publicidade

Igor Gomes (Apenas uma modesta reflexão)

De uns tempos para cá, a torcida do São Paulo parece ter perdido a paciência com Igor Gomes – mais um egresso de Cotia que compõe o elenco principal em 2022. Estive nas arquibancadas do Morumbi no Choque-Rei e pude presenciar o ritual: basta o garoto tocar na bola e a energia sobe, coordenadamente, como se o ciclo do rapaz já tivesse se esgotado e o garoto fosse praticamente um inimigo em campo. As vaias, naquele jogo, começaram cedo para Igor, que deixou o campo sob uma chuva de uivos para dar lugar a outro cria da base, o seu companheiro Marquinhos.

Naquela partida o Tricolor, a despeito da derrota, jogou bem e dominou as ações durante grande parte do embate. O revés, contudo, foi sacramentada quando Rafinha, de 36 anos, foi expulso aos 35 minutos do segundo período. E a reação da torcida foi antagônica ao que ocorreu com Igor: o veterano lateral-direito foi ovacionado pela torcida, como um herói que perdeu a batalha, mas lutou de cabeça erguida. Natural; apesar da idade, Rafinha fez grande partida e mereceu ser louvado, ainda que tenha sido displicente no lance. O problema mesmo são as vaias, em campo, a Igor Gomes. As razões irei apresentar nas próximas linhas.

Igor Gomes é são-paulino desde criança. Além disso, é atleta do clube desde os dez anos de idade e colecionou troféus aos montes nas categorias de base: Paulistão, Taça BH, Copa do Brasil. Copa Ouro e Copa RS. Só não se sagrou também campeão da Copinha porque na final, jogando mais à frente, enfrentou um Flamengo que abriu o placar de maneira relâmpago e contou com um dia inspirado do goleiro Yago Darub, hoje no Remo, para segurar o então poderoso ataque do São Paulo. Igor subiu com o moral alto, mas chegou nos profissionais com um peso grande: um clube falido, uma torcida exigente e uma pressão fora do comum. Era a fórmula do insucesso.

Ainda assim, Igor não decepcionou. Quando o Tricolor estava desacreditado no Paulistão de 2019, ele, Liziero, Luan e Antony assumiram uma responsabilidade precoce e deram novos ares ao time. Foram dele, Igor, os dois gols que classificaram o São Paulo diante do Ituano. Um deles, um sem-pulo magistral de quem sabe o que faz perto da área, tal qual o seu gol de bicicleta contra o Inter, no Beira-Rio, no Brasileirão de 2020. Na mesma competição estadual, aliás, ele carregou Felipe Melo nas costas na semifinal e participou ativamente da primeira glória do São Paulo no Allianz Parque. Mas isso tudo parece esquecido diante do que veio depois, com a impaciência gradativa perante uma expectativa que ele nunca nutriu para a torcida.

Igor Gomes não é Kaká. E nunca prometeu ser. É um jogador voluntarioso, honesto em seu futebol, que corre o tempo inteiro e se dedica pelo clube que ele considera como seu. “O São Paulo é o clube do meu coração, da minha família e sou muito feliz aqui“, disse ele, à época da renovação de contrato. Com um bom trabalho sem a bola, Igor tem o reconhecimento efetivo dos companheiros; tanto que, após as vaias de ontem, Calleri, Nestor e o próprio Rogério Ceni saíram em defesa do meia. E não é que ele esteja jogando abaixo; é que a torcida espera dele algo que ele definitivamente não é. Igor é operário, tem uma saída de pressão incrível e cumpre bem a função em campo. Mas isso não aparece tanto quanto fazer gols. Ou fazer média.

Ontem, na coletiva de imprensa, Ceni fez uma importante pergunta: quanto custou Igor Gomes?! E eu vou além: quanto custou Biro Biro, Everton Felipe, Pablo, William, Tchê Tchê, Orejuela, Diego Souza, Jean, Jucilei, Willian Farias, Kieza? Por que Sidão? Com jogadores da base que conhecem e defendem o clube, de graça, por que gastar e dar espaço para ilustres forasteiros, que pouco ou nada sabem da história do São Paulo? O mesmo processo, aliás, ocorreu com Rodrigo Caio. Escorraçado do clube, Rodrigo representava para a torcida o arquétipo da derrota. Foi para o Flamengo ser campeão da Libertadores e do Brasileirão; é campeão olímpico pela Seleção. E declarou ter deixado de ser são-paulino; ocorrerá o mesmo com Igor.

Por
Matheus Conceição.
Avalie: 4 0

Comentários (26)

30/03/2022 19:50:29 Tricolorobservador

É facil criticar quem joga fora de posição. Esse negócio jogador polivalente é coisa de asno. Põe ele na posição que ele sabe jogar para ver se não joga o mínimo que sabe. Rogério pos Nestor de primeiro volante o time tava uma porcaria. Pos ele na posição que sabe jogar, é um dos melhores do time atual.Era criticado porque jogava como primeiro volante agora ninguem mais reclama dele. Quer reclamar de alguém, reclame do técnico que improvisa jogar em posição que não é a dele. Time so melhorou graças ao Pablo Maia que é primeiro volante e se garante lá atrás.

bronze
27/03/2022 18:58:07 GOISSILVA

Ainda bem que Igor dormezzzz errou o chute e a bola sobrou para o Alisson, ele quase atrapalhou...

bronze
27/03/2022 18:38:32 DoutorTricológica

Hoje fez uma boa partida: correu e marcou o tempo todo e foi decisivo no lance do segundo gol, o gol da classificação. Justiça pra ele.

27/03/2022 16:40:43 Freud

O jogador da base e tal ...

... no entanto, sejamos sinceros: é um jogado mediano (na melhor das avaliações).

Fato.

Acrescenta pouco ao time (quase nada).

bronze
27/03/2022 14:17:21 GOISSILVA

Fase ruim dura alguns jogos, a "má fase" da ABERRAÇÃO DE COTIA Igor dormezzzz dura 3 anos... Não é fase, ele é péssimo

26/03/2022 20:59:18 wlmojr

Finalmente um post maduro e a pura realidade. É bom jogador e está em uma péssima fase. Só isso.

bronze
26/03/2022 03:08:29 GOISSILVA

IGOR DORMEZZZZZ ABERRAÇÃO DE COTIA é do mesmo nível de shaylon, Sérgio Mota, Lucas Fernandes, Lucas piazon etc etc... A diferença é que ele é protegido por algum empresário e uns ENZOS baba ovos

26/03/2022 01:41:29 OSoberano

Excelente post!!!

Se for fazer uma lista de jogadores que foram perseguidos pela torcida e quando saíram ganharam uma monte de coisa, seu post seria bem maior.

Quem entra aqui ou vai no estádio tem a impressão que todos os problemas do SPFC são causados pelo Igor Gomes. Parece que o cara tá destruindo o clube. Torcida burra persegue e vaia jogadores e técnicos há anos, enquanto os verdadeiros responsáveis pelo São Paulo ter se tornado o que é ficam intocáveis.

É injusto e covarde o que fazem com o Igor Gomes. Titular com todos os técnicos. Dedicado em campo, corre, tem garra, faz o papel tático que pedem. Respeita a camisa, se identifica com o clube. Ainda que a fase não esteja boa, não merece ser massacrado pela TORCIDA DO PRÓPRIO CLUBE.

Enfim, parabéns pelo bom senso. Infelizmente a maioria dos torcedores tem o cérebro do tamanho de uma azeitona e vão continuar enchendo o saco.

bronze
25/03/2022 17:46:48 GOISSILVA

IGOR DORMEZZZZZ ABERRAÇÃO DE COTIA, O NOVO KOKÔ

25/03/2022 12:32:03 AndreKimura

essa suas palavras é o certo MAS não adianta nada isso, vc acha q esse torcedor vai deixar de aiar Igor Gomes? essa torcida já chamou Tele de Burro, vaiavam luis Fabiano, Kaka ate mesmo Rogerio Ceni como jogador e vaiaram Rogerio como tecnico e agora lambe o saco dele, pelo menos ate perder algum jogo, torcedor aqui só aprende a gostar de jogador quando estão em outro time, Kaka e Casemiro viraram idolos aqui por ter ganho em outro time, e para parte da torcida Antony era mair pereba aqui agr babam ovo dele.
aprendam apoiar o jogador quendo está aqui e não em outro clube

25/03/2022 09:24:31 Samwhite

Eu nunca esperei que ele fosse se tornar um novo Kaká, pra mim é bem claro que ele é limitado tecnicamente e não demonstra evolução, na minha opinião deveriam repensar a posição dele em campo, porque teoricamente ele é um meia armador uma posição onde o jogador deveria ser um diferencial no ataque, mas ele não dá assistências, não possui drible ou velocidade, não tem uma boa finalização, não possui chute a distância e não tem qualidade do desarme, basicamente ele é reconhecido por correr e recompor a marcação, então na minha modesta opinião ele deveria jogar pelo menos como um segundo volante centralizado e não aberto pelos lados ou com a responsabilidade de construir e definir jogadas, porque nesses aspectos ele é bisonho.

bronze
25/03/2022 09:12:31 Hatsune

Eu estava nas arquibancadas do Morumbi no jogo contra o São Bernardo e também vi vaiarem o Igor na substituição... é lamentável, por mais que o jogador não esteja numa boa fase, vaiar tem que ser depois que a partida acaba... isso atrapalha não só o jogador como quem está entrando também.
Vale ressaltar que o Calleri também criticou a atitude dos torcedores que vaiaram o Igor.
Torcedor está cada vez mais imediatista e menos racional.

25/03/2022 08:55:35 faballstarfc

Depois da fala do Ceni o q apareceu de
defensores do Igor Gomes não tem de anjo no céu. Pra mim, tds facilmente sugestíveis e q não analisam o q ocorre dentro de campo.
Tds os "feitos" citados fazem, no mínimo, um ano. E é exatamente isso: a ultima vez q ele jogou bola foi com o Diniz.
Esse papo de dizer q ele faz o trampo sujo é uma baboseira. Faz pq o técnico coloca pra fazer. E pior, faz no ataque. É um "zagueiro de ataque" praticamente... e q marca mal pra crl.
A galera cobra, não só porque acha q ele pode render mais, mas porque tem gente melhor no baco de reservas. Ninguém em sã consciência acha q ele é o novo Kaka.
Enfim, O Igor é promissor, ama o spfc, ja se declarou mil vezes, é de cotia, mas ta uma pereba po!!! não tem q passar pano.

25/03/2022 08:00:32 khazther

O problema do Igor Gomes, é estar sendo escalado com tanta frequência. Como não está bem, quanto mais fica em campo, pior. Querem vender o garoto, mas quanto mais joga, menos vale. Sobre vaias, penso que é um direito de quem vai ao estádio, bancando a estrutura do clube, mesmo que muitas vezes, embaixo de chuva, vendo desempenhos pífios dos que ali estão. Eu mesmo não vou mais a estádios, pois há muito deixou de ser um ambiente pra levar nossos filhos.

25/03/2022 07:50:07 dinotricolor

Que me desculpem mas se um jogador que tem todas as chances não evolui,,,deve deixar o clube mesmo que seja um fanático torcedor do time.
Passou da hora de negociar o Igor, não produz nada para o time.

bronze
25/03/2022 07:44:25 Junior-SPFC-83

O fã clube do Igor toca pra trás Gomes esta em peso postando tópicos para defender o indefensável.
Ain ele corre, ain ele se entrega, jura? Então esta no esporte errado, vira maratonista, porque futebol não mostrou. Até o Toró já mostrou mais que ele e quase nunca jogou.

25/03/2022 06:57:43 ceguim_spfc

Desde que subiu pro profissional ele não evoluiu, pelo contrário ele piorou muito, perdeu mobilidade, não dá sequência nas jogadas errando muitos passes ou só toca pra trás. Agora inventaram essa que ele marca e faz trabalho sujo, ele só corre quantos desarmes ele faz por jogo? Precisa emprestar ele pra ver se volta a jogar alguma coisa porque o clima não está bom pra ele no Morumbi

bronze
25/03/2022 01:51:07 GOISSILVA

MARCELO VERISSIMO MULHERZINHA DO IGOR DORMEZZZZZ, ABERRAÇÃO DE COTIA.

25/03/2022 00:02:18 Ricardo_Santi

Rogerio deu uma boa entrevista, realmente tem q apoiar durante o jogo, mas se for eliminado domingo, as criticas mais pesadas voltarão mais fortes do que nunca.
No fim, tudo é resultado.
Essa paciencia com o Igor Gomes é pq o time vem jogando bem. Eu não me iludo.

24/03/2022 23:24:02 MarcosYuji

Excelente reflexão. Igor Gomes não é o novo Kaká. Tem alguns "gênios" q estão tentando entender isso, achando q se o cara erra alguma coisa, então é um vilão de novela. Ridículos. Isso tudo começa por causa de alguma SEITA de imbecis covardes que existe dentro da torcida. Não estou falando de quem eventualmente criticar jogador A, B, C ou Igor Gomes, mas sim de quem começa essa história de "ah, é o Igor Gomes, vamos vaiar". Com essa atitude os caras acham q ajudar o clube? é óbvio q não, isso é atitude de traidor infiltrado, ou de um maldito cultista

bronze
24/03/2022 22:36:45 Chico_Pezão

Rapaz, será que este site é pouco desatualizado!? Cliquei numa notícia dizendo que Anderson Martins acertou com um time da série A, e o time era o... Vasco

bronze
24/03/2022 22:24:26 GOISSILVA

DUZENTOS JOGOS DESDE 2019 E JOGOU 199 MAL... JOGADORZINHO NOJENTO, TENEBROSO!!!

24/03/2022 21:26:32 borges_spfc

Infelizmente no tricolor é assim. Ou sai da base voando e vai embora com moral. Ou demora a sair, e vai ficando mais queimado.

Acho um bom jogador, que pra mim é banco nesse time, mas é importante no esquema do Rogério.

Todo jogador de cotia é bom jogador, não é fácil entrar na base, nem subir até o profissional. Alguns são nota 10, outros nota 6. Alguns saem da base voando, outros oscilam alguns anos.

Se o tricolor tivesse ganhando título todo ano, provavelmente seria um jogador aplaudido. Pela raça e por ser um jogador que teria participado de uma fase vitoriosa.

Como passamos muitos anos sem ganhar nada, são casos raros que viram ídolos. O próprio Luciano, ano passado era muito criticado.

24/03/2022 18:27:59 RobertRedford

Texto perfeito. Quem reclama não sabe o que é correr atrás dos próprios sonhos, um frustrado sempre joga a culpa nos outros. O cara taí dando o sangue e quem nunca reclama ou desiste sempre chega em qualquer lugar.

24/03/2022 18:08:28 fernando_pessoa

Matheus, parabéns. Perfeito. Enquanto continuarmos chutando quem ama o São Paulo, seguiremos na tristeza. Infelizmente antorcida

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.


Últimas Notícias

18/8/2022
17/8/2022
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Copa do Brasil

    Qui - 21:00 - Raimundo Sampaio -
    America Mineiro
    America Mineiro
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Cicero Pompeu de Toledo
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    3 0
    X
    RB Bragantino
    RB Bragantino
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Corinthians
    3 Internacional
    4 Atletico Paranaense
    5 Atletico-MG
    6 Fluminense
    7 Flamengo
    8 São Paulo
    9 Santos
    10 Botafogo
    11 Avai
    12 RB Bragantino
    13 Ceará
    14 Goiás
    15 Cuiaba
    16 Coritiba
    17 America Mineiro
    18 Atletico Goianiense
    19 Juventude
    20 Fortaleza EC
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    30 16 8 6 2 27 12 15 VVEDE
    29 17 8 5 4 19 17 2 VEDVD
    29 17 7 8 2 23 15 8 DVEVE
    28 17 8 4 5 20 17 3 VVVDE
    28 16 7 7 2 24 17 7 EVVVE
    27 16 8 3 5 22 15 7 EVVVV
    24 17 7 3 7 20 17 3 DVVDV
    23 16 5 8 3 20 16 4 DDEVE
    22 17 5 7 5 20 16 4 EEDVD
    21 16 6 3 7 17 21 -4 VVDVD
    21 17 6 3 8 19 27 -8 DEDDV
    21 16 5 6 5 24 20 4 VEDDV
    21 17 4 9 4 19 18 1 EEEDV
    20 16 5 5 6 16 19 -3 DDVDV
    19 16 5 4 7 13 17 -4 DEDVV
    19 17 5 4 8 20 27 -7 DDVED
    18 16 5 3 8 12 18 -6 EDDVD
    17 16 4 5 7 17 22 -5 DVEDD
    12 16 2 6 8 15 28 -13 DDEDE
    11 16 2 5 9 13 21 -8 DVDDE
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
18/08/2022 10:03:50