Cria do Grêmio, aventura na Suíça, arrependimento e sonho realizado, as histórias de Aloísio até chegar ao São Paulo

Fonte ESPN
Aloísio comemora um dos gols do São Paulo contra o Bolívar-BOL FOTO: Divulgação/São Paulo
O Aloísio que na última quarta-feira foi titular do São Paulo e ajudou na goleada por 5 a 0 sobre o Bolívar-BOL ganhou projeção defendendo o Figueirense, principalmente em 2012. Mas o catarinense de Araranguá começou sua caminhada no futebol muito antes, tendo chegado a um clube grande já em 2001, ainda um garoto.
Revelado no Grêmio, Aloísio jogou a LIbertadores-2007 Divulgação/Grêmio
"Cheguei com 12 anos no Grêmio, saí já com 18", disse o jogador em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br durante a visita que fez à sede da ESPN Brasil em São Paulo, na última quinta-feira. A cria tricolor chegou ao time principal em 2006, quando participou de algumas partidas, e em 2007 chegou a disputar alguns jogos da Libertadores da América.
Era época de Mano Menezes no comando, e um time que tinha, entre outros jogadores, Lucas Leiva, atualmente no Liverpool, Diego Souza, hoje no Cruzeiro, e Carlos Eduardo, que na quinta foi anunciado como reforço do Flamengo.
"Eu joguei a primeira fase da Libertadores, foram seis jogos, e eu fui para quatro, é, acho que é isso, se não me engano joguei os quatro jogos contra Cúcuta-COL e Tolima-COL, fora e em casa, tudo na primeira fase", relembra.
Na verdade, foram apenas duas aparições, ambas vindo da reserva e na Colômbia, primeiro no 0 a 0 com o Cúcuta, quando entrou no lugar de Diego Souza, pela segunda rodada do grupo 3, e depois na derrota por 1 a 0 para o Tolima, na terceira rodada, desta vez na vaga de Ramón.
Espaço reduzido com a chegada de Amoroso
Amoroso foi contratado antes do último jogo da primeira fase, e o Grêmio conclassificou-se em primeiro lugar da chave. A chegada de um novo atacante, de renome e campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o São Paulo dois anos antes reduziu ainda mais o espaço de Aloísio.
Ainda com 17 anos por completar, o atacante voltou ao time B. "Aí, fui disputar alguns campeonatos com a equipe júnior na Itália e dali por diante fiquei por lá mesmo", relembrou. Começava a aventura que durraia dois anos pela Europa, mais precisamente na Suíça, e da qual ele se arrependeria mais tarde.
Aloísio chegou ao Caxias em 2010, mas não teve sucesso Divulgação/Caxias
O Grêmio seguiu sua caminhada na Libertadores, eliminando o São Paulo do qual Aloísio faz parte hoje nas oitavas de final. "Já tinha ido viajar, eu acompanhei o jogo de fora [do Brasil], não estava mais aqui", contou. O time de Mano Menezes ainda tirou o Santos na semifinal, mas perdeu a decisão para o Boca Juniors.
Volta ao time júnior e ida à Europa
"Eu fui para a Itália, fiz bons jogos e tive uma proposta lá da Suíça de empréstimo. Como era novo, eu resolvi ir e pedi para o Grêmio me emprestar, o Grêmio acabou me emprestando um ano, e eu fiquei dois anos, porque depois renovaram mais um ano de empréstimo", explicou.
Aloísio queria jogar, por isso fez de tudo para ir para a Suíça. "Foi eu que pedi, o Grêmio até não queria muito porque era um time de Série B da Suíça, mas como eu não estava jogando, eu resolvi tentar a sorte em um clube profissional de fora do país", detalhou.
Aloísio foi jogar no Chiasso, um time da segunda divisão da Suíça. Sumiu. "É, ninguém vê o futebol de lá. Cara, o primeiro ano foi muito frio, aprender uma língua diferente, e a gente foi na batalha, na Suíça o futebol é o segundo ou o terceiro esporte do país, mas foi uma coisa diferente na minha vida, uma batalha diferente que a gente teve de passar", relembrou.

Depois de jogar duas Séries B de Campeonato Suíço e uma Copa semelhante à do Brasil, Aloísio voltou. O contrato de cinco anos com o Grêmio, entre 2006 e 2010, ainda estava valendo, mas o clube não o queria mais. Comando técnico e direção já haviam mudado, e o atacante chegou a um acordo com o clube para rescindir seu vínculo.
Arrependimento e o sonho realizado
Aloísio entende que foi precipitado quando forçou sua saída por empréstimo. "Eu não deveria ter feito como eu fiz, pedido para sair, pedido para ir para outro clube, deveria ter ficado no Grêmio e aproveitado um pouco mais", disse.
Questionado se havia se arrependido, foi direto: "Com certeza! Acho que do Grêmio eu poderia ter saido para um outro time aqui do Brasil... Porque eu fiquei dois anos lá, depois voltei e como não tinha muito mercado fui para o Caxias, rescindi meu contrato com o Grêmio e fui para o Caxias. Uma das coisas erradas que eu fiz foi ter pedido para sair", admitiu.

Gazeta Press Aloísio comemora gol pelo Figueirense durante o Brasileiro-2012
A partir dali, a carreira de Aloísio é conhecida. Não teve tanto sucesso no Caxias, no qual machucou-se logo que chegou; depois, começou a brilhar no primeiro semestre de 2011, quando foi emprestado a Chapecoense e ajudou o time a ser campeão catarinense, sendo o vice-artilheiro com 14 gols - Lima, do Joinville, anotou 17.
Após o estadual, teve seus direitos comprados pelo empresário Eduardo Uram, dono da Tombense, e foi repassado por empréstimo ao Figueirense. Jogou o Brasileiro daquele ano, mas como se machucou após alguns jogos, não firmou-se como titular na equipe que acabou a disputa em um surpreendente sétimo lugar.
A afirmação e o reconhecimento vieram em 2012, quando foi o terceiro maior artilheiro do Brasileiro com 14 gols, mesmo com a péssima campanha que resultou no rebaixamento do Figueirense - só ficou atrás de Fred, com 20, e Luis Fabiano, que fez 17. "Estar no São Paulo é um sonho realizado, sem dúvida", encerrou o jogador de 24 anos.
Avalie esta notícia: 40 10
VEJA TAMBÉM
- São Paulo day? Empresário que tenta ajudar o Tricolor virar SAF cria projeto para investimentos no São Paulo
- CAIU: Caso Mounjaro derruba nutrólogo e aprofunda crise médica no São Paulo
- BOMBA: Caneta emagrecedora fornecida para atletas do São Paulo foi vendida de maneira ilegal
- Crise no Morumbi: Mara Casares se manifesta após áudios vazados
- Flamengo x São Paulo abre o Brasileirão 2026 em janeiro; confira a tabela de jogos!



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net