Homem-Borracha, Rei da bicicleta, diamante negro ou Leônidas da Silva, como preferir. Esses eram apelidos carinhosos dados pela torcida a um dos futebolistas mais importantes das décas de trinta e quarenta. Leônidas foi o maior responsável por cinco títulos do campeonato Paulista em nome do São Paulo Futebol Clube e dessa maneira, fez história no Tricolor.
O Diamante negro chegou a São Paulo em 1942 após ter passados gloriosamente por alguns times importantes cariocas como Flamengo e Botafogo e também pela seleção brasileira, onde se consagrou com o apelido dado por um jornalista Francês. No dia de sua chegada à cidade da garoa, a torcida do Tricolor Paulista estava em massa esperando na estação de trem a chegada do jogador que era considerado o melhor do mundo naquela época. O Rei da bicicleta fora recebido por aproximadamente 10 mil pessoas na estação da Luz e declarou que aquele modo receptivo da torcida o motivou dentro de campo.

Leônidas foi o inventor do gol de bicicleta, e ganhou sucesso por saber o que fazer quando rolava a bola em seus pés. Era o Diamante Negro por lapidar a bola com sabedoria e ginga futebolística. É um orgulho ao São Paulo tê-lo tido como parte de elenco em seu auge. Ah, como seria bom se todo jogador fosse um Leônidas.

O Homem-Borracha faleceu dia 24/01/2004, aos 90 anos com o mal de Alzheimer e desde então deixa saudades, não só à torcida São Paulina, mas ao mundo inteiro e a todos os amantes do futebol.

Nome completo: Leônidas da Silva
Jogos disputados pelo SPFC: 211
Data de entrada no clube: 01/04/1942
Data de saída :30/10/1951
Gols marcados no SPFC: 140
Nascimento: 06/09/1913 no Rio de Janeiro
Títulos conquistados no SPFC: Campeão Paulista de 1943, 1945, 1946, 1948 e 1949
Outros clubes em que atuou: Bonsucesso, Vasco, Botafogo e Flamengo (antes do São Paulo)
Layla Reis