Adeus 4-2-4
Grande jogo hj, disparado o melhor jogo do ano.
Que o Ceni enterre de vez esse esquema suicida que ele tentou implantar no SPFC. O time jogava com 4 atacantes e ninguém armava, hoje jogou praticamente com 2 volantes e 3 meias e apenas o Calheri de atacante de ofício. Em compensação, a bola chegou muito mais e até depois quando o Pedrinho entrou, teve muito mais a bola no pé. Que o nosso teimoso favorito pare de birra e povoe esse meio de campo e pare com essa palhaçada de jogar com esses pontas fracos.
- Vai se aposentar? Oscar define futuro da carreira para 2026 e avisa São Paulo
- Polêmica explode no São Paulo! Mounjaro causa racha no DM e Rauen responde acusação
- BOMBA: São Paulo dispensa Luiz Gustavo por telefone e volante já atrai rivais da Série A
- Reforço chegando? Pochettino diz sim, e Crespo pressiona diretoria por acerto imediato!
SteveWonderoOlheiro
Tópico da época que o Ceni ficava com esse esquema suicida (4-2-2) e os defensores ficavam achando motivos para defender o indefensável.
que pohha eh essa??? este topico aqui??
Agora sim, adeus 4-2-4! Oh glória!!!
Continua sem meio de campo!
jpsouzajp
E aí irmão, gostou daquele futebol moderno onde não existe formação tática??
jpsouzajp
Eu lembro que em 2008 o SPFC contratou o Eder Luiz, o Muricy mudou o esquema tático, colocou ele e Dagoberto abertos pelas pontas com o Adriano centralizado, Jorge Wagner de meia, não deu certo, eram maus jogadores? não, mas matou as principais características, Dagoberto rendia como segundo atacante, jogando um pouco atrás do centroavante e pelo meio, algo parecido com o que o Luciano faz, Jorge Wagner era um meia "meia boca", mas um ala esquerdo monstro, Souza era um ala direito monstro, mas um meia e lateral comum, então não me venha que pode colocar jogador fazer função que ele não desempenha é interessante, caso de Luciano jogando de 10, pois não é a dele, tanto é que está sendo queimado atualmente nessa função, agora com a lesão do Calheri, era só avançar ele e deixar o Galoppo mais recuado onde é de fato a sua posição.
jpsouzajp
Vc acha que é a mesma coisa pedir pro David e pro Gustavo Scarpa recompor a marcação e armar pela esquerda?
Vc acha que é a mesma coisa escalar o Everton Ribeiro, Rafael Veiga e o Luciano para armar o jogo?
Primeiramente, se vc imaginar que David e Scarpa são jogadores "parecidos" taticamente, que Luciano pode desempenhar função parecida com Arrascaeta/Everton Ribeiro/Raphael Veiga eu diria que vc está ficando louco, pq é isso que está acontecendo, vc está vendo um time sendo armado com 4 atacantes e sem meias e quer que esse time crie e marque, isso não existe. O David e Rato podem até se matar marcando os laterais, mas eles nunca vão criar nada com o Luciano jogando de 10.
jpsouzajp
Já te falei ali em baixo, concordo que não é mais estático, mas achar que não existe mais formação tática é um erro da sua parte, apesar de atualmente os jogadores desempenharem muitas funções, ainda há desenho tático e posição de jogadores definidas. Vc pega por exemplo o time do Palmeiras, os caras jogam no mesmo esquema tático a anos, com um volante mais fixo e basicamente 3 meias, meias que armam e recompõe, o Flamengo do Jesus jogava no 4-1-3-2, com 3 meias armando o jogo e dois atacantes na frente.
O que o Ceni faz é bagunça tática.
Futebol moderno não é feito de uma formação estática.
Quando você tem a bola, as projeções podem até levar a um 424, mas sem a bola a equipe não se comporta assim.
Os pontas marcam lateral no futebol atual e recompoem. Sendo assim a base dessas taticas são 433 ou 451, 4141 e até 442. Jamais será estática no 424, pois isso seria bizarro.
Dificilmente uma equipe começa e termina na mesma formação, pois o futebol é feito muitas vezes de encaixe.
Rato e Deivid são pontas, mas também são meias abertos, dependendo do contexto.
Luciano em tese é segundo atacante ou meia armador, ele pode recompor no 433, 451, 442, apesar de não ser um exímio marcador.
Futebol era estático até os anos 80....
Hoje o jogador precisa fazer múltiplas funções e múltiplas projeções, além de abrir caminho para projeção de jogadores que vem de trás.
É por conta desse contexto que o Pato não joga mais de ponta, que o Luciano não joga mais de ponta desde o Corinthians, pois são jogadores que não recompoe por fora, apenas preenche algum espaço por dentro.
É por isso que os pontas passaram a marcar nos últimos anos e acompanhar lateral, pois eles recompoe muitas vezes no 442, 451, 4141...
E pra ser sincero? Essas afirmações táticas não existem da forma como as pessoas pensam.
Repito: entre 4141, 433, 451, 442, 424 é apenas um pequeno ajuste e depende o momento do jogo (está vencendo? Está com a bola ou sem? Que jogador está ocupando a função? Ele tem condições de fazer projeções táticas?)
Por fim, acreditar que um time joga no 424 é surreal. Diria que é loucura, não só de um técnico que usa isso, como de quem pensa que ele usa.
jpsouzajp
4-2-4 só existe na cabeça de alguns k que engraçado
Rafael - Goleiro
Orejuela - Lateral
Arboleda - Zagueiro
Ferraresi - Zagueiro
Wellington - Lateral
Mendez - Volante
Nestor - Volante
Luciano - Atacante
Rato - Atacante
David/Pedrinho - Atacante
Calheri - Atacante
Além disso, a distrubuição desse time em campo eram os quatro da defesa, Mendez de volante, Nestor de Meia, Luciano de meia(sendo atacante), Rato e David abertos como pontas e Calheri. Se isso não é 4-2-4 então não existe mais esquema tático, virou tudo bagunça.
O SPFC de hj
Rafael - Goleiro
Nathan - Lateral
Alan Franco - Zagueiro
Beraldo - Zagueiro
Caio Paulita/Wellington - Lateral
Mendez - Volante
Nestor - Meia
Luciano - Atacante
Rato - Ponta
Galoppo - Meia
Calheri - 9
Se não conseguem ver uma mudança de característica nesses times só nas escalações, então não existe mais mudança no futebol. O substituto do David, posição por posição é o Pedrinho, não o Galoppo, pois ele joga por dentro e é muito mais meio de campo, já jogou até de volante. Hoje o esquema está mais parecido com o do fina do ano passado, com o Galoppo no lugar do Patrick e o Rato no lugar do Gomes, mas não tem mais nada daquele esquema suicída do início do ano.
O esquema do início do ano era igual ao do Brasil na Copa, com um atacante de 10 e dois pontas abertos. Pode até fazer um fumaceiro, mas no primeiro time mais compacto que pegar, vai levar chumbo, pois os jogadores em sua maioria possuem características ofensivas.
Vai acreditando nisso vai k
O futebol não é estático como a maioria pensa que é.
Até porque, o falado 424 nunca existiu, salvo em situações de jogo.
433 ou 451 são variações que englobam o 424, mas o futebol hoje é feito de recomposicoes. Logo, o 424 só existe na cabeça de alguns.
Mais uma vez, o futebol não é estático... A todo momento há projeções e intercorrências. Há todo momento há ajustes de acordo com o adversário, há lesões, suspensões e variações dentro do mesmo jogo. Logo, tudo que alguém pinta como definitivo, cheira a ignorância por falta de conhecimento.
O quê? tem gente falando que é o mesmo esquema do começo do ano?? deve ser a galera que acredita nas coisas que o ceni fala nas entrevistas.
Debruine, Mbape, Cazemiro hahahahaha
O
O cara ainda quer falar sobre futebol k
time é esse OBS: Rato não é ponta é meia
Rafael / Felipe A. / Jandrei
Igor V / Beraldo / Rafinha / Nathan
Arboleda / Diego Costa / Ythalo
Beraldo / Alan Franco / M Belém
Welington / Patrick / Caio
Mendez / Luan / Leo Silva
Pablo M / Gabriel N / Talles C / Vinicius
Galoppo / David / Rodriguinho
W Rato / Pedrinho / Caio
Luciano / Marcos Paulo
Calleri / Erison / Juan
Todo esquema tático é bom. voce só precisa ter os jogadores certo para esse esquema e isso o Rogerio não enxerga. Ele acha que Nestor é o Debruine, que o Pablo Maia é o Cazemiro, que luciano éo messi pra ser meia, que David é Mbape e por ai vai.
Rogerio tem que ver que sim temos alguns jogadores limitados, e que é mais facil voce exigir do cara uma coisa que ele sabe do que uma coisa que ele nao tem capacidade de fazer. simples assim....
Sim, aí joga a temporada inteira num outro esquema e quando chegar em alguma final, ele volta para o 4-2-4 como fez no ano passado.
Isso é a cara do Ceni.
Na minha opinião o melhor esquema erz o do ano passado o 4-1-3-2
Tem 3 caras pra armar o time...
Msm que um deles sejanum volante.
3 meias (rato, Nestor e Gallopo)
Servindo Luciano e Calleri
K sonho nosso
Logo logo a mistura de Messi e CR7 volta o famoso David
Concordo! Pra mim o time ideal é um 4-3-3, sendo:
Rafael (Felipe Alves)
Igor Vinicius (Nathan)
Arboleda (Alan Franco)
Ferraresi (Beraldo)
Wellington (Caio Paulista)
Méndez (Pablo Maia)
Luan (Neves)
Galoppo (Nestor)
MoCraque #NuncaCritiquei (Caio)
Pedrinho (David)
Calleri (Luciano)
Nestor foi bem hoje, errou algumas tomadas de decisões porém foi bem. .
O São Paulo jogou com 2 volantes e Nestor meia..como volante Nestor é horrível..como meia é um jogador diferenciado e que tenta sempre o "pra frente"..ele é o que mais erra porque é o que mais tenta.. é o que mais procura a jogada difícil (mas inteligente)..mas infelizmente os cara não vão concordar e não admitem , pq tem prazer em cornetar tudo e achar que tudo é lixo.
Notícias
Torcedores do São Paulo reagem e desaprovam desempenho de Rafael Tolói na temporada 2023
São Paulo avança nas negociações por Danielzinho, destaque do Mirassol com potencial promissor
São Paulo confirma contratação de Danielzinho, do Mirassol, como 1° reforço para 2026
Eduardo Rauen revela detalhes do tratamento de jogadores e os efeitos das lesões no São Paulo
Primeiro reforço para 2026! São Paulo supera Corinthians e assina com craque de rival
Eliminação dura! São Paulo perde para rival na copinha feminina e da adeus a competição
Grêmio elimina São Paulo com vitória nas quartas da Copinha feminina e avança em grande estilo
Oscar decide futuro em São Paulo e gera expectativa sobre aposentadoria ou nova fase na carreira
Dispensado por telefone! São Paulo decide não renovar com volante e o avisa por telefone
Vai se aposentar? Oscar define futuro da carreira para 2026 e avisa São Paulo
São Paulo x Grêmio decisão da copinha; Saiba onde assistir
São Paulo se pronuncia sobre polêmicas com Mounjaro! Tricolor nega uso irregular e defende medico que indicou canetas emagrecedoras
Fim da linha: Aposentadoria de Oscar no São Paulo se aproxima após episódio de saúde
São Paulo confirma permanência de Alisson, volante que deve seguir no clube em 2026 após negociações
São Paulo em movimento: Pablo Maia lidera lista de até sete saídas, com impacto no elenco
São Paulo relembra bicampeonato mundial de 1991 e 1993, a mágica de 32 anos atrás!
São Paulo revela uso de canetas emagrecedoras por jogadores: "Benefício é inegável
Diego Fernandes, que trouxe Ancelotti ao Brasil, revela planos para investir no São Paulo
Crise no São Paulo se agrava: investidores exigem SAF e Conselho resiste a mudanças
São Paulo analisa opções para o meio-campo enquanto Pablo Maia recebe sondagens da Europa
São Paulo aguarda desfecho de negociações para rescisão após definição de aposentadoria de Oscar
Reforço chegando? Pochettino diz sim, e Crespo pressiona diretoria por acerto imediato!
São Paulo responde à controvérsia sobre "caneta emagrecedora" e suas implicações na saúde pública
De saída? Ferraresi entra no radar de Botafogo em busca de reforço para 2026
VAI SE APOSENTAR? Oscar pensa em encerrar a carreira e deve se reunir com a diretoria!
Caneta emagrecedora gera crise no São Paulo, demissões no DM e racha político nos bastidores
Crise na saúde do São Paulo: DM enfrenta pressão enquanto R$ 1 milhão está em jogo
Pochettino na mira do São Paulo? Nos bastidores, rumores reforçam busca por novo treinador
São Paulo formaliza proposta por Gastón Ávila e avança para ter zagueiro em 2026
Pablo Maia volta ao radar europeu e São Paulo admite negociar volante em 2026