístico, Textor lembra muito mais um boleiro a moda antiga do que um profissional de gestão, com aquele aspecto americano de arrogância. Um cowboy presunçoso que montou um bom time, mas não conseguiu equilibrar a oscilação financeira de um time (que vemos em Flamengo e Palmeiras) para mim um modelo exemplo seria a do Bahia, que aos poucos a cada ano cresce mais, e vai ser (provavelmente) daqui um ano ou dois se equivaler aos Urubus e Porks. A grande vantagem do SPFC para uma SAF bem gerida é a base, no qual se souberem investir pode dar frutos milionários astronômicos sem afetar a decaída do time principal. Ou sem a necessidade de vender seus melhores jogadores como foi no Botafogo.

hailton junior
2 3
03/02/2026 19:36:16

Jonatas eu concordo contigo irmão. pelo pouco q acompanho aqui só tem um usuário que defendia essa gestão, o veríssimo. eu sou contra tds políticos q priorizam seu próprio umbigo mas nosso problema é antigo, bem antes do Casares. uma SAF como a do Botafogo não resolveria nosso problema, olha lá como estão, é um exemplo de q SAF não é ctza de nada. a profissionalização de tds setores, separação do social e outras mudanças no estatuto já será um grande passo

jeguerio-mico
8 3
03/02/2026 17:48:51

Única SAF, por enquanto é o nosso amigo
Tricolor2kct,
Ele é uma Fake SAFadenha, que o nosso amigo (Ferreirinha) levantou aqui no site para se defender.
O único problema são os seus joelhos, que estão esfoladinhos derpina

Respostas (1)
jônatas
bronze
4 0
03/02/2026 19:03:38

calma meu fake k

jônatas
bronze
2 2
03/02/2026 17:47:40

Sim. O importante é deixar o Douglas, o Dedé e o Casares trabalhando, né, Hailton? Tu fala como se o problema fosse apenas a falta de dinheiro, e esquece que as pessoas que administram o clube são podres.

hailton junior
1 3
03/02/2026 17:24:17

Dr desses 1 bilhão só devemos nos preocupar com 440 milhões q são dívidas bancárias. usando como base 22% de juros, td mês temos q pagar 7,3 milhões de reais aos bancos. dá pra resolver sem SAF? dá. eu prefiro SAF? se for algo bom pro clube sim. mas dá pra resolver sim, já começando com diminuição Drástica de dívidas, já nem renovando com Luciano q quer aumento. diminui a folha, equipe unida guerreira menos jogadores estrelados e tenho ctza q conseguimos esse aporte só com a fidc

hailton junior
0 5
03/02/2026 17:18:21

luiz Felipe o bahia no momento que quiser bate de frente com esses dois em no máximo três anos, é só eles acharem interessante e num piscar de olhos fazem isso, diferente de outras safs como as do red Bull q só focam na grana

hailton junior
0 4
03/02/2026 17:10:48

qdo li chelsea já estranhei, qq pessoa +40 estranha um clube como chelsea nessa lista pois tem torcida e estádios pequenos e até pouco tempo atrás nem no mapa da bola estava. mas depois li rb Leipzig e entendi o Chelsea. sua tese é ótima e cheia de bons argumentos mas errou nos exemplos

caiocesarf
2 1
03/02/2026 16:47:23

Doutor, tem como reverter sim, demora, mas é possível sim.
Não será com vaquinha online, como as galinhas tentaram e fracassaram, e não será com a mesma corja que hoje comanda o clube.
Acabando com os desvios e falcatruas é um começo, depois é preciso entender o custo anual para gerir o clube, se as receitas com premiações, publicidades, bilheteria, sócio torcedor não é o bastante, o foco deve ser vender bem, e, principalmente evitar gastos com outros Daniel Alves, James, Oscar e etc.
Se o São Paulo soubesse vender, com os 4 jovens de Cotia que foram muito mal vendidos em 2025 já dava pra fazer uma boa quantia em receita, e, quem sabe a partir dessas receitas fosse possível diminuir a dívida bilionária.
Mas é preciso gente competente e honesta gerindo o clube.

doutortricológica
bronze
5 5
03/02/2026 14:50:34

A questão é aritmética básica. Se o clube fatura uns 700 milhões por ano e deve quase 1 bilhão, como é que ele, sozinho, irá reverter essa dívida e voltar a ser competitivo? É matematicamente impossível. Exceto se fechar o time, vender o estádio e depois começar do zero. Logo, é necessário investimento externo. Só tem duas maneiras de fazer isso: ou consegue algum bilionário que injete dinheiro diretamente no clube ou vira SAF. Não é questão de opinião. Não tem outro jeito. Nem se revelar 1 Messi por ano tem como reverter isso. Não tem vaquinha, não tem sócio-torcedor que reverta 1 bilhão negativo. Tem que ser um agente externo para resolver isso.

Respostas (1)
sonnneca
0 0
05/02/2026 12:12:40

Parece absurdo dizer isso mas a divida é fator secundário, o problema principal é a gestão. De nada adianta sanar uma dívida e não conseguir manter as finanças nos trilhos, logo começam as contratações exdrúxulas e o clube se mete em dividas novamente. Primeiro tem que acertar a casa para conseguir se manter e gerar receita cada vez maior.

jônatas
bronze
3 2
03/02/2026 13:13:51

Luiz Felipe, no Brasil, clubes como Cruzeiro, Botafogo e Vasco simplesmente teriam virado uma Portuguesa se não fossem os aportes da SAF e, no caso do Cruzeiro, a gestão empresarial do Ronaldo.
Eu concordo que não se deve tomar uma decisão precipitada, para evitar vender o clube a qualquer mau-caráter, mas o sistema associativo está fadado ao fracasso no São Paulo. O sistema político do clube é podre. Douglas Schwartzmann foi pego em um esquema de corrupção há cerca de 10 anos e, até pouco tempo atrás, era diretor de Cotia, sendo novamente envolvido em irregularidades. O CEO do clube, Carlomagno, foi chefe de um esquema de camarotes. O presidente desviou dinheiro do clube, pagou boletos da própria esposa, entre outras irregularidades. Dedé também foi pego em um esquema de corrupção no social.
Entende o meu ponto? A grande maioria dos conselheiros do São Paulo são ratos, e, se o clube não virar SAF, os esquemas vão continuar, apenas com novas pessoas, até levar o São Paulo para o fundo do poço.
Claro que pode surgir um “salvador da pátria”, como Paulo Nobre no Palmeiras ou Eduardo Bandeira de Mello no Flamengo, mas sejamos realistas: qual é a chance disso acontecer? Vamos ficar mais 20 anos vendo o São Paulo passar vergonha?

luiz felipe camargo de carvalho
3 6
03/02/2026 12:46:53

E no Brasil? Qual SAF consegue bater de frente com Palmeiras e Flamengo? Nenhuma (e nem vai). Um clube sem SAF (bem administrado) atua 100% voltado aos próprios interesses. Já na SAF há dois interesses: o do clube e o do investidor, q nem sempre caminham juntos. Isso influencia as decisões, os ciclos de investimento e aumenta a chance de conflitos. Vejo, no topo, Flamengo e Palmeiras disputando tudo, todos os anos. Um degrau abaixo, ficam as SAF, que devem oscilar e se revezar na luta por título

jônatas
bronze
2 4
03/02/2026 08:11:46

O modelo que mais me agrada é o do Bayern de Munique.

Respostas (1)
mano/spfc
bronze
4 0
03/02/2026 09:38:27

Esse modelo na minha opinião é o melhor. Impede que **** retas, como o Textor, mandem e desmandem

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias

Próximo jogo - Paulista

Sáb - 20:30 - MorumBIS -
São Paulo
São Paulo
Primavera Sp
Primavera Sp
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2026 | SPFC.net